Agradecimento ao Líder
O treinamento de líderes deve andar na mesma dimensão com o processo de plantação da Igreja na África. Não adianta ter muitas igreja sem líderes servos e bem treinados para alimentar melhor o belo rebanho de Cristo neste continente. Outra dor que machuca além, a de ver uma alma abandonando a Igreja, é ter um líder não capacitado, vomitando heresias no púlpito em cada culto.
Lideres fiquem atentos! Para poder exigir respeito pelos seus conhecimentos estejam preparado para exigir de si mesmos respeito pelo conhecimento dos seus liderados..."
A concorrência de alguns líderes e seus liderados às vezes pode ser desleal dentro de uma empresa, visto que existe liderança que se sente ameaçado pelo liderado, pela capacidade que esse liderado tem de realizar suas entregas ou de ter vasto conhecimento em processos e despertar medo de inoportunamente criar um concorrente a seu cargo, sem inteligente na reflexão de que na verdade um bom líder deve valorizar essas pessoas que detém valores acima do esperado, experiencia e conhecimento do negócio, habilidades destacadas e as vezes até maiores que as suas. Não há problema nisso, há de se se atentar aos bons funcionários e trazer para junto de ti os melhores, aquelas pessoas que são resolvedores de problemas, entregadores de resultados, integradores de equipe e que se apropriam das ações na instituição como se fossem dono da empresa. Quem age de forma contraria, correrá sérios riscos ao desprestigiar tudo isso, pois um péssimo líder se opõem aos bons por medo de perca de cargo, se coloca numa situação desconfortável diante do time por desprezar referências na equipe e poderá inclusive comprometer suas entregas e até resultados por deixar de valorizar ou reconhecer os bons valorizando seu ego reconhecendo aqueles que estão abaixo do esperado em seu desenvolvimento dentro da instituição!
Formar, treinar e deliberar responsabilidades à lideres ou aos liderados é uma relação eficaz de empatia, credibilidade e paixão, onde todos fazem parte de uma organização equilibrada, que nunca param para continuar investindo em conhecimentos e aprimoramentos, visando um mundo corporativo, combinando estratégias com startup, determinação com resiliência, sucesso com responsabilidades, formação com graduação, gerando uma equipe administrativa, produtiva e qualitativa, voltada aos interesses de seus funcionários quanto aos de seus clientes, onde esta relação é contínua, satisfatória, amigável, respeitosa e conhecida por seus valores e conceitos pessoais, sociais e comerciais como um todo.
A escassez de líderes empresariais, gestores excepcionais e de líderes de igrejas com sabedoria atinge a maioria das cidades, onde a máquina humana é explorada por falta de conhecimentos, treinamentos e credibilidade em seus potenciais, habilidades e dons, cujas oportunidades são ignoradas, além de manter elementos despreparados ocupando lugares de honra e das pessoas dignas de apreço, reconhecimento e dotadas de experiências com empatia e influências educacional, familiar, profissional, social e espiritual, que promovem o crescimento, a união e a edificação de todos.
Antes que o país afunde em crises sociais e espirituais, ore pelos seus líderes com o propósito de administrarem com sabedoria os interesses do povo e promovam a paz e a produção do trabalho, da educação, da saúde e do transporte públicos e que, no cumprimento de seus deveres políticos, cumpram suas responsabilidades e respeitem os termos da Legislação Brasileira, a fim de fazer jus à credibilidade de seus eleitores para o desenvolvimento da nação, proporcionando a todos ordem e progresso.
O que leva um fiel religioso a obedecer cegamente aos seus líderes espirituais? Obedecem-nos mesmo praticando coisas erradas, absurdas, mesmo atentatórias contra a vida. Não é isto consequência de uma religião falsa, que lhes nega a verdade? Não podemos nos esquecer que a verdade liberta, ao passo que a mentira escraviza!
Lideres não devem tentar proteger sua reputação pois se trata do que as pessoas pensam de você, mas tentar proteger o seu caráter pois sim é a sua realidade na vida. Nunca confia na sua reputação, ela poderá de enganar. O caráter tem brilhar com o sol de forma consistente e confiante. Lembra se de como gostaria de ser lembrado se é pelo seu caráter e pela reputação.
“Os lideres religiosos que estão surgindo, são verdadeiras máquinas de fazerem dinheiro, em cima da ignorância e fragilidade dos miseráveis. Quem dera se fossem mensageiros das Boas Novas da Salvação de Cristo Jesus, aí desses que brincam de serem cristão, não queira tá na pele dos falsos profetas, para isso, não seja um falso profeta hoje.”
Há líderes que se omitem às decisões disciplinares das Escrituras, há obreiros que seguem conselhos alheios, há irmãos que mudam de fase, de posições e de lugar como fazem os camaleões e há aqueles que, sendo o principal mandante, exerce seu ponto de vista sem considerar a direção e a sabedoria do Espírito Santo, quando se trata de manter o melhor relacionamento entre irmãos da mesma congregação, ignorando cegamente o que Jesus faria em suas atitudes, ações e palavras.
São dignos de serem reconhecidos homens na função de obreiros, líderes, ministros e guias do corpo de Cristo, homens que se esforçam por servirem com humildade, resignação e amor ao Seu rebanho, os quais estão sempre iluminando, corrigindo, exortando, orando e encorajando a todos para servirem a Deus no cumprimento de Sua vontade.
Poucos são os líderes de igrejas que agem com ética, civilidade, educação lapidada, ou melhor, com sabedoria, para lidar com um rebanho problemático de ovelhas aflitas, desamparadas, enfermas e afetadas por crises diversas e torná-las unidas, confiantes, responsáveis, firmes, determinadas e sadias na fé.
Quanto mais sábios forem os corações dos líderes da igreja, na aceitação da disciplina de Deus, maiores serão a sabedoria, a integridade e a santidade do seu corpo, alma e espírito para não serem taxados de rebeldes, insolentes e prepotentes.
O maior fracasso de líderes de casais na igreja não é o que eles não sabem acerca do assunto nas Escrituras, e sim, o que eles não conhecem em relação aos seus próprios relacionamentos conjugais à luz das Escrituras.