Agir com a Razão
Seja prudente para não agir
pela emoção e, sim, pela razão,
pois quem dá razão a quem
não tem, é como negar o direito
de quem tem.
Livro: 365 Frases Inéditas Reflexivas & Motivacionais
Pense mais antes de agir. Nem sempre você tem razão, nem sempre você vai ter a certeza que vai estar fazendo o certo ou errado.
A razão pela qual você sente ansiedade, ao agir em público é que você valoriza mais o julgamento alheio do que o seu próprio.
A verdadeira liberdade, como Kant propôs, reside em agir com razão, não por impulso - fazendo o que o dever exige, mesmo contra nossa vontade.
Este conceito ecoa profundamente o ensinamento de Jesus: ''Se alguém quer me seguir, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.' '(Mateus 16:24). Ambos nos desafiam a transcender nossos desejos imediatos em prol de um propósito maior.
O fato de você estar certo não te dá o direito de agir de forma errada. Entenda que a razão pode facilmente ser perdida.
Na escola da vida, aprendi a agir com a razão, agindo apenas pela emoção, sofri com recuperação e fui vítima da reprovação.
A razão é o ato de pensar sobre qualquer assunto para chegar à verdade concreta e, depois, agir de maneira correta.
"Viver é agir, sem razão muitas vezes a vida perde os sentidos de ser prazerosa, então lute sempre como se fosse o começo não olhe os acertos, se nos exaltam não se empolgue procure avaliar sempre os seus erros,que nos ensinam que precisamos melhorar muito. A humildade é que nos dá estratégias para irmos além."
Os meninos não fazem as coisas sem motivo na frente da garota que eles gostam. Sempre há uma razão. Estou falando por experiência própria, então pode confiar em mim.
(Yoon Ji Hoo)
Era uma vez duas irmãs chamadas razão e emoção.
Uma dupla incrível quando se trata de resolver plobemas.
Em um certo dia apareceu um plobema na vida de razão, mas ela não sabia que o plobema estava ali, pois pra saber ela teria que sentir e ela não sente, só pensa. Mas emoção podia sentir o plobema da sua irmã e logo a avisou. Assim, razão estava ciente do plobema e resolveu. Um tempo depois, apareceu um plobema na vida de emoção, e ela sabia que tinha um plobema, mas não podia resolver, pois pra resolver ela teria que pensar, e ela não pensa, só sente.
Mas ela ciente do plobema foi pedir ajuda a razão para resolver o plobema, e ela conseguiu resolver.
Moral da história: pra saber que um plobema existe você tem que sentir, e pra resolver, pensar!
Não é hora de pensar em agir, não é hora de chegar a conclusões, não é hora para interpretações, é hora para se deixar sentir.
Quando agimos sem o emocional, conseguimos pensar com mais facilidade, agir de forma correta e desenvolver ideias melhores...
Existem orgulhos tão bobos e por motivos tão profundos
que te confundem entre agir por impulso ou pela razão.
A mente humana trabalha rápido demais para ser entendida. O que era já não é mais e aquilo que é... Rapidamente é modificado. Como então ser consciente e agir com a razão se até a razão fica longe do nosso entendimento?
Somos seres pensantes.
Em nossa vida sempre haverá uma lógica que muitas vezes ignoramos e nem sequer nos atentamos de como ela nos conduz por caminhos e rege o que pensamos, como agimos e como nos entendemos como seres viventes e principalmente pensantes.
Neste contexto de logica como vivemos, podemos perceber como pensamos num contexto geral de nossa vida, ou seja, dependendo do que estamos passando, seja em qualquer situação, usamos nossa dedução para determinar se realmente o que está acontecendo é verdadeiro, pensamos também em hipóteses das mais variadas, usamos também da indução para comparar e analisar vários fatos e opções existentes para chegar a um consenso comum visando à determinação do que é verdadeiro ou não para todos.
Quantas qualidades, quantas ferramentas temos que nem ao menos sabemos como usar corretamente para nossa melhoria de vida e de crescimento como pessoas. Temos tudo a mão, e em muitas situações nada percebemos o que realmente podemos fazer em nosso benefício.
No emaranhado de pensamentos, vontades, objetivos e sensações que produzimos em nós mesmos, muitas das vezes nos perdemos em duvidas, incertezas, pensamentos negativos por justamente não sabermos como avaliar e entender muitas coisas que são pertinentes a nossa vida.
Que aprendamos a usar nossa logica sim, mas também nossa racionalidade, sendo que, racional nada mais é que o ser que pensa, raciocina, que procura agir e tomar decisões baseados segundo a razão, portanto outro atributo importante para nossa resolução de problemas.
Somos seres pensantes e devemos explorar ao máximo nossas capacidades de se comunicar, de se expressar, mostra a capacidade que em todos existem, somos todos capazes, apenas muitos não compreenderam o real valor do pensar e agir.
Que me perdoem os doutores e especialistas, apenas minha visão (rasa), do que acho que seja pensar e avaliar o porquê de muitas situações que passamos na vida e de como me compreendo como um ser humano que procura pensar e ter opiniões próprias.