Afinidade
Eleições municipais chegando e, inevitavelmente, elas serão conduzidas conforme a afinidade do eleitor com os candidatos apoiados pelo presidente Lula e pelo ex-presidente, e inelegível, Bolsonaro. Sem dúvida, na campanha, na disputa pela mamata da improdutividade remunerada (com raríssimas exceções as quais, verdadeiramente, os eleitos ocupam os cargos públicos para se dedicarem a qualificar a vida do cidadão e de seus dependentes) haverá uma comparação frenética entre os governos acima citados.
Já é hora de começamos a hamonizar as relações, nas redes sociais, para evitarmos mais brigas inúteis.
Como fazer isso? Se informando. Se divorciando da paixão por fake news. Usando a massa cinzenta no lugar do fígado, quando nos depararmos com uma realidade frustrante sobre a conduta de ambas as figuras que polarizam, no âmbito da influência política, no território nacional, e que não gostaríamos que fosse verdade, consequentemente, fazendo com que nos posicionemos, insana e vergonhosamente, em defesa, incondicional, de qualquer ilícitos dos nossos ídolos políticos nos tornando uns idiotas inconsequentes que, no fundo, só contribuem com o pior para o Brasil.
Um bom passo para darmos a largada rumo a esta proposta de harmonização, nas redes sociais, e que pode, e deve, se estender para as relações, na vida real, é combinarmos o seguinte: quem acha que as urnas eletrônicas não são confiáveis e, consequentemente, desaprova e não reconhece o governo atual, considerando-o inelegítimo, e, convenientemente, finge que as urnas não foram sabotadas quando, ao termino da apuração, na última eleição, concluíram que deputados e senadores da atual oposição não foram atingidos com a não confiabilidade das meninas eletrônicas que consagram o desejo do cidadão brasileiro deve ir para a Argentina tentar uma vida melhor.
Quem acredita na confiabilidade das urnas eletrônicas, está mais satisfeito com o governo atual, apesar das suas dificuldades e de, ainda, estar longe de ser uma administração perfeita, contudo, vê nele uma proposta mais humana, mais empática, mais pacífica e que oferece mais perspectivas de melhora para a vida de todos os cidadãos, independentemente da sua afinidade política, se mantenha firme neste solo brasileiro e procure esquece que um dia foi incentivado a ir para Cuba.
Entender a cabeça, ou ter afinidade com o pensamento, de quem não escreve romance ou drama reconheço ser uma tarefa muito difícil. É fato que o sofrimento e a ilusão costumam ser mais atraentes, de rápida e fácil digestão literária, especialmente quando não se estabelece um vínculo nutritivo com a literatura.
As palavras divinas deveriam ser as que mais temos afinidade, porque elas falam sobre o Eterno Deus que é tudo em nós e para nós.
Tem se mostrado visceral,
Me permito,
Tenho conhecido,
A aproximação é natural,
A afinidade inegável,
O caráter dele tem um perfume inigualável,
Suas idéias firmes,
Me passam segurança,
Passo a passo nossas vidas se entrelaçam,
Chegando a hora do olhar profundo nos olhos,
Mergulhar no fundo,
Voar alto,
Mas de pés no chão,
Para que um venha a ser dois,
Não no calor das emoções,
Ou pelo raso que é a beleza do que apenas os olhos humanos podem ver,
Mas pela profundidade daquilo que vem de Deus, que é correto, limpo,
Santo,
De se carregar para a vida,
Para que um venha a ser dois,
Não na carne, onde não se tem solidez,
Mas na alma que é infindável.
Dinheiro não compra tudo!
Vai pagar afinidade?
Ou debitar o amor?
Quanto vale a lealdade?
Não se pode creditar
Nem tampouco emprestar
Afeição e amizade.
"Estranhos se cruzam na rua da Vida. Na Avenida Gentileza, entram no barzinho da Afinidade, tomam um café de perguntas, adoçam com simpatia, alguns biscoitinhos de carinho caem bem. Saem calmamente e sentam na praça da Amizade, abrem saquinhos de memórias e distribuem aos pássaros da ternura, que rondam por ali. E o Deus, sentadinho, no banco ao lado, contempla tudo, brindando com um coquetel de amor."
Se case com alguém que você tenha, o mínimo de afinidade. Pois, do contrário, você terá que passar o resto da sua vida com um ogro, dentro de um castelo
Palavras não exprimem o sentimento chamado afinidade. Tem coisas na vida que só são captadas e sentidas pelo coracao não tendo explicação.
A afinidade pode ser a base para uma escolha justa se existir consciência do preconceito estrutural.
Em território onde o critério para o êxito é a predominância da afinidade, a busca por vitórias através do merecimento pode ser só mais um esforço em vão.
Todo tipo de relacionamento se inicia por algum tipo de sintonia ou afinidade, podendo ser mantido e potencializado pelo adubo do amor, ou destruído e interrompido pelos venenos da competitividade, da vaidade, da possessividade, do controle e das cobranças.
E fácil amar a quem temos afinidade, a quem tem os mesmos gostos e hábitos. Quem pensa igual a nós.
Cuidado, pois você pode estar amando a você mesmo no outro, e isso não é amor, isso é egoísmo.
É sobre amor, empatia e afinidade..
É sobre maturidade com os desafios, sintonia, verdade e compreensão...
Nesta existência humana momentânea a essência da cumplicidade tem de ser raiz forte em nosso coração.
''Através dos outros, nos tornamos nós mesmos. '' Lev Vygotsky
Essa frase tem tanta afinidade com o trabalho das Constelações. Porque todos têm importância na nossa vida, todos de alguma forma contribuem para nos tornarmos nós mesmos. Todos de uma forma ou de outra são espelhos para nós, nos mostram o que ainda precisamos aprender, a desenvolver em nós.
E até mesmo as pessoas que não nos deram importância, reconhecimento, valor, também contribuíram para o nosso crescimento. Nos ensinaram a nós mesmos buscarmos o nosso valor, o nosso reconhecimento. E com o outro eu cresço, eu ganho mais consciência, maturidade e sabedoria.
Trazer essa tomada de consciência nos tira do lugar de criança e nos coloca como adultos.
Afinidade é o que une as pessoas, ainda que explicações possam não existir, mas é assim mesmo...
Ósculos e amplexos, Marcial
EXPLICANDO O QUE É AFINIDADE
Marcial Salaverry
Muitas vezes perguntam o que vem a ser "Afinidade". Afinidade é um sentimento de difícil explicação. Vamos tentar chegar a algum lugar.
Coisas curiosas às vezes acontecem com a gente. Vocês já notaram que, com muita freqüência encontramos ou só conhecemos, mesmo sem encontrar, pessoas que nos despertam de imediato uma grande simpatia e, por vezes uma grande antipatia ? Perguntamo-nos o porquê disso. Sim, não deixa de ser estranho tal fato. O normal seria simplesmente aguardar os acontecimentos para saber se essa pessoa, por suas atitudes futuras pode ou não merecer nossa amizade. Mas...à primeira vista ? A única explicação que encontro, por vezes não tem concordância de muita gente.
Trata-se pura e simplesmente de reencontro de vidas passadas, com as cobranças e resgates naturais de embates anteriores. E isso ocorre com muita frequencia. Vamos tentar explicar. Puxem pela memória e vejam quantas vezes vocês já tiveram essa experiência. Aquela sensação de, à primeira vista, pensar que determinada pessoa pode ou não ser uma pessoa confiável, de quem nós iremos gostar, ou não. Algumas vezes essa primeira impressão é errônea, mas é a que prevalece até que tenhamos provas contrárias.
Vamos tentar definir o que vem a ser essa Afinidade. Pode não ser o mais brilhante, mas é o mais sutil, delicado e penetrante dos sentimentos. Não importa o tempo, a ausência, a distância, pois, em caso de afastamento, qualquer reencontro retoma a relação, o diálogo, a conversa, o afeto, no exato ponto onde foi interrompido. Parece, na verdade, não ter o sentido do tempo.
É muito raro manifestar-se, mas quando ela existe, não é necessária a criação de códigos verbais para se manifestar, pois, na verdade, ela já existia antes mesmo do conhecimento, e permanece ainda que as pessoas se afastem. É o caso daquelas "presenças ausentes", pois mesmo que os amigos estejam longe ou afastados, sempre são lembrados.
Quem não tem aquela amizade inesquecível? Aquela pessoa que mesmo longe, sempre é lembrada com saudades, devido à grande semelhança de pensamentos, idéias, sentimentos. Mesmo longe, sentimos a presença. Sentimos simplesmente. Nem contra, nem a favor, muito pelo contrário. Sentimos a presença, sem ter necessidade de explicar o que estamos sentindo. É olhar e perceber. Sem dúvida, é um sentimento singular, discreto e independente. A presença pode ser detectada a quilômetros de distância, mas é percebida pela maneira de falar, de escrever, de andar, de respirar... Enfim... Está sem estar.
Quando existe uma afinidade, a relação é retomada no tempo em que parou, pois ela é atemporal. A amizade pode ser destruída por muitas coisas, muitas mágoas, mas a afinidade a tudo resiste. As pessoas sentem esse sentimento, porque ele existe, e não buscam explicações. Procuramos motivos para sermos amigos de alguém, e o primeiro dos quais, é se existe alguma afinidade entre nós. Então, para haver Amizade, é preciso que haja Afinidade.
Para que possamos amar alguém, então ela é imprescindível... Não podemos amar ninguém com que não tenhamos sentimentos "afínicos" (favor avisar o Aurélio... pode incluir). No caso de Amor, então, além da Afinidade, também há que existir a Amizade.
Em casos de separação prolongada, o amor pode desaparecer, amizades podem ser esquecidas, mas se existir Afinidade, o esquecimento não existe, porque para sua subsistência, basta a vida. A qualquer momento que se dê o reencontro, ele será gratificante, porque tanto o tempo quanto a separação, na verdade nunca existiram. Foi apenas a oportunidade dada pelo tempo para que a maturação pudesse ocorrer e que cada pessoa pudesse sentir cada vez mais que realmente são "afínicas".
Resumindo tudo, Afinidade vem a ser a presença do ausente. Mesmo que não estejamos perto, assim nos sentimos, pois nossos sentimentos comungam, nossas idéias "batem", nossos pensamentos, enfim, são "Afínicos". Reside aí o princípio, meio e fim de lindas amizades.
E com sentimentos afínicos, é que espero que todos possamos desfrutar de UM LINDO DIA, podendo repeti-lo a cada dia de nossa vida...
Malandro, meu coração tropical não tem afinidade nenhuma, com foundue , lareira, vinho quente e afins , eu gosto mesmo e de cerveja gelada algazarra e etc , desce o gelo
Afinidade é esta longe,
mas ao mesmo tempo tão perto,
e não deixando de pensar
Em quem se amo de verdade.