Advogado é justiça
Como pode um advogado querer proceder de forma justa, nas leis dos homens, sem antes mergulhar nas Leis de Deus? Nenhuma verdadeira justiça procede de outro meio, senão de Deus.
Quem tem um problema, tem pressa. O trabalho do advogado é buscar resolver esse problema com a maior qualidade no menor tempo possível.
Advocacia exige empatia. Se o advogado não se colocar no lugar do cliente, nunca vai conseguir prestar um serviço digno da confiança depositada.
Se fosse para temer os desafios da vida, não teria me tornado advogado, exceto, talvez seja o contrário, por não temer enfrentar os desafios da vida, não poderia ter me tornado outra coisa senão advogado.
"O advogado é o capitão que navega os mares agitados do direito, levando seus clientes a portos seguros."
"O advogado é o arquiteto do direito,
responsável por construir soluções
justas e equilibradas para os conflitos
da vida."
"O advogado é o alquimista das leis, que transforma o aço frio do código em ouro da sabedoria e da justiça em cada ato de sua profissão."
Diante de tudo isso, sinceramente, não precisava de mais nada para entender que o advogado no exercício de sua função possui as mesmas prerrogativas dos demais atores do sistema de justiça, porque sem o advogado não há justiça efetiva. Mas como a vaidade pode acometer alguns atores de justiça, foi previso a edição de uma norma para dizer que o advogado goza do mesmo valor e deve se colocar no mesmo plano topográfico e em posição equidistante em relação ao magistrado que presidir a audiência. E tudo isso parece desnecessário, mas num passado não muito distante os membros do Ministério Público, o antigo Parquet ocupava posição inferior em relação aos julgadores, se posicionava no assoalho num plano inferior. Numa última análise, é possível afirmar que num forte e equilibrado sistema de Justiça, não pode haver superioridade entre os atores da Justiça, uma vez que todos são importantes para a prestação da Justiça.
O compromisso com os ideais de justiça deve ser apanágio inseparável de todo profissional do direito, pois em qualquer situação, condenando um inocente ou absolvendo um culpado, tudo isso é clara manifestação de injustiça, e se alguém de senso ético e comprometido com as coisas equânimes da sociedade, se indignar com a prática de um ato de injustiça em qualquer lugar do mundo, então estamos no mesmo barco, navegando no mesmo sentido, buscando o mesmo desiderato, pois, enquanto houver compromisso com o humanismo, com os valores essenciais da humanidade, devemos contribuir inexoravelmente para a construção da paz social e com os ditames da justiça, embora acabe com o mundo.
A tecnologia não irá substituir o advogado, mas o advogado que não usar tecnologia será substituído.
Nenhum advogado será substituído por tecnologia, mas o advogado que não usar tecnologia será substituído.
Quem atua na advocacia é advogado vinte e quatro horas. Não existe advogado de meio expediente. Quem atua no Sistema de Justiça, seja onde for, sabe bem que no caminho pela concretização do Direito e da Justiça não há segurança ou certezas. A única coisa certa são os riscos sempre presentes.
Acusar é uma escolha; defender é uma obrigação. É na defesa do injustiçado, na proteção do direito que alguém nega, no clamor público da justiça que realizo o meu dever social.
Para ver o seu direito
Sempre bem assegurado,
Não aceite injustiça,
O certo virando errado.
Se houver uma coação,
Entre logo com ação
Através de advogado.
A advocacia ainda brilha nos meus olhos; não para a defesa da iniquidade, mas para a afirmação da justiça. O país precisa que as leis sejam cumpridas na exata medida em que foram feitas, sem favor a uns, sem sobrepeso a outros.
Quando o direito se afasta do que é justo, deixa de ser ciência. Só é científico o que é inteligente e útil.