Adversário
A armadilha do ódio é que ele nos prende muito intimamente ao adversário.
Uma oposição frágil, fragiliza um governo! Um concorrente burro te emburrece! Um adversário fraco te enfraquece!
A pátria, como tudo, és tu. Se for também a do teu adversário político, é já problemático haver pátria que chegue para os dois.
Um reino dividido não resiste às investidas do adversário. Um ser humano dividido não consegue viver com dignidade.
Em toda luta por um ideal se tropeça em adversários e se cria inimizades. A pessoa firme não os ouve e nem se detém a contá-los. Segue sua rota irredutível em sua fé, imperturbável em sua ação, porque quem marcha em direção à luz não pode ver o que ocorre nas trevas.
É quando eu vejo o meu reflexo no espelho que reencontro o maior de todos os adversários, aquele sobre o qual conquistei vitórias memoráveis e também derrotas humilhantes.
Às vezes é necessário parar e observar seus adversários passarem a sua frente, então veremos quais armadilhas podemos evitar.
"Isto não significa que uma teoria esteja correta só porque seus adversários recorreram à polícia e à violência das massas para combatê-la. Significa que aqueles que recorrem à violência estão, no seu subconsciente, convencidos da improcedência de suas próprias doutrinas" (Ludwig von Mises, Ação Humana, p. 123)
É necessário dizer quem consideramos nossos adversários: os teólogos e tudo que tem sangue teológico correndo em suas veias — essa é toda a nossa filosofia...
Em toda a luta por um ideal
Se tropeça com adversários
E se criam inimizades;
O homem firme não os ouve
E nem se detém a contá-los.
Segue sua rota, irredutível em sua fé,
Impertubável em sua ação.
Porque quem marcha em direção de uma luz
Não pode ver o que ocorre na sombra.
As genialidades de Lenin e Stalin também se afirmam na mediocridade dos seus adversários e sucessores.
Um homem derrubado por um adversário pode levantar-se outra vez. Um homem derrubado pela conformidade fica para sempre no chão.