Adolescente
Sou só uma adolescente de 15 anos fazendo tudo o que sinto virar poemas. As vezes é bem mais fácil do que encará-los!
Os adolescentes fazem de um arranhão um corte profundo. E essa é a beleza da juventude: sofrem como se não fossem aguentar. E aguentam. E crescem através da dor de um pequeno ferimento.
Anciã adolescente
Amo porque já me não basta não amar.
Não me encontro na idade do tanto faz.
Tanto que corro, corro nada, voo pra alcançar
Algumas sobras que o tempo, à vezes, traz
Plantei gerânios no meu jardim outonal
Pra garantir uma nova primavera e lá vem ela
Carregar de esperanças o meu mundo plural
E difundir a minha arte numa tela em aquarela.
Misturo todas as cores num abusado devaneio
Sem medo do ridículo, sem receio.
E me pego fazendo estripulia, quem diria?
Eu fosse perder a compostura depois da formosura.
E virar uma idosa ateia e inconsequente.
Uma mulher meio anciã, meio adolescente.
E brincar de namorar o menino sol-poente.
Numa ciranda de “ensina-me a viver”.
Flertar com o garoto que trata da outra
Idosa. Quer saber?
Vai cuidar de mim também um dia.
Hei de encontrá-lo ainda assim meigo e
Eu, serena
Pra ouvir meu coração no descompasso batendo
Aflito de amor.
Seja como for.
Irá sorrir pra mim, mesmo que por pena.
Eu sou apenas uma adolescente complicada ..
Com problemas a beça . Muitos podem falar que :
_ Ah não, você é jovem de mais pra ter problemas . E assim eu pergunto : MATURIDADE , É IDADE ? Acho que não . Pois sendo assim , eu tenho problemas sim , e sei muitas coisas sim . Talvez o que eu sei , o que eu aprendi em tão pouco tempo, não seja o bastante , POIS EU SINTO QUE NUNCA SERÁ. Mas , eu posso dizer que EU APRENDI , EU CRESCI.
Palavras de uma adolescente “confusamente” apaixonada
Foi tão instantâneo, tão natural. Quando percebi já havia saído da minha boca. Nunca imaginara aquilo acontecendo. Nem mesmo desta forma, sem perceber, sem mandar. Foi o “Eu te amo!” mais sincero que eu já havia dito. Gelei. Fiquei alguns segundos parada, sem jeito, com medo do que poderia acontecer. Teria eu passado por uma vergonha tamanha naquele momento? Um sorriso grande e bonito, de um canto ao outro do rosto apareceu em frente aos meus olhos para minha surpresa. E como resposta, “Eu te amo ainda mais, mais do que qualquer pessoa possa imaginar”.
Naquele momento, algo inexplicável me aconteceu. Era como se nesse instante eu pude enxergar o mundo da maneira correta, como se antes eu não pudesse ver perfeitamente. Era como se meu mundo fosse míope e só agora retomou a visão perfeita. Mas nem tudo é assim sempre. Hoje minha maior duvida é: “Será que você já me amou um dia?”. Quando ele olhou nos meus olhos e disse que me amava, estava só brincando? Pelo menos uma vez eu posso dizer que fui amada? Não sei. Essas são como perguntas no vácuo, onde minhas respostas são apenas os ecos do será, me deixando com essas duvidas ainda mais forte.
Mas não só posso como eu digo que amei. Amei sim, e muito. Amei como ninguém nunca amou. Mais do que a mim mesma. Mais do que a vida. E sim, eu amei amar. Amei amar o amor. Amei amar o que o amor me deu. Amei amar momentos amorosos. E não me arrependo de nada.
Lembro-me perfeitamente de tudo. Desde início até o mais recente de nossa história. Não, não digo até o fim, pois ainda acredito que essa história, a nossa história, não acaba aqui e sim que ela é como uma fênix. Sim, a fênix. Nossa história é capaz de renascer das cinzas. Tudo começará novamente, como no início. Nossa troca de olhares será como a primeira, inocente, porém com segundas intenções. Nosso próximo toque será como o primeiro, suave, porém selvagem. Nosso próximo beijo, como o primeiro, envolvente, porém sem fim, apenas com vírgulas.
E assim continuará nosso amor, um gigante bipolar, mas que nunca se acaba. Se renova. A cada descoberta. A cada erro. A cada esperança. E principalmente, a cada arrependimento seguido do perdão, porque quem gosta cuida, quem ama protege e quem quer ser feliz, pratica o melhor dos sentimentos: o Amor!
A criança e por vezes o adolescente ficam confusos ao descobrir que todos parecem possuir um lado bom e um lado mau e eles não conseguem atribuir uma dessas qualidades extremas, nem a si próprios.
Ser adolescente ou ser jovem é viver a liberdade sem ter maldade, é ser feliz nas pequenas coisas e valorizar os pequenos gestos.
Se os adolescentes soubessem a pressão que a vida coloca sobre nossos ombros, com certeza não teriam tanta pressa em se tornarem adultos !
Do que adianta?
Do que adianta ser um adulto covarde se tem vários adolescentes corajosos e crianças também. Do que adianta sorrir em um momento triste só para se fazer de forte. Do que adianta fazer algo enquanto deseja outro. Do que adianta ter o mundo em mãos se não sabe administra-lo?
Na Preocupação com Jovens e Adolescentes não cabem filtros. Nem quanto a QUEM deve se preocupar, nem quanto a, COM QUAIS jovens e adolescentes devemos nos preocupar!
Um homen que quando adolescente, foi lavador de carros, ajudante dê pedreiro, marcenaria, madeireira, depósito para materiais para construção, chamado dê Marco Aurélio , cantor e compositor musical que nos alegra com o Blues, o Funk e o Soul music. Eternas glórias que me faz feliz ...
►J - Amor Adolescente
Desta vez falarei sobre alguém
Uma pessoa que não vivia sem
Alguém que me completava, me deixava 100
Voltamos no tempo, falarei de quem
Me fez passar por muitas coisas
Admito, junto com ela, eram boas
Foi a pessoa que me provocou
E no final, entretanto, me deixou
Farei um jogo de palavras
Até pensei em utilizar de metáforas
Espero que possam entender
O que abaixo vou escrever
Apesar do passar do tempo
Inabalado pelo vento
Meu sentimento por ela permanece
Deixarei aqui o que ela merece.
Jamais poderia me esquecer dela
Estudante, mesma sala, eras bela
Naquela época meu pensamento pertencia à ela
Na verdade, tinha algo especial nela
Isso me deixava tão pensativo, deveras
Fazia o possível para agrada-la
Estava eu tentando impressioná-la?
Restou vê-la sair com outro a abraça-la.
Queria que tudo fosse diferente
Gostaria de reviver aquele momento da gente
Aquele momento de harmonia
Aquele momento de alegria
Te pedir em namoro eu deveria
Só faltava o pedido, eu sabia
Mas a negação eu temia
Desculpe-me, minha querida.
Somente uma nação que cuida de seus adolescentes e jovens fomentando estudo com qualidade, orientado por um corpo acadêmico qualificado e reconhecido, e escola acessível para todos poderá ser considerada desenvolvida.
Sete Verdades Que Eu Gostaria De Saber Quando Ainda Era Adolescente
Valorizar os instantes em família é o melhor investimento de tempo que alguém pode fazer em sua vida. E não importa qual a idade que se tenha, os laços verdadeiros são criados com os membros da própria família. Amigos são extremamente importantes, mas na maioria esmagadora das vezes o colo que se precisa continua sendo de alguém que presenciou o seu o seu nascimento, a infância e o seu desenvolvimento. E que em muitas das vezes ocorre o distanciamento dos familiares devido a imaginar ter crescido demais para continuar a depender da mamãe ou do papai. Abraçar, beijar, dar e receber carinhos, colo, declarações do quanto seus pais, irmãos, tios, primos, avôs são importantes em sua vida ajudam a criar um suporte emocional considerável para quando chegarmos a idade adulta.
Não tem mal algum em ser afetuoso independente de ser menino ou menina, aliás já ficou para trás há muito tempo a sociedade patriarcal, onde homens não podiam ser afetuosos e não podiam escrever cartas de amor, poesias e demonstrar sentimento.Demonstrar amor, carinho e se apaixonar o torna mais humano ainda.Homem também chora.
Sentir medo é normal, e sentir e demonstrar medo não o faz menos homem do que os valentões de plantão, pelo contrário, sentir medo e não precisar provar pra ninguém que se é homem aumenta suas chances de não engrossar as estatísticas que apontam o grande número de homicídios que vitimam milhares de meninos e rapazes que cresceram achando que homem não podem fugir ou se negar ao confronto ou desafio. Homem também escreve cartinha de amor e também chora.
Que não é porque uma menina tem a sua sexualidade vivida a sua maneira que ela é menos interessante do que outra que a sociedade diz ser mais recatada. Que as mulheres assim como os homens também têm direito a desenvolver sua sexualidade e não devem ser educadas para sentirem medo em todas as situações. Mulher devem ter agressividade sim, assim como os homens podem sentir medo.
Que na maioria das vezes o primeiro amor poderá não ser o único, mesmo que pareça, e que faremos coisas ou prometeremos coisas, assim como todos apaixonados, que poderemos nos arrependermos para sempre ou serão promessas tão absurdas que daremos risadas de como fomos inocentes e ridículos e duvidaremos de termos cometidos certos despautérios.
Que é suportável o fim de um relacionamento ou um fora.O coração partido que parece sangrar de dor irar sarar. Quando amamos sempre temos a impressão que entregamos nosso coração e nossa vida ao outro e quando o elo se rompe parece que estamos desamparados e que nunca mais iremos nos encontrar, sofremos muito, as vezes desejamos a morte, não por não amar a vida, mas para amenizar a dor. O importante é saber que tudo passa.
Que não seremos adolescentes para sempre e que cada idade tem suas venturas e desventuras, que se é jovem apenas um vez e que crescer não é essa maravilha toda que imaginamos. Que vivenciar com calma, serenidade e aprendizagem a juventude é uma das melhores formas de aproveitar uma fase única na vida, pois tudo tem seu tempo e lugar certo para acontecer.
Edson Luiz Elo
Sobre o MC Biel: Um adolescente ensinando indecência para menores. E o povo gosta, e depois que as crianças se perdem reclamam.