Admirável Mundo Novo
Café sem cafeína
É um admirável mundo novo esse que se preocupa tanto com a saúde, emagreça, não fume, emagreça, não beba, emagreça, diz a televisão, essa ditadura da TV onde ela te ensina desde a criar seu filho até como cortar as unhas do pé não me parece saudável. Aliado a isso a ciência procura cada vez mais maneiras de salvar e prologar vidas e para que? Não estou dizendo para todo mundo desistir de viver, pelo contrário, as pessoas parecem estar desistindo de viver para sobreviver por mais tempo, ora, será o medo da morte tão forte assim? Desistimos de viver com medo de morrer.
Essa geração cerveja sem álcool, café sem cafeína me parece covarde, no futuro vamos viver 150 anos, 150 anos de vida vazia e inútil, controlando o peso, “faça exercícios”, passe um quarto do seu dia na academia, passe dois quartos trabalhando e o último quarto dormindo, porque para cada noite mal dormida você perde uma semana de vida, uma semana que seria muito bem aproveitada, na academia, no trabalho, e adivinha... dormindo.
O que é a ignorância e o admirável mundo novo de evolução tecnológica, em que tudo pode ser usado contra ti e manipulado o teu ser virtual e que se repercute no teu eu social real,o que é verdade ou a mentira, de que forma esta contemporaneidade pode afectar a curto e médio prazo, em que a ignorância é o orgulho, o que se espera é saber filtrar e ter sentido e questionamento crítico, e não comer tudo o que lhe dão.A evolução da globalização permitirá que tenhamos inteligência de um questionamento mais avançado, e ter uma maior sensibilidade de reconhecer o outro com as suas capacidades, limitações e que progressos podem surgir a partir daí.
O silêncio e o diálogo pode ser também injustiça sem poder defender-se para quem debate. Isto quer dizer que também temos que ter direito às nossas certezas e incertezas, e nesta sociedade actual teremos que saber conversar com um diálogo profícuo que permita inteirarmo-nos do que realmente seja humanista e importante.
Neste admirável mundo novo, celebridades e influenciadores endossam produtos que nunca usaram, políticos prometem mudanças sem nunca cumprirem suas promessas e a realidade parece uma miragem ilusória. Bem-vindo à verdadeira face do mundo, um teatro do absurdo, onde a sátira se curva à realidade, pois as risadas se transformaram em gritos, e a sátira se torna a única sanidade que nos resta.