Acolher: textos e poemas sobre esse gesto de apoio
Agosto lilás-não a violência
Viva Lei Maria da penha
que veio nos salvar
acolher nossos corações
rasgado pela dor
de um corpo tatuado
pelas tuas mãos
em sinal de desrespeito
e humilhação
lágrimas molham meus pés
feridas abertas sangram
e jorram na terra
em solo adentro
pois....
ninguém quer enxergar
para não comprometer-se.
E eu
eu me arrasto
rastejo neste solo
com medo
submetida as migalhas
por te colocar no pedestal
cobranças
de um casamento perfeito
aguento, aguento
até despertar em mim
que sou merecedora
que sou forte
me afasto de você
reinvidico meus diretos
restabeleço
minha paz
meu equilíbrio
e volto a ser feliz
@zeni.poeta
Precisamos entender o caos do mundo e acolher nosso dilúvio.
Antes, eu era só silêncio, mas não me ouvia.
Hoje sou um grito constante por mim mesmo.
Me olho, me enxergo e me abraço; me perco.
Vejo que sou um oceano lindo na gota da minha ruína.
Sou caverna que abriga o ilhado, sou moinho que às vezes erra a direção, mas sempre procuro uma rota que faça a volta e me leve a soprar teus cabelos.
Eu sou o sonho de alguém realizada em mim mesmo.
Sou areia que desliza entre os teus dedos, o lençol de água que refresca o teu corpo.
Me desmancho
Desmorono
Na tua teia.
Quanto mais eu bebo da tua água
- Mais me incendeia.
Carla Ramires
"E quando abro meu coração para acolher a Vida, percebo que o movimento e a impermanência da existência, nada podem contra a emoção, a esperança, a capacidade de amar e sentir alegria; não têm nenhum domínio sobre o dom de inventar felicidade, criar histórias de amor... Nada pode afetar o poder de reencantar a Vida, ainda que tudo ao redor seja tão frágil e inconstante.
Quando permito que a Vida me acolha, descubro que ela pode levar o violino, mas não a Música; leva a tela, mas não a Arte; leva as pessoas amadas, mas não o Amor; leva o poeta, mas mantém intacta a Poesia...
Descubro que me agarrei naquilo que a Vida têm de mais frágil e não percebi o Eterno que se manifestava nos fragmentos que o Universo me oferecia.
Descubro que a Realidade é só uma caixinha de madeira que guarda uma joia de inestimável valor e eu, na tentativa de preservar a caixa, quase permiti que me roubassem essa joia."
Solitude é um abraço na solidão, é sobre acolher seus medos, inseguranças e olhar para o momento presente se sentindo glorioso por estar acompanhado de si mesmo.
Não adianta querer abraçar o mundo se você não consegue acolher a você mesma e lidar com os seus próprios problemas.
Forças de luta:
Estar com quem te faz bem;
Acolher suas feridas;
Mesmo com medo: ir com medo mesmo;
Buscar ajuda e se permitir se ajudado;
Dar vez e voz para o que te fortalece.
"Desenvolva a capacidade de ser tolerante, de perdoar, de acolher, de compreender e de dar sem esperar retorno ".
Como é gratificante me acolher, proteger, SER a minha excelente companhia, a quem almejo me encontrar, assiduamente, todos os dias...
"...acolher não é somente dar boas vindas e depois não dar mais nem atenção. Um bom acolhimento acontece no cotidiano, na compreensão mútua das limitações, na preocupação com o outro, não nas coisas que faz, mas nas coisas que necessita, materiais e emocionais, enfim, tudo que se faça necessário para o viver melhor, para ser mais feliz ..." ( in: Acolhendo)
Abençoado seja o ventre materno que sabe acolher uma outra vida, traçando antecipadamente todos os cuidados, elaborações e sentimentos amorosos à serviço do crescimento da vida, da educação dos filhos e da comunhão familiar, porque destas lindas e frágeis criaturas ela, na função de mãe, rainha do lar, é capaz de torná-las, através de seus braços, esforços e sábios conselhos, homens e mulheres fortes, úteis e valorosos à nossa sociedade, uma geração carente de felicidade, de valores e nobres realizações sociais.
“Acolher todo e qualquer pecador, é próprio de Deus e da Igreja, pois Deus odeia apenas o pecado, mas ama o pecador. Acolher qualquer pecado, dourando-o, negando como pecado, aplaudindo e o incentivando, é próprio do encardido, o pai da mentira”
A aceitação do próprio corpo como dom de Deus é necessária para acolher e aceitar o mundo inteiro como dom do Pai e casa comum; pelo contrário, uma lógica de domínio sobre o próprio corpo transforma-se numa lógica, por vezes subtil, de domínio sobre a criação.
Ah, mar! Amor ao mar
que acalma a alma
como se soubesse o que é amar
ao acolher com suas águas
quem precisa se aniMar.
A impressão é sempre assim: o domingo amanhece sorridente...
É sempre uma alegria acolher o domingo e perceber a vida sob outro ângulo. Que este domingo possa elevar nosso pensamento e multiplicar a paz em nosso coração... “Coincidências são pequenos milagres onde Deus prefere não aparecer.” (provérbio árabe). A vida é feita de pequenos detalhes, de discretos sinais e de muitos milagres. A maior parte dos dias, porém, são marcados pela distração. Não são poucos os que vivem sem prestar atenção na sucessão de fatos e de acontecimentos. Deus não cessa de comunicar seu amor e de demonstrar seu poder. Se a certeza tivesse mais espaço, a vida seria diferente. Muitos constroem sonhos tendo como alicerce a dúvida. Certamente, o sabor da realização jamais será provado. Em alguns momentos a incerteza é insistente, mas não definitiva. O segredo da vida é a fé. há mais de dois mil e vinte anos que as palavras de Jesus ressoam e criam eco. No entanto, o mundo continua buscando outros caminhos, trilhando outras veredas. São tantas as coincidências das quais é possível deduzir a ação de Deus, mesmo assim, para alguns, Ele simplesmente está distante e indiferente. Deus faz acontecer pequenos milagres, mas prefere não aparecer. Crescer na fé é justamente perceber que as coincidências manifestam a ação milagrosa de Deus. O ar que respiramos é um milagre, o sol que brilha, a chuva que cai, o pão de cada dia. Se fossemos enumerar os milagres, a lista seria por demais extensa. Não ter fé é não querer ver. Não são os olhos físicos que percebem os milagres do cotidiano, mas sim o olhar de um coração que permitiu e acolheu Deus em seu interior. A grande maioria quer paz, mas não vai ao encontro de Deus. Quem se encontra com Ele entende que as coincidências são os pequenos milagres do seu infinito amor. Bênçãos! Paz e Bem!
Santa Alegria e abraços!
Carlos Péper - "Falando com a alma e o coração"
Texto: Publicado em meu Facebook oficial no dia 25 de Junho de 2017
Abraçar, sorrir, elogiar, acolher, respeitar, ajudar e amar. São gestos que demostram empatia e podem tornar as pessoas melhores e maiores!
POR UM MUNDO MELHOR