Acolher: textos e poemas sobre esse gesto de apoio
Não adianta querer abraçar o mundo se você não consegue acolher a você mesma e lidar com os seus próprios problemas.
Forças de luta:
Estar com quem te faz bem;
Acolher suas feridas;
Mesmo com medo: ir com medo mesmo;
Buscar ajuda e se permitir se ajudado;
Dar vez e voz para o que te fortalece.
"Desenvolva a capacidade de ser tolerante, de perdoar, de acolher, de compreender e de dar sem esperar retorno ".
É preciso ter misericórdia e acolher aquele que está desprovido de atenção, que está frágil, que está necessitado e que errou! Contudo, devemos mostrar um caminho para que se faça uma mudança de vida, pois não é prudente relativizar o erro que prejudica.
Nota:
Em Dezembro, lembrar de acolher órfãos e viúvas que passam essa época sozinhos e nem sempre têm o que comer nesse tempo de tanta festa e desperdício de alimento!
19122023
Que possamos aprender com a paciência a acolher o presente, a confiar no futuro e a celebrar cada momento com gratidão e serenidade.
Nem tudo é sobre si, sobre como ser feliz.
Fazer o bem, acolher os que sofrem também traz felicidade e bem-estar sem precisar nos preocupar em conquistá-la. A felicidade vem por consequência de nossas ações.
"Reconhecer, aceitar e acolher nossas dores e feridas é premissa básica no processo de cura e transformação.
A negação e a projeção são alternativas utilizadas pela mente, na tentativa de não encarar de frente o que precisa de fato ser trabalhado e curado em nós."
- Flávia Filgueiras
Senhor :
Que meus pés me levem até onde precisam de mim.
Minhas mãos saibam acolher e doar onde houver necessidade.
Meus lábios possasm sempre proferir palavras de alento a quem cruzar o meu caminho
Meus ouvidos saibam ouvir , entrar em ação se precisar ou meu coração e meus lábios saibam calar para não prejudicar a quem quer que seja .
Amém!
editelima 60
Junho/2023
O poder de uma prece. Quando elevamos o pensamento a Deus, ele abre os braços para acolher-nos. Existem muitas formas de orar. Podemos lamentar algo que vem acontecendo como podemos agradecer, pois, mesmo diante do maior problema, a nossa alma sente a presença de Deus, e isso nos acalenta. Tomo o cuidado para não ser autoritária com o nosso senhor. Sempre "peço" que me faça algo, peço as suas bênçãos. Ele sabe tudo que eu preciso, porém, rogo humildemente sem lamento, confio que tudo o que acontece é de acordo a minha necessidade. Ore, peça, mas acima de tudo agradeça a honra em tê-lo ao seu lado. Pai, sois o poder e glória eternamente. Amém!
Que a nossa existência seja para acolher a verdadeira manifestação de nós.
Para Carl Gustav Jung quem olha para fora sonha, mas quem olha para dentro desperta.
Visão de que mascaramos nossa existência Vivendo de acordo com os padrões sociais .
Temos que escolher os locais mais bem frequentados, produtos de grifes, veículos e moradia de luxo, acumularmos títulos para sermos reconhecidos pelo conhecimento adquirido, precisamos manter a forma e aparência física ideal, entre tantas outras coisas. É claro que essa não é uma realidade para todos, mas é o que a maioria das pessoas almejam, enfim, existimos para compormos uma teia de superficialidades, passamos a vida correndo em círculo, sendo escravizados por uma existência vazia, embasada em papéis ou posições sociais, posses, aceitação e reconhecimento externo que trás uma falsa sensação de realização.
Mas tendo alcançado tais realizações ou não, no final das contas nada disso faz diferença, pois a verdadeira realização vem de dentro, vem do encontro com a nossa essência, vem da descoberta daquilo que há de genuíno em nós, da aceitação das nossas limitações, fragilidades, imperfeições, vem da liberdade de podermos ser apenas nós mesmos, sem medo dos olhares externos reprovadores.
Nada pode ser mais valioso do que podermos viver livremente, sem medo, sem necessidade de corresponder às expectativas alheias, entendendo que essa vida é passageira e estamos aqui apenas de passagem.
Trata-se de acolher-se em seus próprios gritos mudos ecoados na alma.
Mesmo em meio à tempestade, ser para si uma agradável companhia.
Gritar alto e profundo, com toda a alma e força, na beira do mar, mergulhar nas ondas, e sair por aí sorrindo, feliz por existir.
Andar de mãos dadas consigo, nos passeios pela vida, mesmo que não entendam, que te olhem estranho.
Não depositar esperanças no futuro, viver o hoje com gratidão.
É ouvir a voz que ecoa em minha mente e diz: __Escreve teus versos, construa e realize os teus sonhos, se sinta viva(o), para que mesmo sozinha(o), sentada(o) na varanda, aos 50, 60, 70... Pense no passado com contentamento e um sorriso no rosto.
Solitude é abraçar, acarinhar e acolher a solidão, ressignificando a vida.
Perdoar a si mesma é reconhecer a imperfeição da jornada, é acolher a própria humanidade e se permitir ser livre, seguindo em frente apesar dos tropeços.
"E quando abro meu coração para acolher a Vida, percebo que o movimento e a impermanência da existência, nada podem contra a emoção, a esperança, a capacidade de amar e sentir alegria; não têm nenhum domínio sobre o dom de inventar felicidade, criar histórias de amor... Nada pode afetar o poder de reencantar a Vida, ainda que tudo ao redor seja tão frágil e inconstante.
Quando permito que a Vida me acolha, descubro que ela pode levar o violino, mas não a Música; leva a tela, mas não a Arte; leva as pessoas amadas, mas não o Amor; leva o poeta, mas mantém intacta a Poesia...
Descubro que me agarrei naquilo que a Vida têm de mais frágil e não percebi o Eterno que se manifestava nos fragmentos que o Universo me oferecia.
Descubro que a Realidade é só uma caixinha de madeira que guarda uma joia de inestimável valor e eu, na tentativa de preservar a caixa, quase permiti que me roubassem essa joia."
Como é gratificante me acolher, proteger, SER a minha excelente companhia, a quem almejo me encontrar, assiduamente, todos os dias...
"É preciso acolher com amor as nossas crianças, mas ao mesmo tempo fazer com que a criança, adolescente, adulto, tome consciência clara de que em determinado ato / atitude ocorreu uma transgressão “desrespeito de uma ordem, uma lei, um procedimento, infringiu ou, transgrediu uma norma social”..."