Acabou o Casamento
E quando tudo se acaba, o que resta? Acabou o sorriso, acabaram as conversas, a alegria de sua presença. Tudo se encerrou quando você se foi. Quando pela última vez fechou seus olhos, ali se encerrava uma história de amor, e iniciava a minha história de dor e saudade.
E o que resta após o fim? Resta o começo de muita saudade, muitas lágrimas e dor... Mas restam também suas fotografias pra me lembrar o quanto seu sorriso era lindo, o quanto já fui feliz ao seu lado.
Restaram tantas coisas boas que enfim sei o que resta depois do fim. Resta a alegria por ter estado ao seu lado, restam lembranças de amor que são como bálsamo para minha dor.
E em meio a lágrimas, sempre me escapará um sorriso ao lembrar o quanto te amei, amo e amarei. Até o reencontro.
Demorou, mas acabei entendendo que amar não é ficar pedindo pra voltar depois que acabou. Ou fazer promessas que não serão cumpridas, tentar se enganar usando outro alguém. Quem realmente ama, faz e continua fazendo de tudo para que nada disso aconteça, sem desculpas e sem lamentações. O tempo passa e as coisas mudam. O que antes estava ali, hoje já não está mais.
Como dizer qê agora acabou ? porqê deixar de sonhar com esse amor ? não vou procurar em outra oqê eu nunca vou encontrar , nunca vou conseguir colocar outra em seu lugar, nunca vai morrer meu amor por você , não sei se um dia eu vou conseguir dizer o quanto eu amo você , eu não quero despedidas , não quero te ver partir , e eu sei qê você não vai sorrir pra mim , não quero te ver triste não quero te ver chorar , não quero ter qê te abraçar sem dizer tudo aquilo qê está dentro de mim e fico com receio de dizer, não quero qê me veja sofrendo , querendo ou não meu coração já tá doendo a tempos, não quero te ver partir sem ao menos dizer FOI BOM PRA MIM, no momento oqê eu sinto é qê eu nunca vou gostar de alguem como eu gosto de você , eu sei qê quando você estiver sózinha por um segundo você vai lembrar de mim, sei qê não fui aquele principe qê você queria, mais fui eu mesmo ,infantiL as vezes , mais até hoje sempre procurei te fazer feliz da melhor maneira possivel , talvez hoje nesse momento , não esteja sendo como um dia eu planejei , mais eu posso dizer qê você vai estar sempre guardada dentro de mim , como um sonho bom, qê um dia eu vivi .
Noites de junho, noites de outrora
Junho acabou e eu nem sofri com isso. Sei que alguns lugares as festas ainda teimam em sobreviver, mais por vício de calendário e pesquisa mercadológica do que por necessidade.
Considero obscena a decoração que as lojas comerciais promovem em nome de uma tradição que não mais existem, as bandeirinhas de papel fino, os balões armados com arame e plástico, as fogueiras de mentirinha, movidas a ventilador. No adro de algumas igrejas, também há movimento, mas sem empolgação, lucro das barraquinhas mudará as telhas quebradas dos templos, alguns deles aos pedaços.
Não sei como as coisas se passam em outros sítios. Aqui, no Rio, é uma calamidade, os jardins de infância faturam por fora em nome dos santos juninos, e os pais são obrigados a gastar os tubos com fantasias caipiras que as crianças sem entender e sem amar. Até o presidente da republica bota na cabeça um chapéu de palha em frangalhos e convida os ministros para um quentão oficial geralmente substituído por uísque 12 anos.
Da antiga e bonita tradição das festas de Santo Antônio e São João não sobrou nada, apenas a referencia no calendário e a advertência anual das autoridades a respeito de os balões e fogos.
Pois foi por aí que a festa acabou. Reconheço os motivos que obrigaram o governo, em seus diferentes níveis, a proibir os balões. Mas que diabos na minha infância, o céu ficava pintado de balão-como lembra a marchinha de Assis Valente. As casas eram mais frágeis, mais espaçadas, havia matagais em abundancia na paisagem e mesmo assim os incêndios eram poucos.
Que me lembre nunca vi incêndio provocado por balão, embora meu pai, nos anos de infância, fosse famoso baloeiro entre os baloeiros mais famosos. Foi talvez a única arte em que se distinguiu,nas demais foi um desastre.
Os preparativos começavam no mês de maio, as resmas de papel fino sueco, era o melhor e o mais resistente, de cores mais cintilantes e duradouras. Os balões se amontoavam pelas salas e quartos, pendurados em varas, ganchos, em cima dos armários, deles saia um cheiro de cola de farinha de trigo e do papel importado. Ali eles aguardavam a noite mágica em que subiriam ao céu.
Murchos, coloridos e disformes, pareciam monstruosas fantasias de palhaços, sem alma, sem chama, à espera do momento em que entrariam em cena , no imenso espaço da noite de junho.
Mas dia 13 (Santo Antônio) ou dia 24 (São João), eles se erguiam, iluminados, varando espaço majestosamente, enquanto aqui embaixo ficávamos, ao redor da fogueira, olhando atônitos aquela beleza que subia, frágil e poderosa. Eram enormes os balões e belos.
Lá distante, da sala onde funcionava a primeira radio vitrola que meu pai comprara na casa Edison, provavelmente a prazo, vinha a marchinha de Assis Valente na voz de Carlos Galhardo. “Cai, cai balão/ não deixa o vento te levar/ quem sobe muito/ cai depressa sem voar/ e a ventania/ de tua queda vai zombar/ cai, cai balão/não deixa o vento te levar ”
Mas os ventos levavam os balões e eles sumiam na imensa enseada da noite. Mais um pouco e as fogueiras ficavam reduzidas a cinza, onde se assavam batatas-doce e roletes de cana. Enquanto isso os balões voavam pela madrugada, silenciosos, buchas apagadas. Manoel Bandeira tem versos pungentes sobre os balões apagados das madrugadas, no poema que foi o primeiro que entendi e amei. (“Profundamente”).
Vivi a mesma experiência: acordava no meio da noite e pensava em todos os que estavam dormindo, profundamente, e de repente um balão apagado passava em silêncio pela minha janela, vindo de longe, cansado sem gloria, cumprindo seu destino de balão. Todos estavam dormindo, menos eu, vigiando o céu, esperando que um deles viesse cair em nosso quintal. Alvoroçado acordava meu pai e íamos juntos e orgulhosos apanhar a dádiva que os céus nos mandara.
Pois é! As fogueiras acabaram mesmo. As noites de junho eram as mais frias do ano. E as festas também estão acabando. Mas não posso deixar de lembrar os balões que nunca me libertaram do seu legado de tristeza, mansidão e fragilidade.
O Sonho Nao Acabou
É...
O sonho não acabou ainda!!!
Continuo adormecida, um sono profundo,
uma mistura de medo e solidão.
Mesmo sonhando, a certeza da tua ausência é real...
Uma ausência que machuca, mesmo estando presente!
Te sinto distante, apesar de estar ao meu lado.
Até quando assim vai ficar?!
Será melhor despertar, encarar o fim desse amor mágico?!
Mágico diante de tudo que sobreviveu,
que ultrapassou para aqui se concretizar.
Que há?!
Por que tem que ser assim?!
Uma só verdade em meio a esse vazio...
EU e VOCÊ!
Acordada, dormindo, sonhando...
De verdade: EU TE AMO!
Revolucionar, exagerar, radicalizar... amor manso só serve na hora em que a batalha acabou de ser travada.
Bom, pra mim e pra ela é assim!
Jota Cê
-
Eu me entreguei. Foi bom até curti. mais acabou, não por mim mais sim por você. Você não me deu valor , e agora quer reviver a história? agora pra mim é que não dá. Já sei como é 'ser você' e você acha que irei confiar em você depois de tudo que aprendi e descobri sobre sua pessoa? Sinceramente, eu imaginei coisas diferentes de você. Cheguei até pensar que iriamos ser felizes para sempre; mais eu me enganei. Tudo foi ótimo, foi mágico. nunca amei ninguém como amei você, ou ainda amo.não sei. mais na vida agente tem que dar passos, e eu quero dar passos adiante e não regredir como você faz.
Já fazem quase 200 anos que Darwin acabou com essa de que deus existe, com sua teoria da evolução e adaptação ao meio ambiente, então deixem de lado os contos e fábulas e reflitam sobre os atos que comentem agora.
sabe quando o coração sente que tudo acabou, tudo foi por água abaixo ? é assim que estou me sentindo agora, tudo o que eu sonhei pra nós dois acabou sem ao menos començar direito, eu sei que não devia ter tomado atitudes precoces, mais não me arrependo de ter tentado, e muito menos de ter me apaixonado por ti. Sinto como se tivesse tirado um peso das costas & todos os planos se esvairam em minha mente, nem tudo foi como eu queria na verdade pouca coisa foi como eu planejei, só sei que sigo de cabeça erguida porque sei que de alguma forma eu venci esse amor que em você nunca existiu.
Teu sonho não acabou
Hoje a minha pele ja não tem cor
Vivo a minha vida seja onde for
Hoje entrei na dança e não vou sair
Vem eu sou criança e não sei fingir
Que eu preciso
Eu preciso
Eu preciso de você
Ah! Eu preciso, eu preciso muito de você
Lá onde estive o sonho acabou
Cá onde eu te encontro só começou
Lá colhi uma estrela pra te trazer
Pegue o brilho até entender
Que eu preciso
Eu preciso
Eu preciso de você
Ah! Eu preciso, eu preciso muito de você
Só feche seu livro quem ja aprendeu
Só peça outro amor quem ja deu o seu
Quem não soube a sombra
Não sabe a luz
Vem não perde o amor de quem te conduz
Eu preciso
Eu preciso, eu preciso de você
Nós precisamos
Precisamos sim
Você de mim e eu de você.
O vento que soprava parou
O amor que grande era, agora acabou
Você já não mais me importa
Vá-se embora por aquela porta
Sonho Real
Conheci-te
Num sonho que não acabou
e eu Vivi, uma real que tudo passou
Você foi, meu sonho,
Você foi meu mundo
Você foi...
Minha realidade dum sonho de amor
Ao te ver hoje, repenso tudo que já passou
E sonho nosso mundo que nunca acabou
Revivo, e lembro de nossos momentos de amor.
Por muitos lugares passamos
E nesses lugares, todas as lembranças.
Surgem em mim, como água de fonte.
E como água de fonte,
Meu coração derrama
Amor, o mais puro amor...
Por você...
Dança comigo,
faz os meus pés escorregarem pelo salão.
O espetáculo não acabou, só está começando.
Dance, dance, dance comigo
Amor, estou aqui e quero dançar contigo.
Continuar sem você
Todo aquele vazio de antes,
agora retoma meu coração.
O amor acabou entre nós
E o que me resta é a solidão.
Novamente ando neste caminho
em que sair é quase impossível.
Tudo por um mísero prazer
repentino e horrível.
Sento no chão,
e deixo as lágrimas me lavarem.
Penso então
que os meus pensamentos ainda valem.
Eu não vou mais chorar,
a tristeza de te perder.
Eu pretendo continuar
a viver sem ter você...
E o amor acabou com a amizade, a amizade verdadeira, que a sinceridade destruiu, aquela que a verdade causou danos, que nunca poderão ser corrigidos.
Nunca pense que tudo chegou ao fim, não acabou
E não vai conseguir se recuperar pelo que restou
Só pedaços quebrados de um coração
Como herança de tudo que se passou
E sozinho no vale da escuridão
Não via ninguém.
E então a luz apareceu
Te fez acordar e mostrou o cuidado
Pra ilusão não te levar.
Só existe alguém que perdoa e faz o impossível
Aos teus olhos acontecer
Por isso não desista.
Se não deu
Nem pensar em desistir
Se não valeu
Há um único deus
Que ta dá
Uma nova chance pra você voltar
E renascer
- Relacionados
- Textos sobre casamento
- 20 anos de casados: mensagens que celebram duas décadas de união
- Poemas de casamento
- Votos de casamento: textos prontos e emocionantes para expressar seu amor
- Frases sobre casamento que falam de amor e parceria
- Versos de Felicitações de Casamento
- Dedicatórias de Casamento