Abc
Vivíamos em comunidades e éramos mais felizes. Lembro-me quando criança que os vizinhos se respeitavam mais e, eram quase que da mesma família. Caso o filho de um fizesse alguma travessura e fosse flagrado nela por qualquer vizinho a surra era certa, pois ele falava com os pais que lhe davam total credibilidade. Mais tarde, no começo da adolescência as paqueras eram muito bacanas. Todos se envolviam cheio de paixão, as conversas eram só a respeito da pessoa amada e nos domingos as peladas e os campeonatos de várzea, além é claro, dos grandes bailes de domingo à noite. Mas o tempo passa e tudo muda, hoje vivemos em sociedade e a tecnologia está mandando bem. As pessoas não se respeitam e não se consideram mais como antes, é tudo muito artificial em qualquer relacionamento. As ferramentas da Internet cada vez mais turbinadas afastam ainda mais as pessoas, e os vizinhos viraram meros estranhos. Até nos relacionamentos amorosos as coisas estão mais difíceis, uma pena! Acredito piamente que dois jovens ao nutrirem interesse um pelo outro nos dias de hoje, eles não tem a coragem de conversar olho no olho, preferem conversar pelo facebook, ali são mais despojados, mas ao se encontrarem mostram serem introvertidos por causa dessas parafernálias tecnológicas que os inutilizaram na questão do relacionamento de qualquer natureza. No inicio a humanidade se reunia em clãs, depois em pequenas comunidades dentro de suas nações, agora estamos em plena sociedade e pelo andar da carruagem desse mundo terminaremos como robôs, vivendo obesos e sem afeição para com o próximo, então chegará o fim, e sem motivação alguma para viver por aqui.
Quando eu era jovem a moda feminina no Rio de Janeiro era totalmente diferente. As moças queriam ter os seios pequenos e ficavam bem bronzeadas, os pelos dos seus corpos era dourados, a parafina funcionava bem junto à água oxigenada e os cabelos sofriam uma mudança de lisos para ondulados no tratamento de permanente oferecido pelos salões de beleza. Por fazermos parte de um povo que vive no litoral e a quarenta graus de temperatura, naturalmente tudo se resumia a uma apresentação pessoal nas belas praias cariocas, até hoje todos os esforços vão nesta direção. Mas, infelizmente no momento atual nós caminhamos por uma estrada nada boa, as mulheres estão exagerando em suas performances. Hoje elas passam horas em academias deformando os seus corpos, tomam remédios que mudam o timbre de suas vozes, muitas parecem homossexuais falando, uma coisa horrível que tem contagiado bastante as jovens dos nossos dias. Você não sabe mais quem é natural ou quem se turbinou. Algumas vão ao exagero e buscam constarem no livro dos recordes, como aconteceu com uma jovem morena que colocou três litros de silicone em cada seio. Elas fazem de tudo, colocam silicones no bumbum, panturrilha, excesso de botox pelo rosto e encaram qualquer açougueiro que diz ser cirurgião plástico para virarem mulheres borrachas. Algumas aplicam até silicone industrial, um perigo em busca da forma ideal. Poucos dias atrás eu vi uma reportagem que uma jovem advogada permitiu que aplicasse no seu bumbum um líquido medicinal a base de alumínio, esse material endurece a carne ao ponto de a mesma ficar dura como um osso, por pura vaidade. Agora ela está internada há quase quatro meses e já fez mais de quarenta cirurgias para retirar o material indesejado que inflamou bastante e causa muitas dores, além de ter que carregar as marcas da bobagem que fez para o resto de sua vida. Agora restou-lhe agradecer a Deus todos os dias por ainda continuar viva.
A sensação atual é a utilização dos drones por parte das forças militares americanas, mas tais aparelhos estão sendo diversificados e atraindo várias áreas. Aqui no Brasil a primeira aquisição teve como intenção a vigilância das nossas fronteiras por parte do Exército Brasileiro, depois foi à vez da polícia carioca, agora já sendo utilizado por alguns programas de televisão, inclusive os de humor, mas não podemos ignorar esse tamanho avanço. Infelizmente algumas pessoas contrárias a esta criação tentam desconsiderar a iniciativa dos EUA para proteger os seus pilotos. Esses drones atacam de forma precisa e nós precisamos bastante deles para sobrevoar favelas onde marginais estão armados até os dentes, assim os erros seriam menores num ataque a distância pela polícia, e só morreriam os bandidos, enquanto os policiais estariam protegidos pelas imagens em suas ações autorizadas pelo governo de estar atirando em inocentes, além de evitar a corrupção pela falta de contato entre os lados. No desmatamento das nossas florestas também seriam muito eficientes para filmar os verdadeiros desmatadores e incendiários do nosso verde. O Governo do Brasil deveria ser menos hipócrita e investir pesado nesta técnica que tem dado muito certo e com certeza vai ser o futuro da aviação dentro das forças militares. Construir drones de vários tamanhos e com a capacidade de combate letal quando for necessário é de suma importância para a defesa da nossa pátria, até porque, daqui a alguns anos os drones serão a sensação em todos os cantos do planeta. Precisamos urgente de nossas Forças Armadas fortes, para impor o respeito necessário a nossa nação. E para a Força Aérea seria uma grande perspectiva de um futuro mais promissor nas suas atribuições que é a defesa nacional.
Agora as máscaras estão proibidas nas manifestações cariocas. A tentativa é evitar os vândalos que não se cansam de destruir o centro da cidade do Rio de Janeiro. O charme daquela máscara "V" era tudo de bom, acredito todos terem vontade de usá-la pelo menos uma vez, mas os políticos reagiram às manifestações pesadas e às vezes inconsequentes por parte de algumas pessoas. Como nada na vida é perfeito, e no que tange ao uso de qualquer máscara, essa atitude atinge o bom humor dos cariocas e até do povo brasileiro que nada fica a dever a nós cariocas no bom humor, aí, eu vejo uma grande perda nacional. O uso de qualquer máscara é hilário, é uma forma bacana de protesto em qualquer situação, mas os aproveitadores que parece ter partidos nanicos por trás de suas ações destroem toda criatividade do povo brasileiro. Eu digo brasileiro, porque os parlamentares cariocas serão imitados pelos do Brasil afora. Agora como ficamos nós? Somos um povo criativo e bastante diversificado, mas as astúcias dos políticos brasileiros são uma coisa de fazer inveja a qualquer país sério. Essa gente conta com a ignorância da maioria dos eleitores e os interesses de alguns, com a memória fraca e o desinteresse da grande massa com a política. Além do mais, eles já sabem que as ferramentas da Internet tem aproximado nossa gente, pessoas que em outras épocas jamais conseguiriam aproximação, mas através da WEB são quase como irmãos, amigos de fé, vizinhos virtuais que juntos se indignam diante de tantas falcatruas que passam a frente dos nossos olhos. Temos que estar atentos, pois a próxima intervenção pode ser contra o povo online para nos distanciar e fazerem com o dinheiro público o que quiserem. Eles comprarão favores, lutarão com todas as suas forças pelos seus interesses políticos e pessoais sem qualquer constrangimento e sem oposição. Eles não ouviram as vozes das ruas, arrancaram as máscaras de nossos rostos e agora fitam os seus olhos na direção da Internet. A punição dos mensaleiros, a nossa grande esperança corre sérios riscos de virar pizza, alguns juízes do STF já voltaram atrás, e nós não temos mais a quem recorrer. Só ficamos eu e você.
Firmado na esperança
Quantas vezes passamos por situações difíceis? Algumas delas terríveis, a ponto de desvanecer a esperança que ainda existe... quantas vezes nos sentimos sozinhos diante de um gigante chamado problema... daí, qual a tábua da salvação que teremos que nos apegar para continuar vivendo...?
Quantas vezes ao abrirmos a porta da realidade só percebemos desertos em nossa frente, tudo parece não ter fim... quantas vezes a impotência sentida leva tudo a perder diante do mal que se apresenta...!
A tal luz no fim do túnel que aparece para todo mundo, na nossa vez se apaga... a paisagem é sombria e sem encanto... essa luz que parece mais miragem do que qualquer outra coisa para nós é como uma ilusão, pois estamos com os corações sofridos e já perdemos a esperança de fato...!
Quando nada dá certo tudo fica confuso, o abatimento é visível e qualquer pessoa percebe, mas elas não conseguem dimensionar a grandiosidade da adversidade apresentada... e o pior é que a vontade de ajudar dessas pessoas não são insuficientes para digerirem nossas lutas, tornando inglória as tais tentativas...!
A vida de quem se encontra numa total situação adversa, torna-se complexa e perigosa... quando as portas começam a se fechar o perigo ronda essas vidas, a ponto de se sentirem numa areia movediça, sem um porto seguro para sustentá-las...!
Porém, o mais bacana é ver quando a superação fala mais alto no íntimo de alguns obstinados... a palavra desistência não faz parte desses seres, e o mais interessante é vê-los ainda buscando a retidão na vida, mesmo quando parcialmente destruída devido as circunstâncias...!
Colocar a vida nos eixos não é uma tarefa fácil, temos observado tantos crakudos espalhados por esta cidade, alguns sem a menor esperança de melhora e quanto a nós? As adversidades vão nos devorar, sem ao menos a esperança de melhora nos dar?
Firmado na esperança temos que lutar com muita convicção contra toda e qualquer adversidade, pois não há vitória sem luta... saiba que, quando o seu mundo parecer estar caindo muitos ao seu lado estarão se reerguendo por ter sofrido algo parecido...!
Firmado na esperança não podemos desistir de nós mesmos e nem dos nossos semelhantes, a vida nos cobrará qualquer desleixo no tratar desse assunto tão sério e tão cotidiano...!
Firmado na esperança, acreditamos que alguém superior está assistindo a nossa luta e nos coroará com a eminente vitória...!
Dê espaço para a fé, assim a esperança nos momentos mais frágeis surgirá como socorro.
Sentindo saudade
A saudade é um sentimento maravilhoso quando traz boas lembranças ou se pode matá-la, mas quando tudo isso se torna impossível é desastrosa...!
A saudade faz parte da vida de todos, mas também provoca confusão... na verdade, eu fico a pensar: devemos senti-la ou sofrer em nome dela...?
A saudade é sentimento às vezes maravilhoso, já em outras oportunidades desastroso, pois não tem o poder de trazer ninguém de volta, mas a pior saudade é aquela que sentimos por alguém que está perto...!
Quando sentimos saudade percebemos o quanto fomos felizes e não aproveitamos, e nem sempre ela quer dizer que estamos separados de fato, mas demonstra uma vontade imensa de voltar para aqueles momentos felizes...!
Quando sentimos saudades percebemos que algo carimbou o nosso coração com bastante propriedade e firmeza e até hoje mexe com o nosso interior...!
Quando sentimos saudades percebemos que não valorizamos aquilo que nos foi dado e que hoje nos faz uma falta danada, mas não podemos reconquistá-lo...!
Este sentimento faz com que percebamos a presença de pessoas que passaram por nossas vidas e deixaram um pouco deles conosco, boas lembranças...!
Este sentimento faz os olhos marejarem, a ponto de apequenarmos tudo a nossa volta pela vontade de ver um instante do passado ser revivido...!
Este sentimento faz a nossa alma querer voltar a lugares impossíveis de serem revisitados... o passado já foi, as estrutura dos lugares já não são mais as mesmas, as pessoas presentes ali são outras...!
Triste é ter um sentimento de saudade por coisas que queríamos que acontecesse, mas não aconteceram... amar um passado inexistente é muito ruim...!
Triste é ter um sentimento de saudade que provoca dores sem precedentes... neste momento falta-nos forças para entender o porque de tanto sofrimento...!
Triste é ter um sentimento que enfraquece tanto o nosso ser sem dó nem piedade... daí, eu me pergunto: pra quê plantar saudade se podemos plantar esperança para colher felicidade...!
Acredito que a saudade provocada pela ausência de uma pessoa tão querida pode provocar dores na alma e no corpo, mas também temos outras formas de buscarmos a felicidade...!
Não devemos ficar presos ao passado, mesmo sabendo que ninguém substitui ninguém.
É ruim dormir sozinho
Nas noites frias de inverno, dormir sozinho é terrível... então, porque não se relaciona? As mulheres que andam sozinhas buscam para si, homens de valores, para se unirem no útil e agradável...!
Porque tanta resistência para ser feliz enquanto pode... saiba que o tempo urge e amanhã poderá ser tarde demais... esqueça a fogueira de São João, as batatas já assaram e o quentão esfriou...!
Todas as noites é a mesma coisa, você chega do trabalho, assiste jornal e logo depois a novela, e não tem ninguém para conversar... as quartas posterga o sono para assistir futebol e nada de novo...!
Da segunda sem lei ao globo repórter são as mesmas coisas, rotina chata essa, não é? Os dias cinzentos passam e nada acrescenta a essa vida mixuruca...!
Nem consegue mais conversar com os amigos, eles são os machões românticos do passado que ainda estão em evidência e apesar do tempo, acumulam histórias interessantes que chamam a sua atenção, mas não a sua coragem...!
Você está como se fosse um morto vivo, sem emoções... vive preocupado com o nada, não tem um pinto para dar água... vive só de acúmular bens, mas pra quê?
Quando a morte chegar, ela vem na maioria das vezes sem avisar, outros vão do seu suor desfrutar e sem cerimônias, pois não suaram para obtê-los...!
O pior é que na maioria das vezes, esse tipo de gente torra rapidamente o que o outro levou anos para adquirir, portanto, será que vale a pena abrir mão da felicidade para adquirir bens...?
Se você souber conduzir a sua vida com destreza, conseguirá somar uma boa quantia em dinheiro, ao mesmo tempo em que se relaciona com uma bela mulher, será abençoado com a paternidade e viverá os sonhos de seus filhos...!
Curtirá na velhice a chegada dos netos, eles o completarão e você gostará do resultado final disso tudo... a sua vida sofrerá um renovo, a alegria lhe dará jovialidade e será grato a Deus por tudo...!
Deixará o amargo de uma vida só, a nostalgia fará sentido para você, as lembranças serão boas e na saudade as lágrimas derramadas valerão a pena...!
Deus na criação disse que o homem e a mulher deixariam os seus pais para se tornarem um somente, construiriam família e mesmo vivendo na dualidade, jamais seriam indiferentes à unidade...!
Acorda homem, vai ser feliz, busque uma companheira e jamais volte a dormir sozinho.
Toda liberdade é vigiada, seja no mundo secular ou no mundo gospel. No mundo a liberdade sem controle vira anarquia, e por isso somos limitados pelas leis dos homens, já a liberdade cristã está em poder dizer não ao pecado por opção, cumprindo assim os mandamentos divinos com alegria, até porque liberdade é sinônimo de responsabilidade.
Existem pessoas que estão presas às mágoas do passado como uma planta está presa a sua raiz, sem condições de se libertar. São feridas emocionais que as impedem de se levantar. Feridas que precisam ser tratadas e estas curas têm que ser de dentro para fora para que a restauração seja completa. São pessoas reprimidas de baixa autoestima, incapacitadas de estabelecer relacionamentos íntimos, em alguns casos oprimidas e com constantes mudanças de humor. Essas pessoas precisam entregar suas vidas a Jesus e receberem dele, um tratamento espiritual aonde através da ação do Espírito Santo, seus sofrimentos chegarão ao fim, os tornando livres para amar.
O diabo veio para roubar a sua fé colocando dúvidas no seu coração, para matar a sua esperança lhe causando desânimo frustração e sentimento de solidão, e para destruir a sua vida e ti levar para o inferno, mas Jesus veio para te dar uma fé absoluta em Deus, para te dar esperança de receber a coroa da justiça e de glória, e para te dar abundância de vida que é a garantia da vida eterna.
Quando praticamos um ato errado e somos descobertos normalmente sentimos remorsos, quando praticamos um ato errado e nos arrependemos nos desculpamos, mas quando nos arrependemos de todos os nossos pecados Deus nos perdoa, retira toda a nossa culpa e nos transforma em nova criatura. Não ceda, a tentação provém dos desejos do coração e se não resistir a ela praticará os pecados que geram a morte espiritual.
O querer é um desejo sincero de a pessoa fazer a vontade de Deus ou simplesmente continuar a ter uma vida sem compromisso com o Pai Celestial, assumindo assim, as consequências futuras de uma condenação eterna. Seja inteligente e recuse essa vida sem propósito com a eternidade, será a melhor decisão que irá tomar a seu favor.
Compaixão é um sentimento nobre que Jesus teve ao dar a sua vida pela raça humana, que estava destinada a condenação eterna. Um amor incondicional que reconciliou os homens com o Pai. Sentir a dor dos outros é algo raro nos dias de hoje, nos levando a valorizar ainda mais a paixão de Cristo.
Ao erguermos as mãos para aceitar Jesus como salvador todas as nossas transgressões são encobertas. Ele escreve o nosso nome no livro da vida, porque nos comprou com o seu sangue lá na cruz do calvário e dos nossos pecados Ele não se lembra mais, pois nenhuma condenação há para aqueles que estão nEle.
As nossas alegrias devem superar as nossas tristezas, de igual modo o consolo deve superar a dor, a esperança ao desespero, o entusiasmo ao desânimo, o sucesso ao fracasso, a coragem ao medo, e por fim, a vitória deve superar a derrota.
O pecado é transgressão moral e quando alguém usa a liberdade que Deus nos deu como pretexto para pecar saberá um dia que ele não compactua com essas ações. Quem comete pecado consciente achando que Deus em sua infinita misericórdia irá perdoá-lo está completamente enganado, e quanto a Jesus, ele não voltará mais a terra para ser crucificado novamente.
Esperança é a expectativa de se conseguir algo que se deseja uma palavra consoladora num mundo desolado, algo muito ativo e que exige muito trabalho de quem pretende perseverar nela, é a condição prévia que Deus requer de cada ser humano. Não é uma atitude simples e nem passiva, pois orar para pedir a Deus que apresse o momento de cumprir a sua vontade em nossas vidas e mesmo diante das adversidades não vê as soluções é complicadíssimo.
Apenas sussurre
É triste ver tantos desentendimentos, sabe por quê? As pessoas se afastam uma das outras... ficam tão longe que não conseguem mais se ouvirem...!
E se não conseguem mais se ouvirem, então, gritam umas com as outras para serem ouvidas... e por estarem aborrecidas, cada vez os sons de suas vozes ficam mais altos...!
E na medida e quem ficam mais altos os sons de suas vozes, as distâncias também parecem aumentar... a ponto de não mais se ouvirem, agora são dois corações distantes...!
Se são dois corações distantes, mas que um dia foram muito próximos, a falta do perdão os distanciou... aborrecendo quem um dia se amou de verdade, provocando uma viagem sem volta...!
Nesta viagem sem volta, se percebe o quanto é ruim se aborrecer, esse sentimento afasta dois corações que um dia se amaram de verdade... e por isso tanto grito...!
Tanto grito que poderiam ser sussurros, mas a distância não permite... poderiam ser afagos, mas a distância não permite... poderiam ser olhares que dizem muito, mas a distância não permite...!
A distância não permite reconciliação... distância essa fruto dos aborrecimentos que geraram os gritos, que geraram uma larga distância...!
Ao invés de gritar dois corações deveriam apenas segredar, por estarem tão juntinhos... deveriam se unir para as adversidades não interromperem o enlace...!
Não interrompendo o enlace, tudo flui de maneira agradável... a vida fica mais leve e não há inversão de valores...!
Não havendo inversão de valores os papéis ficam melhores definidos, numa relação saudável e sem exageros...!
Apenas sussurre para que as diferenças venham ser reduzidas... entenda que a sinceridade nem sempre é a verdade e que o compromisso não é só obrigação, ele necessita de cumplicidade...!
Apenas sussurre para os dias serem mais longos e as relações terem a cara da eternidade...!
Há um lugar
Há um lugar onde tudo é diferente, mas a época sempre a mesma, um eterno presente, mas tudo é diferente... lugar onde as pessoas andam de mãos dadas e à violência não tem mais lugar entre a gente...!
Há um lugar em que gozaremos de uma boa vida, resultados de nossas boas ações, fruto de um amor consolidado em nossos corações... lá as bebidas, as drogas e o fumo não mais influenciarão as nossas vidas...!
Há um lugar em que as canções terão um verdadeiro fundamento, e não serão somente palavras ao vento... um lugar que não tem crianças e grisalhos, nem um calor insuportável ou um frio de arrepiar, a ponto de ter que usarmos agasalhos...!
Há um lugar que não teremos mais medo e todo canto será um aconchego... lá os territórios já estão demarcados e todos os seus habitantes se igualam...!
Há um lugar que não traz nenhuma agonia, os segredos já estão revelados e não existe mais o traíra... lá as flores exalam o verdadeiro perfume e todos são amados...!
Neste lugar poderemos conviver com as feras da fauna, curtir bastante a flora e mergulhar nas águas, sem o medo de nos afogar...!
Neste lugar a natureza é amiga, não é maldita como aqui nesta vida... lá poderemos ouvir o som da brisa, pisar nas areias e sentir o sabor da chuva...!
Neste lugar tudo é perfeito, até os sons e efeitos de todos os encantos ao nosso redor... na entrelinhas, que graça nós tínhamos de viver nesta terra sem um futuro promissor...?!
Lá é um lindo lugar que Deus nos guardou e na terra anunciou, através dos profetas, dizendo que não nos deixaria sós...!
Um lindo lugar, de inefável beleza, intangível pureza, que o pecado não pode tocar...!
Lá é o nosso lugar, pois somos arrependidos desses dias malditos, que em breve cessarão... mas quem por aqui ficar, só terá sofrido até o fim chegar...!
Palavras tortas
As palavras em forma de teia trazem confusões, elas dizem o que não querem dizer... perturbam a ordem e machucam os corações... palavras soltas, tão soltas, tão bobas que não surtem os efeitos, pra que então dizer...?!
Palavras entre vírgulas, tão desnecessárias, cruéis desalmadas, ninguém lhe quer ler... palavras ofensivas, todas debochadas, algumas ranzinzas machucam os ouvidos do pobre receptor...!
Palavras ociosas, pra que serem ditas, de nada aproveitam os dois lados envolvidos... palavras com gírias e palavrões em conflitos, ninguém suporta ouvir...!
Palavras montadas da forma errada viram armas de guerra na grande ofensa... palavras não ditas, mas tão mal pensadas se entregam no olhar...!
Palavras que ferem sem dar a menor chance como as pedras nas vidraças, que só querem destruir... palavras fortes e fracas unidas com o mesmo propósito, nefasto propósito, ruim de aturar...!
Palavras esquisitas, tidas como malditas, requer serem varridas do português desta gente do bem... palavras que se espalham com maldade, destroem a dignidade do pobre ser...!
Palavras que fingem ser inofensivas, mas por traz são setas malignas dos inimigos do bem... palavras que se espalham como se estivessem escritas nos outdoors da cidade...!
Palavras inconvictas, sem noções e ofensivas, cheias de malícias para no fim demolir...!
Mas se forem bem escritas e se juntarem como poesia no final, todos serão felizes!