A Vida e as Estações
“Em qual estação se encontra a minha alma?”
A nossa natureza assim como as estações vai nos ensinando no silêncio dos nossos pensamentos a viver uma vida com mais compreensão, amor e um sentimento de crescimento interno a cada novo renascer da nossa vida.
Viva todas mudanças com a serenidade da certeza do renascimento eterno.
Assim como eu, a chuva vai em suas cantorias pelas estações do ano, interrogando a vida e a que viemos...
A vida é um caminhar por estações,
cada qual com sua singularidade
e como asfolhas também passamos,
do verão lindo e especial,
para a nova época
que se faz outonal,
vamos deixando ao léu, pedaços de nós,
lamentos, alegrias, risos, saudades...
A vida aparenta ser para ti, uma viagem emocionante, que passa por algumas estações, onde cada instante importa, onde a paz é uma presença indispensável, as emoções fazem tamanha diferença, dão significados, motivam propósitos, os quais são marcantes a partir da intensidade que reluz dos teus olhos, que está na verdade dos teus atos, que te tornam um ser valioso, mulher admirável, portanto, viajar contigo deve ser o mesmo que tomar muitas taças de entusiasmo em certos trajetos.
Estações, elas vão mudar
A vida vai fazer você crescer
Os sonhos vão fazer você chorar,
Tudo é temporário
Tudo vai passar
O amor nunca morrerá
Em meio ao ciclo das estações,
Entre julho e dezembro, minhas razões,
Eu espero, pacientemente, o frio chegar,
Pois sei que em meu descanso, irei brotar.
A aparência seca, quase morta, eu terei,
Mas nos brotos da primavera, renascerei.
E no verão, os frutos irão se formar,
Toda a sequidão será então superar.
Os dias infinitos, as noites a brilhar,
As fases da lua, a me encantar.
Mesmo na solidão, eu irei cantar,
E com risos altos, minha alma alegrar.
Nenhum boa noite, mensagem a chegar,
Mas mesmo assim, eu irei descansar.
E ao despertar, feliz eu estarei,
Pois o sol brilha, e a vida pulsa em meu ser.
Há amor, há vida, em cada batida,
Janeiro é o início, mas logo virá outro julho,
E novamente, estarei seca, pronta para renascer,
Em dezembro, frutificando, meu ciclo completo.
Até que eu seja um galho seco, pronto para o fogo,
Serei portadora de sementes, um legado, um jogo.
Espalharei amor, vida e eternidade,
Pois é assim que se constrói a verdade.
Que a natureza me inspire, a cada novo dia,
A encontrar a beleza em cada melodia.
E mesmo quando o galho estiver seco e partido,
Minhas sementes irão florescer, em um novo sentido.
Assim, eu serei eternidade, em cada pedacinho,
De amor, de vida, de alegria, de carinho.
E no ciclo sem fim, eu encontrarei meu lugar,
Espalhando sementes, até a eternidade alcançar.
As estações do tempo estão sempre mostrando um sinal que a gente insiste em não enxergar, que a felicidade está nos detalhes da vida, é só ouvir o vento, o mar, o barulho das cachoeiras e os cantos dos pássaros para começar a compreender estes sinais.
As estações compõe, ao seu modo, um enredo próximo da realidade de todas as pessoas e nos ensinam a viver melhor. Primeiro temos o calor infernal simbolizando a chegada de um problema. Depois do fogo e da forja nossas energias se esgotam. É hora de mudar aquilo que causou nossa febre alta. É hora de colher também dos frutos de nossas ações e convicções. Estamos mais fortes. O que sobrou de nós é nossa armadura de fé. Então a temperatura caí. A proteção de um agasalho no frio é a mão divina permitindo sairmos e enfrentar os desafios mesmo com as condições adversas. Enfim superamos o ciclo de obstáculos que a vida nos impõe. Tudo está revigorado, tronco mais cascudo, galhos mais grossos, folhas mais verdes e nossas flores exalam nossa vitória e a nossa primavera já pode nos fazer sorri.
As estações do ano são uma metáfora poderosa para refletir sobre a natureza da vida e sobre como nos relacionamos com as mudanças que ocorrem ao nosso redor. Assim como as estações se sucedem em um ciclo constante, nossa vida também passa por fases distintas, cada uma com suas próprias características e desafios.
Na primavera, vemos o renascimento da natureza, com as flores desabrochando e os animais se reproduzindo. É uma época de renovação e de novos começos, em que devemos buscar o crescimento e a expansão de nossas vidas.
No verão, o calor e a luz do sol nos energizam, e temos a oportunidade de colher os frutos do trabalho realizado na primavera. É uma época de plenitude e de celebração, em que devemos aproveitar os bons momentos e buscar o prazer e a felicidade.
No outono, as folhas começam a cair e a natureza se prepara para o inverno. É uma época de reflexão e de introspecção, em que devemos avaliar nossas conquistas e nos preparar para os desafios que virão.
No inverno, a natureza se recolhe e o frio nos faz buscar abrigo. É uma época de quietude e de introspecção, em que devemos refletir sobre nossas vidas e nos preparar para os novos começos que virão na primavera.
Assim como as estações se sucedem em um ciclo constante, nossa vida também passa por fases distintas. Devemos aprender a nos adaptar às mudanças e a aproveitar cada fase da vida da melhor maneira possível. Se soubermos lidar com as estações da vida de forma equilibrada e consciente, poderemos colher os frutos de uma existência plena e significativa.
"As quatro estações"
Que a beleza do nascer de uma flor, nos mostre que dentro de um acanhado botão, existe uma riqueza que espera pelo tempo certo para florir, que naquele preciso momento, talvez um entardecer de primavera, ou no despertar de um lindo dia, tudo o que parecia meio sem graça, ressurge, exalando um suave perfume que faz compreender que tudo o que precisamos é adubar, regar, cuidar, até o momento de exatidão.
Que o calor de um dia de verão nos faça aquecer nossas almas e corações. Lembrando que esta força revigorante que contagia nossos dias, proporcionada pelo nosso Astro Rei, mesmo na arides, deve ser carregada até os dias nublados.
Que ao observarmos uma folha cair, tomemos como lição, que não existem quedas em vão, que o outono está nos alertando que talvez dias difíceis virão, e que será preciso nos mantermos aquecidos, protegidos, para enfrentarmos alguma escassez e assim dividirmos nosso calor humano, nossa compaixão, nestes dias frios de longo inverno, entendendo que nem sempre um agasalho pode suprir a importância de um aquecido abraço, ou um afago proporcionado por um bate papo, uma xícara de chocolate quente, adoçado por palavras doces, ou com gargalhadas por piadas sem graça, para esperar novamente pelo dia de florir.
Mas que sejamos fortes, para nos mantermos flores, em nossas quatro estações
Assim como as estações precisam se retirar para entrada de outra, assim é o Homen e seus ciclos de Renovação e transformação.
Em nossa vida, acompanhamos a Natureza, e assim,
a vivemos em 4 estágios, ou estações...
Apenas temos que procurar vive-las da melhor maneira possível,
tomando os cuidados necessários para tanto...
Ósculos e amplexos,
Marcial
COMO VIVER AS QUATRO ESTAÇÕES DE NOSSA VIDA
Marcial Salaverry
Apenas precisamos entender que é assim mesmo a vida, sempre lembrando que nós a vivemos em quatro estações, assim como a Natureza sàbiamente o faz, tendo as coisas certas para que todas as quatro sejam bem vividas e aproveitadas...
Inicialmente temos a infância, que é nosso verão, e nos dá alegria, vida e satisfação. Temos todo o vigor e todo o viço para vivermos com paz e alegria, quando nos permitem faze-lo. Temos nossos problemas, como o verão tem suas tempestades, mas é a fase mais gostosa da vida, onde ainda desfrutamos alguns privilégios dos quais teremos de abrir mão mais tarde, e é preciso recebermos uma boa orientação para que possamos entender e observar nossos limites...
A adolescência é a primavera, quando tudo são flores, alegria, energia, e a vida sai por todos os poros... Temos a beleza da juventude florindo, como as flores o fazem, para serem colhidas por quem realmente as deseje, é a fase que requer mais cuidados, pois somos mais suscetíveis a certas más influencias que querem nos induzir a certos vícios altamente daninhos, e os cuidados devem ser redobrados para fugir de tais vícios, pois as consequencias serão sentidas mais tarde...
Depois, vem o outono, quando as folhas começam a cair, nossa energia sumindo, e temos que aproveitar o que ainda temos de vida e energia, antes que chegue a última estação, é quando certos cuidados que antes não foram bem observados, deverão ser providenciados, pois a próxima estação será a mais complicada de todas para quem não tomou a devida atenção com as medidas necessárias para a proteção do organismo...
E por fim, temos o inverno, com sua frialdade que esfria o corpo, limitando nossos movimentos, com as consequencias que a idade nos traz. Temos até a neve,branqueando-nos os cabelos... É quando serão mais sentidos os efeitos de como vivemos as estações anteriores...
Temos que viver as Estaçoes da Vida, como a Natureza vive as 4 Estações, com sabedoria, aproveitando cada estação, e dela extraindo o melhor para nosso coração, procurando fazer de cada dia sempre UM LINDO DIA, até chegarmos ao momento de encerrar nossa caminhada, apresentando-nos ao Criador, e, parafraseando uma linda música, dizermos "Senhor, aqui me tens de regresso, e suplicante lhe peço minha nova inscrição", preparando-nos para a próxima passagem...
Marcial Salaverry