A Vida é a Arte do Encontro
O valor da vida se faz na arte de viver. A vida é uma arte onde a encontro e desencontros. Sem os desencontros não haveria encontro pra descubrir o que é um novo viver
a vida e a arte do encontro e te encontrei inesperadamente como se fosse a vida que não tem hora pra chegar e não quero te perder pois te amo demais e não sei oque fazer pra te fazer entender quanto mais dias se passe mais eu amo você.
"Como devo olhar para uma obra de arte?" perguntei.
"Você precisa apenas ver o que vê e sentir o que sente", respondeu com honestidade e economia.
"A beleza está apenas nos olhos de quem a vê?"
"Não Mineko, a beleza é universal. Há um princípio absoluto que envolve a manifestação e dissolução de todo fenômeno. Isto é o que chamamos de carma. Esse princípio é constante e imutável e se apresenta como valores universais, como beleza e moralidade."
Hoje eu vejo que os sentimentos e emoções quando antecipados à arte de pensar antes de agir, assemelham-se a feras enjauladas que soltas devoram suas presas.
Infinite-se.
Ah como seria bom se a vida fosse do jeito que queríamos, ela não se chamaria vida, e sim sonho. Mas o sonho deve ser o que estamos em busca enquanto vivemos. É? Então, o que seria real e o que seria sonho? Nosso sonho é real? Ou nossa vida é um sonho? Pensamentos frustrados esses. É melhor deixa a alegria de viver tomar-nos conta. E em vez de viver em busca do sonho, é melhor sonhar com os pés nos chão.
Nossa vida é cheia de passagens de ida sem volta. Alguns lugares que dar prazer de ficarmos. Outros - se soubéssemos que seria aquele o nosso destino - nem compraríamos a passagem. Era melhor ficar dormindo o dia inteiro, de molho, sem sair do lugar. Ah o nosso lugar! Porque sempre temos que ter o nosso lugar no espaço (afinal somos matéria). O pior é ter que sair dos lugares que gostamos forçadamente. E principalmente quando o “nosso lugar” não é um espaço. Lugar pode ser um poema, uma paisagem, uma canção, um alguém. Nosso lugar é onde sempre nos sentimos em paz, alegres, é pra onde sempre queremos retornar. Que a vida não tire nossos lugares. Mas se assim for, que tire de um arranque só. Para que doa de uma vez, para que não se sofra uma constante dor.
Se for pra ser, será. Independente da quantidade de vírgulas, pontos ou parágrafos. Os caminhos serem diferentes, não nos impede de andarmos de mãos dadas, mesmo que distante. Mas se um poste na calçada do destino fizer suas mãos se desentrelaçar, por caminhos diferentes temos que trilhar, se não encontrar o que procura e o que procura já não pode ser mais, o jeito é caminhar pra frente e não olhar pra trás. Pois como dizia o poeta: “ a vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.”
Nesses encontros e desencontros, um dia você vai se encontrar.
"Tantos desencontros na vida...
Nós nos encontramos de repente numa fila que a vida nos faz enfrentar... Desencontramos por desacordo nas palavras e não nos encontramos de fato... Com isso ficamos sem saber, se podia ou não algo acontecer...
Então eu pergunto por quê? Porque de repente você em minha vida apareceu e simplesmente desapareceu...
Desculpe se o erro foi meu... "
ESPECTRO DEIFICADO
"Deificar o meu espectro me torna escape
Da instalação de estradas estratosféricas.
Senão, o mesmo rio que me engolfou
Secando em desencontros do visto da janela
Me tornaria capaz de ser ao mesmo tempo
Vida de dístico, fundo do estilo,
Eixo do sinistro e prumo da embocadura."
CAROLINE PINHEIRO DE MORAES GUTERRES
Se o senhor tiver tempo pra ouvir a minha história
Eu começo lhe contando
Que toda a minha vida foi um grande desencontro
Entre o tempo do relógio e as oportunidades
Entre idas e vindas você foi um reencontro inesperado, uma alegria momentânea, a presença que acalmava e hoje se tornou a saudade mais doída...
O desencontro foi rápido e sem despedidas. O seu adeus silencioso abriu em mim uma grande ferida!
Até hoje me pergunto o que aconteceu para termos terminado assim...
Onde está aquele amor
que busco e ele não vêm?
Será que está escondido
no coração de certo alguém?
No despertar das manhãs
Nas tardes, no anoitecer
Onde está aquele amor
que eu não consigo ver?
Será que está no perfume
da flor da laranja-lima,
no sonho fantasioso
do coração da menina?
Onde está aquele amor
por detrás das incertezas
dos sonhos que não se acabam
e não conhecem tristezas?
O amor está no ar:
na oxigenação,
na brisa da madrugada,
no sol quente do verão
As manhãs da Primavera
embelezam a estação
que estão em cada pulsar
movidos pela emoção
O amor é natureza
é beleza interior
é vida pra ser vivida
sem mágoas e sem rancor
Amor é essência da alma
plantada no coração.
Só vive um amor real
quem nasce para o perdão.
(COSTA, Benedita Lopes da. Amor, onde estás?. In: GONDIM, Kélisson (Org.). Vozes Perdidas no tempo. Brodowski: Palavra é Arte, 2020. p. 44).
Apaixonadamente Pela vida desde que o Pequeno Relogio Registrou as Pequenas fagulhas da minha Existência
não pedi pra nascer mas!
vou encarar a vida mesmo que possa
passar por tribulações
minha fé e mas
pois tenho um jesus que e filho do Altíssimos.
Tem momentos na vida que você não pode demorar para tornar decisões. Tenha consciência de quando é tempo de retirar o seu pé de onde você colocou todo teu coração. Faça por você !
Talvez, um dia, eu aceite tantos desencontros. Talvez eu compreenda que cada um segue sua vida independente da nossa vontade. Talvez, um dia... hoje não. Hoje eu sigo o meu coração. Hoje eu tenho um compromisso com a minha própria história e respondo apenas pelos meus enganos. Hoje eu sigo o conselho do tempo e acredito quando ele diz que tudo passa.
A Minha vida é dirigida por Deus. Então, se eu não te encontrar no meu caminho, desculpe-me, é que pedi para o condutor me livrar do Mal. Amém!
A minha vida é dirigida por Deus. Então, se eu não te encontrar pelo caminho, desculpe-me! Talvez seja só desencontro, ou apenas o fato do condutor ter atendido ao pedido.
Livrai-me do mal, amém!
“A vida é cheia de sabores. Tempere sua existência com as melhores cores. Use raras olências; sinta o aroma mais doce e delicado dos seus dias.” (Arfelli, 2014)