A Vida e a Arte

Cerca de 1863 frases e pensamentos: A Vida e a Arte

A Arte de Viver em Equilíbrio

"A vida consiste de extremos. A vida é uma tensão entre os opostos. Para ser exatamente no meio significa sempre estar morto. O meio é apenas uma possibilidade teórica; só de vez em quando você está no meio, como uma fase passageira. É como andar em uma corda bamba; você nunca pode estar exatamente no meio, por qualquer período de tempo. Se você tentar, você vai cair."

"Se você pode amar e se você pode rir, totalmente, de todo coração, sua vida se tornará uma tal felicidade e uma bênção, não só para si mesmo, mas para todos os outros. Você vai ser uma bênção para o mundo. "

"A cada momento há a possibilidade de ser total. Seja o que for que esteja fazendo, fique tão completamente absorto, de modo que a mente não pense nada, esteja simplesmente ali, seja apenas uma presença. E mais e mais totalidade virá para você e o sabor da totalidade o tornará cada vez mais e mais capaz de ser total.
Procure perceber quando você não está sendo total. Esses são os momentos que precisarão ir sendo abandonados pouco a pouco. Quando você não é total... sempre que você estiver na cabeça -- pensando, refletindo, fazendo cálculos, sendo astuto, achando soluções engenhosas --, você não é total. Pouco a pouco, vá se descartando desses momentos. Trata-se apenas de um velho hábito. Hábitos são difíceis de se deixar. Mas eles morrem certamente -- se a pessoa persiste, eles morrem."

"Estas três mulheres estão suspensas no ar, livres e brincalhonas, porém alertas e interdependentes. Num número de trapézio, ninguém pode permitir-se estar um pouquinho "ausente", mesmo por uma fração de segundo. E é essa atitude de atenção total ao momento presente, que está representada aqui."

"Podemos sentir que há coisas demais para fazer ao mesmo tempo, e ficar hesitando ao tentar fazer um pouquinho aqui, um pouquinho ali, em vez de fazer uma coisa de cada vez e até o fim. Pode ser, também, que acreditemos que o que cabe a nós fazer é algo "chato", porque nos esquecemos de que o que importa não é o que fazemos, mas a maneira como o fazemos.

Desenvolver a capacidade de estar presente por inteiro ao responder ao que quer que surja, da forma como vier, é um dos maiores presentes que você pode dar a si mesmo. Dar um passo de cada vez ao longo da vida, dedicando a cada um deles a sua total atenção e energia, pode trazer uma grande e nova vitalidade e criatividade a tudo o que você faz."

Pedaços

Parte de mim tem medo
Parte coragem no enredo
Da vida, pois quero arte
Na alma em total parte

Se da fala eu faço grito
Do silêncio eu faço rito
Palavras, poesia, frase
Ora calado, ora quase

Nos meus falantes pedaços
Sonante é o amor, os abraços
Pedaços que contudo acredito
Todos juntos num só infinito

Pra estes sonhos em devaneios
Peço desculpados aos alheios
São apenas pedaços de emoção
Expelidos do poético coração

Ambição está, fatiada em pedaços
Nunca em nó, e sim suaves laços
Distante, perto, chegada ou partida
Os pedaços juntados são guarida

Sou parte dos pedaços num todo
Que tento transformar em denodo
De anseios e de boas lembranças
E nestes pedaços pouco fui usanças

Pedaço de mim é poesia
Escritas em pedaços de vigor ou melancolia
Pedaço de mim é paixão
Nos pedaços do afeto onde sempre fiz alusão
Pedaço de mim é dor
Antagonizada nos pedaços da alma em louvor

Sou pedaços, parte, um todo no amor

A vida é uma arte de fazer aquilo que gostamos, o que levamos a sério são os tropeços.

Você ainda não aprendeu a maior lição da vida,
continua perdido.

Não aprendeu a arte de perder..
se perde... quer guardar tudinho.

Perca, perca devagarinho
cada dia um pouquinho,
fique só com o que sobra,
e do que sobra... amanhã perca mais um pouquinho.

Devagarinho, devagarinho
quando você se dá conta perdeu tudinho.
Ficou sozinho... errante pelo caminho.

Tudo bem....perder tudo não é nada sério...
que não se leva nada da vida não é nenhum mistério...
e pra onde se vai... se vai mesmo sozinho.

Resolvi... Quando a vida me fizer em pedaços, me inspirarei em Gaudí e farei obras de arte com os cacos e restos. Afinal, quem foi que disse que não dá pra criar beleza utilizando material que ninguém soube ou quis aproveitar?
Chega... quero beleza, quero cores, quero maravilhas...
Quero casas Batlló, casas Milá, quero catedrais, quero jardins, prédios, quero tudo... Quero em pedaços, quero colorido, quero de qualquer jeito!

Eu ser
Na arte sou atração,
Na vida sou plateia,
Na amizade sou compreensão,
No amor sou dedicação,
Mas de qualquer forma perdoe-me por não se canção de uma nota só.

A vida é a arte de morrer lentamente.

A vida é feita de escolhas e a arte é ter maestria nessas decisões! Quando erramos, a vida nos recompensa com o aprendizado!Nos acertos ganhamos o deleite!

SOBRE A DIDÁTICA COMO ARTE
“A vida é um constante ato de aprendizagem” Piaget

A DIDÁTICA tem perdido cada vez mais seu caráter instrucional baseada em aulas e provas repetitivas para assumir, com vigor, o “status” de arte. Esta arte jamais descarta as informações científicas, pois sem elas não se pode conhecer e manipular o mundo. Mas por outro lado, é importante saber que essas informações só serão relevantes se forem impregnadas de estética e beleza. Afinal, conhecimentos científicos são indispensáveis, mas sozinhos, são impotentes para transformar massas disformes em pessoas cidadãs.
Pensando assim, a DIDÁTICA contempla alguns princípios significativos que precisam estar na pele e nos poros do educador contemporâneo.
Primeiro princípio didático: Mais do que dar respostas a perguntas que não foram feitas, o professor deve ter capacidade de propiciar ao aluno capacidade de pensar critica e criativamente a realidade. Aprendendo a arte de pensar o aluno cria a possibilidade de descobrir novos saberes. Não fica apenas na memória acumulada. Produz novos conhecimentos. O educador que compreende esse princípio pode dizer como Edgar Morin : “Uma cabeça bem feita vale mais que uma cabeça cheia”.
Segundo princípio didático : O Educador que sabe este princípio sabe que seu dever é trabalhar para que o aluno tenha o prazer da autonomia. Este processo tem duas dimensões: a dimensão do prazer e a dimensão da dor. Aprendemos o saber quando ele tem sabor. Mas também há aprendizagens profundas que nos dilaceram as entranhas. Lembro-me também de um adágio popular: “Ostra feliz não produz pérola”.
Terceiro princípio didático: O educador tem que querer a emancipação completa do aluno: seu conhecimento racional e também o poder de sua auto-estima. Isto exige do educador uma didática que esteja voltada para uma visão holística, para as múltiplas inteligências, para a integração de conhecimentos e para a transdisciplinaridade. O educador que entende esse princípio sabe que bom professor não é o que produz alunos, mas o que produz mestres.
Pensar a DIDÁTICA como arte é pensar que em cada aluno existe uma beleza adormecida. Concordo com rubem Alves quando diz: “As inteligências dormem. Inúteis são todas as tentativas de acordá-las por meio da força e das ameaças. As inteligências só entendem os argumentos do desejo: elas são ferramentas e brinquedos do desejo”.

Na arte de conduzir a própria vida com êxito, precisamos equilibrar os nossos sonhos com a aptidão para alcançá-
los. Não há sonho realizado que não tenha cobrado o esforço
individual.

A magia do mundo se encontra na arte de fazer da vida uma arte.

Se a arte de viver é viver intensamente.Qual é a ciencia da vida?Uma coisa é certo todos sabemos que vamos morrer
assim como podemos saber o que é felicidade,se antes de
nascermos já estamos condenado.Que conciencia temos nós
a respeito da vida e da felicidade,no meu pensar o maior
prazer da vida é viver,e a idéia da felicidade é aprovei-
tarmos cada segundo da nossa existencia propagando o bem.
Dentro da ciencia o bem é a vida.qual é o mal? A morte.

Tudo vira arte
Amor vira poesia
Poesia vira flor
Flor vira a vida
Que a vida te da o amor
De alguem

Se reinventar é a arte de se quebrar antes que a vida o faça.

A arte de se reinventar a cada obstáculo está em saber que a vida é feita de barreiras e você tem que quebrá-las. Ser forte, ser firme e lutar com a única arma capaz de te levar adiante, a fé. Fé.

Prazer, escrever é minha lucidez, é o que eu mais gosto de fazer na vida. Escrever é a arte que me faz sorrir, e de colorir todos meus sentimentos turvos e fragilizados. Sou assim quase jovem, alegre, cheia de fé e muita esperança, sou simples, sou humilde, com o coração cheio de amor. Nessa vida sei que tenho muito ainda que aprender para ensinar.

Domino a arte da sedução
fiz faculdade na razão
e sou pós-graduada em viver a vida sem preocupação.

Pois a arte é a vida, mas num outro ritmo.

Os mestres são aqueles que escolheram fazer a vida uma arte, além de ganha-la, fazendo o que realmente ama, e nada mais.

A VIDA
A vida é a arte de acreditar, sonhar e amar.
É o período entre a fecundação e a morte.
Para muitos uma obra de arte mal acabada.
Para outros, um tempo de aprimoramento e grandes realizações.
Para os que têm fé, é a esperança de vida eterna.
Para os que amam, é uma promessa de felicidade.
Para os que sonham, é a certeza de grandes realizações.
Para quem não tem fé, não ama e nem sonha: é apenas um dia após o outro.