A Medida do Homem é a Imperfeição
"Uma mulher curada
reconhece seus limites e suas limitações,
tornando-se poderosamente ilimitada
pelo agir de Deus em sua vida.
A cura vem quando ela desiste de si mesma,
de suas expectativas mirabolantes
e passa a receber as infalíveis estratégias do céu.
Ela se torna esguia, forte, serena, meiga, sábia
e poderosamente usada
por Deus, encontrando Nele, tudo o que precisava:
o Seu amor, o Amado da sua alma."
Senhor, não deixe meu coração se corromper com a maldade dos corações alheios, veda meus olhos pra não ver as imperfeiçoes de seres humanos fracos que só sentem prazer em pisar e ferir ao próximo... Me mantenha longe de pessoas falsas e oportunistas que só se aproximam por algum motivo... Faça de mim um instrumento de amor e bondade, que eu consiga enxergar além das adversidades compreendendo o que é bom e ruim desse mundo insano e principalmente... Ouvir somente a Sua voz , meu Deus e mais nada!!
Coexistência pacífica
Amai-vos uns aos outros é muito forte para nós: o mais que podemos fazer, dentro da imperfeição humana, é suportarmo-nos uns aos outros.
Não posso apagar os erros que cometi no passado. Mas, posso me reconstruir e me tornar uma pessoa melhor. Os erros me trouxeram aprendizados, o bastante para não mais repeti-los.
Só porque nós erramos, não significa que todas as lições que aprendemos foram desfeitas. A cura pode ser imperfeita.
Perfeita não é a mulher que não tem estrias, celulite ou uns quilinhos a mais. É a que sabe conviver sem dramas com as pequenas imperfeições.
O espelho
Penso toda vez em tentar ser tão honesto quanto o espelho... mesmo que isso me custe uma expressão facial muito feia em favor da reflexão... Ele ali existe para nos refletir assim como somos, sem segredos e sem truques, e muitas vezes nós caímos em negação a esse fato: Somos o que somos e isso não se pode disfarçar, o que é louvável de tal virtude do espelho, é nunca mentir para nós sobre quem somos, jamais... E só assim, nos enxergando inteiramente sem segredos nem truques, na plenitude do cru e nu, aprendemos a nos respeitar e perceber, que repudiar a nós mesmos e as nossas imperfeições não nos levará a nada... só a descrever com mais detalhe, aquilos que damos mais atenção... não sei quanto a vocês, mas não quero passar minha vida descrevendo apenas com grandes detalhes, os meus detalhes mais depreciativos...
Nem sempre estamos bem, as vezes estamos tão triste, que sentimos ate vontade de chorar.
Nem sempre somos bons, as vezes somos tão maus, que quando mergulhando em nós mesmo, sentimos vontade de vomitar.
Nem sempre somos nós mesmo, as vezes usamos mascara, para nossas imperfeições camuflar.
E todos somos assim, ate mesmo sem motivos para assim ficar.
A doutrina espírita é a água que nos limpam das imperfeições. À medida que vamos estudando as obras básicas, adestramos o animal que ainda somos
Todos nós somos perfeitos e imperfeitos na mesma medida.
Quando consideramos as possíveis variáveis de Aparência vs Caráter, percebemos que: julgamos o que vemos e percebemos pelo que somos e acreditamos.
Ou seja,a perfeição é relativa.
À perfeita vontade de Deus nos é revelada na medida que reconhecemos às imperfeições das nossas vontades. Nós jamais viveremos à vontade de Deus, se primeiro não matarmos a vontade do nosso eu.
À medida que o ser humano passa a enxergar a vida dentro de uma perspectiva superior, expandindo os horizontes do consciente em busca da prosperidade, lapidando, dessa forma, a enorme gema bruta que é a alma, afasta, inexoravelmente, qualquer percepção de suas imperfeições.
Não podemos esperar perfeição sempre. Somos imperfeitos em todos os aspectos. Vamos nos aperfeiçoando a medida que caminhamos. A estrada é longa e tênue para quem não consegue caminhar com as próprias pernas. É a lei da vida. Só se consegue crescer, passando pelas provas impostas pela vida.