A Medida do Homem é a Imperfeição
Peguei tudo que me cerca e o que me habita e coloquei na balança, encontrei: beleza, luz, imperfeição, escuridão… por consequência desta ação, posso dizer que talvez meu destino esteja em minhas mãos.
O pensamento é uma limitação, fazer escolhas é uma imperfeição, mesmo assim temos que pensar e fazer. Somos seres imperfeitos, isso é um fato. O único ser onipresente é tudo que esta no espaço; caos organizado. Deus é perfeito, mas não da maneira que imaginamos, é na sua dualidade que participamos: subjetiva é minha visão sobre isso. Quem é que pensou em algo que faça sentido, sem ser refutado pelo avanço científico ou devaneio metafísico?
Como diria Heráclito: “tudo muda” - mesmo assim, muitos querem conservar imperfeições, são poucos comprometidos com a construção do novo mundo.
“Ser bom não significa ser perfeito,
ou imperfeito suficiente para ser bom.
Talvez impecável,
Ou quem sabe uma besta-quadrada,
que não se impõem limites.”
Nossas imperfeições precisam ser moldadas progressivamente.Evoluir faz parte do processo é o que a vida tenciona de nós. Gradativamente compreendermos que algumas crenças eram costumes hereditários, que nem tudo era exatamente como nos contaram.Vislumbramos que o que nos faz felizes nem sempre se encaixa com os padrões da sociedade.
Viver de aparências é natural, difícil é ousadia para perscrutar o que pulsa o coração.
Compreendemos que inteligência é importante, é admirável, mas que sabedoria é a bússola de tudo. No processo de toda a evolução o importante é não perder a essência, aquele comprometimento que nos prende a Deus quando estamos no meio de uma tempestade pessoal.Essa confiança em nosso núcleo íntimo nos mantém resolutos ao nosso propósito de vida quando as distrações nos dissuadirem.
Independente do rendimento financeiro, que essa busca, possa ou não nos proporcionar, nosso propósito de vida nos dota de sentido completo e absoluto, o cumprimento de nossa felicidade e satisfação, porque tem haver com a diferença que se faz na vida das pessoas. A busca deve ser sempre introspectiva, individual, para reconhecer seu poder pessoal, acessar e traduzir seu potencial em algo real e independente e assim encontrar o motivo q te faça sorrir todos os dias ao levantar e reconhecer o q vc veio realizar no mundo.
_KM_
06/06/2018
Alguns sentidos são perfeitos pela imperfeição das realidades existentes na ilusão dos nossos sonhos.
IMPERFEITO (soneto)
Pai, o que dizer de meus defeitos
Tantos, que nem sei como falar
Fere o peito, só ti pode perdoar
Os meus atos não são perfeitos
Pai, eu não venho só me justificar
Do altar quero ser parte dos eleitos
Da tua palavra ter bons preceitos
E os muitos erros, na graça vexar
Deite o olhar nos dons suspeitos
Do coração tira o que vem maldar
Afrouxe os elos do bem estreitos
Se não tenho as virtudes de rezar
Ouça meu coração e seus aspeitos
Murmuram no talho que sabe amar
Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
Março de 2017
Cerrado goiano
E quando surgir em sua
mente a ideia de que o amor
Tem suas imperfeições,
Saiba que isso não é amor.
O amor é perfeito,
Nós é que não somos.
SONETO ENAMORADO
Como na poesia o poeta que é imperfeito
Um canastrão na sua prosa só por amor
Ou quem, por ter cheio de paixão o peito
Vê o poema perder-se no ato de compor
Em mim, por sofrência, fica desamparado
O rito mais solene do desejo do coração
E o meu sentimento eu vejo tão agastado
Vergado numa poética sem ter sensação
Seja o temor então a minha eloquência
Bardo sem a rima de um soneto eleito
Só pra ti, que quer amor em recompensa
Mais que o verso estabanado o tenha feito
Saibas ler a emoção onde esteja imaculado
Canto de amor, em um soneto enamorado
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
16/08/2021, 11’25” - Araguari, MG
BEM SEI
Bem sei, o meu poetar não é preciso
Versos estes mascado na imperfeição
Contudo, inspirados, neste improviso
Que eu posso condimentar a emoção
Quisera eu aquele verso tão conciso
Falando de um desejo com sensação
Sem presunção ou narciso, com juízo
E razão, para um alguém do coração
E assim, pois, o terei, se assim tiver
A poética sem ser um verso qualquer
Devoto ao sentimento que o escreve...
É o modo de romancear uma poesia
Ao olhar da minh’alma que se atreve
Querer paixão na prosa com parceria
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
03/01/2022, 12’00” – Araguri, MG
Qual das tuas imperfeições carrega tua estrutura?
Já parou para pensar que aquilo que consideras teu maior defeito pode, na verdade, ser a base que sustenta quem tu és?
A vida é um constante movimento entre o ideal e o real, entre o que sonhamos ser e o que, de fato, somos. Nesse processo, muitas vezes, somos confrontados com nossas imperfeições. Mas, ao invés de vê-las como falhas a serem corrigidas, e se as enxergássemos como partes essenciais da nossa estrutura?
Imagine uma casa antiga, com algumas rachaduras nas paredes. À primeira vista, essas imperfeições podem parecer meros defeitos. No entanto, muitas vezes, são essas mesmas rachaduras que revelam a história da casa, que mostram sua resistência ao tempo e às tempestades que enfrentou. Da mesma forma, nossas imperfeições podem ser os elementos que nos dão força, que nos moldam e que nos tornam únicos.
Qual das tuas imperfeições carrega tua estrutura? Talvez seja aquela insegurança que te faz buscar constante aprendizado, ou aquela timidez que te dá sensibilidade para perceber o outro com mais profundidade. Pode ser também a tua ansiedade, que te impulsiona a agir, a sair da zona de conforto e a conquistar novos espaços.
Aceitar nossas imperfeições não significa se conformar com elas, mas sim reconhecê-las como parte fundamental de quem somos. São elas que, em muitos momentos, sustentam nossa estrutura, que nos dão equilíbrio e que nos lembram da nossa humanidade.
Então, da próxima vez que te sentires pequeno diante de uma imperfeição, lembra-te: é ela que carrega parte da tua força, é ela que te torna humano. Afinal, somos feitos de sonhos e de falhas, e é essa mistura que nos torna tão especiais.
Não tente tornar perfeitas coisas que são naturalmente imperfeitas. A energia empregada e desgaste só vão te consumir.