A Máquina
Lucas Brener
"Ja que eu não tenho uma maquina do tempo, eu fecho os meus olhos e volto a todos os nossos melhores momentos."
Tatiana Scavone
"Já eu fecho os olhos, e transformo o próximo segundo no melhor segundo que eu já tive na minha vida toda, até aquele segundo, e sucessivamente com os próximos"
Quem eu sou?
Vivi feliz como uma máquina de lavar roupas...
Acordei! Percebi que era mais que uma máquina
Fiquei feliz?
Não sei, mas posso dizer
Que infeliz também não estou
Útil, triste adjetivo inútil.
máquina, sei que não mais sou,
por isso,
nesta busca estou!
Preserve seu baú
Revirar um baú é quase como entrar em uma máquina capaz de te fazer voltar no tempo.
Árdua a decisão do que deve continuar lá e o que já não nos faz falta e devemos jogar fora.
Cada coisa - por menor que seja - ganha um forte simbolismo depois que o tempo passa. Ah, e ele faz questão de passar rápido.
O baú (ou estante, cômoda, gaveta) é o objeto que nos faz nos sentirmos bem, relaxar enquanto o reviramos.
Eu vou arrancar esse coração daqui de dentro e colocar uma máquina, assim, em vez de amar e sofrer, eu produzo algo e lucro.
O único anticoncepcional que uma mulher grávida consegue usar com resultados eficazes é a maquina do tempo.
"A máquina jamais conseguirá se tornar um Ser Inteligente, pois ser um Ser Inteligente não está ligado diretamente ao cérebro e, sim, à alma que, por sua vez, pode ou não se utilizar do cérebro para agir. Para que a máquina se torne um Ser Inteligente seria necessário criar uma alma e ligá-la a esta máquina. Mas isto é impossível, pois está além da compreensão dos Seres Inteligentes. Só quem tem a capacidade de criar uma alma e a ligá-la a um corpo é a Divindade, não podendo assim nenhum outro Ser realizar tal ato."
Lavei as louças
enxuguei-as, deixei-as só, secando.
Coloquei a roupa na máquina
Estendi-as suavemente.
Fui ao supermercado
compartilhei da loucura dos olhares turvos.
Almoçamos, rapidamente,
estressamo-nos.
Fomos andar de bicicleta.
O amor não é aquilo que você só valoriza quando perde. O nome disso é "máquina de lavar roupa". O amor é outra coisa.
Sou eu mesmo perante a máquina social, posso dizer o que penso sem medo de ser julgado, posso sair de mãos dadas em um dia de domingo e me expor ao mundo o que estou sentindo, almejo coisas simples e fáceis de se concretizarem, como fazer um filho ou comprar um sapato novo ou até mesmo um passeio na natureza, não sou cobrado por minha consciência em instante algum da minha existência, tenho o livre arbítrio entre o que é útil e fútil.
Talvez seria bom termos uma máquina do tempo no qual parássemos algo bom ao lado de uma pessoa boa, mas acho melhor não, pois se parasse o tempo eu não poderia repetir isso várias vezes e ser feliz.
Se eu tivesse uma maquina do tempo, visitaria meu futuro, pra ter a certeza que tenho feito as escolhas certas no meu presente...
Queriia ser um ciêntista, mesmo que maluco, pois ainda assim faria de tudo pra criar uma máquina do tempo e reviver bons momentos...
E não me importo se não tenho esse poder, o importante é trazer em minha memória a certeza de que uma dia tive você...
Às seis horas da manhã terá um banco vazio na padaria, ao lado da máquina de café.
O jornaleiro encostará sua bicicleta no prato do dia e trará algumas maçãs velhas para o passarinho da senhora de cabelos tingidos.
Será uma manhã laranja, dessas feito primavera. Dessas que arrepiam os ombros.
"Um pingado, meu Senhor"
Na mesma intensidade com que a criança rabiscará o bloco de notas, o fluído esquentará o copo quadriculado, que escurecendo os olhos, causará rachaduras nos lábios enquanto se transforma numa mistura homogênea e clara, clara como o leite.
Será uma estranha maneira de sentir paz.
Será como o homem correndo em plena avenida, como os pés seguindo para o trabalho, como a música nas janelas dos ônibus.
Às sete horas da manhã, ainda terá um banco vazio na padaria, ao lado da máquina de café.
A moça de preto pintará os olhos timidamente em seu espelho quebrado e o homem bocejará ao olhar o sinal vermelho.
O sol refletirá no toldo amarelo, agora com mais fervor, arrepiando também a espinha. Será possível ouvir a mangueira molhando o quintal e a ambulância atropelando o meio fio.
O banco vazio na padaria será tomado por belas calças importadas, de um azul raro, sandálias vermelhas. Será uma estranha forma de sentir paz, uma vez que o vazio fará ser notável os detalhes, e incontestavelmente, a presença.
Os dias serão reais como a espera. A espera de que às seis horas da manhã, talvez num dia cinza, desses de inverno, seu jeans desbotado ocupe o banco vazio da padaria.
“Nossa mente pode ser uma arma de destruição ou uma máquina de infinita benevolência. Quem decide o que ela será não são os meios de influências externas, mas sim nós mesmos.”
Você cria então um ser, uma máquina, uma coisa. E no fim da história o que era pra ser um herói torna-se um monstro, e ele se vira contra você, e você se vê derrotada por sua própria criação!
- Relacionados
- Ferramenta
- Salvar Vida
- Homem Máquina
- Frases sobre homens e máquinas