O planejamento pedagógico e escolar é o alicerce de uma educação transformadora. Mais do que organizar conteúdos, ele revela o compromisso com o futuro de cada aluno. Inspirar o corpo docente nesse processo é fortalecer a missão de ensinar com propósito, refletir sobre a prática e renovar diariamente a paixão por educar.
Planejar não é adivinhar o futuro, mas construi-lo por meio de um processo dinâmico que transforme a vida institucional em toda a sua plenitude.
Prof. Álvaro Cavalcanti Filho
O planejamento é uma ferramenta que possibilita a organização de todos os passos necessários para que possamos alcançar nossos objetivos.
Planejar com intenção é ensinar com paixão.
A educação é um ato de amor e, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa.
Planejar é um passo muito importante para o professor e para a escola, mas a essência são as crianças, que nos mostram as veredas de sua Aprendizagem e as alternativas do Ensino.
O planejamento pedagógico é onde nasce o impacto real da sala de aula.
Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar.
A educação precisa tanto de formação técnica, científica e profissional quanto de sonhos e utopias.
Paulo Freire
Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.
O planejamento é um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.
José Clécio Silva de Souza
Planejamento
Planejar é pensar e organizar a ação para alcançar os objetivos propostos. É importante compreender os significados e dimensões que o Planejamento pode assumir no processo de organização da vida, e no cumprimento do seu propósito.
Planejamento é importante, mas é o comprometimento dos executores que torna útil a tarefa de planejar.