A Genealogia da Moral
“O dano moral é a dor, o espanto, a emoção, a vergonha, a aflição física ou moral, em geral, uma dolorosa sensação provada pela pessoa, atribuindo à palavra dor o mais largo significado”.(Minozzi)
“E quando pessoas se utilizam de poder e dinheiro para manipular uma quadrilha de inescrupulosos baratos com a finalidade de armar algo para tentar transformar em verdade uma calúnia e falsa denunciação. Os efeitos serão devastadores, levando a vítima a se auto-excluir pra sempre de seu convívio social, é a tristeza também no seu mais largo significado”.(Santo Anhaya)
Enquanto não fores verdadeiramente livre , não estarás sendo moral ou ético, serás apenas mais um prisioneiro da norma-ortodoxa imposta pela sociedade.
Olha que cara de pau
Agora quer dar moral
Quer ciscar no meu quintal
Esse papo de casal
Só depois do carnaval
Quem acha que a crise financeira é o maior problema do Brasil, não faz noção do imenso buraco moral em que estamos!
Inclusive, se resolvermos nossa crise moral, certamente veremos nossa crise financeira acabar.
O típico "cidadão de bem"
Fala muito em moral
Deve ser porque não tem
Mas a sua amante é real
E os filhos com ela também.
De quando em vez, humanos manifestam lapsos de lucidez, ainda que moral e ética estejam em escassez.
Nem todos que tentam te aplicar lições de moral são hipócritas. O fato de já terem passado pela questão não os classifica como ‘sem moral para falar do assunto’. Quem tem moral então? Quem nunca viveu a experiência e não sabe nada sobre ela? Incoerente. Os que lançam avisos hoje podem ser simplesmente os que passaram pela experiência ou cometeram no passado o mesmo erro que você está cometendo agora, e concluíram que aquilo não resulta em nada positivo - ou constataram que a coisa leva a cenários trágicos. São os instrumentos do universo a te dar alertas. Os professores de lição de moral verdadeiramente hipócritas, são aqueles que continuam fazendo hoje o mesmo que reprimem em você.
Inadequação Moral
É o pensar e o agir humano conflituante e contrário ao seu propósito ( ser para com) e destino (ponto de chegada). Tudo se Inicia no pensamento. O propósito existencial fica latente enquanto a vontade desnorteada vagueia sem rumo. Por muito vaguear perde-se em si mesmo, pois está desprovida de bússola. Então, surgem os frutos, fruto de escolhas sem escolha, insaciáveis desejos sem vontade, mares sem norte e destinos sem pontos de chegada.
“Nada é mais impreciso do que a régua que mede a MORAL. Em cada família ela tem uma dimensão, em cada cidade uma extensão e em cada doutrina uma interpretação. A moralidade se adequa à elasticidade, ao retraimento e ao estufamento. É feita com material que se deforma no lapso temporal. Tem pouca imunidade aos efeitos da necessidade. Varia conforme a classe social, a prática do casal, o grau de instrução, e com a própria evolução. Sofre os resvalos da conveniência, da leniência e até da jurisprudência. Cada moral tem seu preço, cada desejo seu apreço. Um é corrompido pelo capital, o outro pelo sentimental, tem o que não resiste ao ego e aquele que a ganância lhe deixa cego. A moral da história é que ela foge da memória.”
Vou de casa pro trabalho
Do trabalho vou pra casa na moral
Sem zoeira, sem balada, sem marola
Sem mancada, eu tô legal
A banalização consiste neste nivelamento-por-baixo do sentimento moral e estético. Ela permite que o indivíduo adote, como normais e indiferentes, atitudes e opiniões que antes lhe pareciam imorais e desprezíveis. Não raro a mutação apaga blocos inteiros da memória, de modo que o indivíduo, para sustentar com alguma coerência o seu novo padrão de comportamento, chega a negar os fatos mais óbvios e patentes que presenciou.
Uma sociedade voltada para a busca de um ideal religioso, moral ou cultural universal, e dotada dos instrumentos educacionais capazes de viabilizar a realização humana de seus membros, produz, certamente, uma esplêndida floração de individualidades vigorosas e ricas que, por sua vez, contribuem para o progresso e o brilho da sociedade.
Encare a religião como trabalho de aprimoramento moral e ético, encare como um hospital que ao mesmo tempo que você cura também é curado e encare como casa de caridade sempre fazendo o bem sem olhar a quem.