A Genealogia da Moral
"Em momentos de grave crise moral, confiar "in abstracto" nas instituições é como acreditar que uma doença em estado terminal se curará sozinha".
"Há mais matizes no ato moral meritório do que detalhes na arquitetura duma catedral gótica. O motivo é simples: a beleza imaterial é incomensuravelmente mais rica que a da matéria".
"A beleza moral imprime na alma de quem a contempla uma marca muitíssimo mais duradoura do que a deixada pela beleza física".
Nações vivem enquanto vive a moralidade delas. Quando declina o caráter moral delas, elas também declinam. O ser humano como as grandes nações na atualidade parece estar em decadência pois há em poucos a moral, dignidade e empenho, a palavra dada já não é mais cumprida tornando-nos assim falhos, fracos e sem respeito. Sem respeito com nossos compromissos e com o Outro que se acerca de nós, falta de retidão nos negócios, infidelidade, cobiça, inveja, lasciva, enfim... mal do século, fim dos tempos? Talvez, ,,,, mas o mais provável talvez seja o declínio da moral e do caráter......
Não ter nenhuma imperfeição.
Poucos são os que vivem sem alguma falha moral ou defeito natural, ao qual se entregam quando seria fácil deles se livrar. A prudência alheia vê com pesar um talento sublime, universal, obscurecido por um pequeno defeito: uma única nuvem eclipsa o Sol. Os defeitos são máculas no rosto da reputação, e a malevolência as percebe rapidamente. Requer uma grande habilidade
transformá-las em brilhos. Desta maneira César soube laurear seu defeito.
Danos morais existem, mas somente para quem tem boa moral! O Universo sabe! Não encha os tribunais de baboseiras...
A solução para a sociedade humana é Deus. Um ser de moral objetiva, absoluta e perfeita. Sem Deus, seremos para sempre uma espécie reativa, conflituosa e gananciosa.
É preciso muita coragem e força moral para admitir um erro diante dos homens, mudar de proceder exige humildade de coração, reconhecer uma falta e consertar atitudes não é para os fracos, estes nunca erram, sua cegueira é tanta que não enxergam o quanto se desviaram da luz.
Quantas vezes achamos um ponto de moral que não é real,logo criamos dentro de nós o nó da ignorância assim acabamos errando com o nosso julgamento.
Para ser ético basta seguir os códigos de éticas, agora a moral é foda! A moral não é para qualquer um e não existe códigos de moralidades... Você pode até ser ético, mas isso não quer dizer que tenha moral... Eu quero ver o que você faz quando ninguém está te observando...
O sofrimento, a dor física-moral-finenceira, tudo aquilo que não vem se justificar por atos da vivência atual, é algo gerado em vida anterior. Geremos pois, no agora, o Bem sincero, para a nossa Bem Aventurança no amanha; não ocorrendo ainda nesta encarnação, certamente ocorrerá em vida futura em âmbito físico ou espiritual.
A violência se instala onde a fé, a moral, o respeito e os valores familiares são substituídos pela indisciplina e o individualismo.