A Genealogia da Moral
É fácil oferecer um tudo quando o nada é o que se tem. Difícil é manter a promessa quando o algo se obtém. Não pondere, cumpra.
Um caráter formado e bem estruturado não está ligado a nenhum tipo de religião ou ceita, mas sim a moral criada pelo indivíduo no decorrer de sua formação.
É vergonhoso o tanto que falhamos no nosso papel de nação democrática durante todos esses anos.
Muito além de uma defesa política partidária, é desconcertante ver pessoas apelando por um estado de defesa sem o mínimo de consciência de como isso vai de encontro ao estado democrático de direito.
É um dos problemas que se tem quando a educação não é prioridade, isso é um fato histórico.
Nosso questionamento não deve ser pautado apenas com relação as possibilidades jurídicas para o ato, mas, principalmente, nas condições morais inexistentes para que isso possa acontecer. Isso independe de se apoiar ou não quem está no poder.
Sempre digo, há posições que tomamos que não é questão de ponto de vista, é questão de escolha de que lado queremos nos colocar.
Viva o estado democrático de direito, pelo menos nos conceitos da moralidade.
Quantos de nós já não tivemos superiores hierárquicos impiedosos, e que nos atribuíam tarefas que julgavam impossíveis a fim de nos desestabilizar e de enfraquecer a nossa própria força de trabalho? E ao superarmos tais tarefas ditas “impossíveis”, quantos desses caras se descontrolaram ante a nossa louvável resiliência? Eu seria muito herege ao afirmar que Jó, em sua fé inabalável, conseguiu manipular a Deus, quando na verdade Deus tentava inutilmente manipulá-lo, infringindo-lhe os mais terríveis sofrimentos?
Eles se vestem de hipocrisia pra camuflar o vazio da alma. A cada palavra dita, frases ambíguas, são pedidos de socorro disfarçados. Vida medíocre, fingem ser o que não são pra ganhar atenção de alguém que também não é o que parece. De falsidade em falsidade se constrói uma falsa moral.
Quem é você quando ninguém está te olhando? Quem é você quando se olha no espelho? Tu vê o reflexo do teu próprio ser ou o reflexo do que tu tenta parecer? Em qual das tuas personalidades devo crer? Nx fiel de família ou nx amante dissimuladx? Desnude-se de hipocrisia ou não me dirija a palavra.
Do que vale uma juventude aparentemente bela mas egoísta, permissiva com mentiras, usos venais e ilusões morais para um futuro sem ética que não vale nada.
Uma sociedade jovem muito doente que vende fácil o que não é para vender e ainda depende de ter sem fazer por achar que tem algo especial para valer.
A juventude brasileira nesta nova década de 2020, tem que entender, de uma forma ou de outra pelo estado educacional e cultural democrático, que tudo tem seu valor mas nem tudo tem preço. O Brasil deve recomeçar uma revolução ética, moral, cultural e social regeneradora pois assim nada que já foi feito até hoje, valerá como resposta qualitativa um pouco mais adiante daqui.
O mundo que tenho mais próximo a minha volta é em grande parte expressão de meus pensamentos, muitas das minhas perguntas e algumas poucas de minhas meias respostas que se completam por amor, perdão e compaixão a vida, todos os dias.
Só existe o certo e o errado. Não existe cinza entre o preto e o branco. Alguém que procure brecha moral numa coisa que é logicamente errada, simplesmente procura cobertura para fazer algo que a própria consciência abomina sem que se sinta tão culpada.
Aquilo que quero não é o que devo, embora seja o que posso – amar depois do amor.” A maioria dos humanos chega neste caminho cruzado, mas poucos ousam marchar para os limites do destino.
O valor de uma pessoa não está no nível social dela ou no cargo que ocupa, está em sua essência, em sua moral, em suas atitudes para com os outros.
Não adote a postura de fazer algo recorrentemente por alguém, se isso significar que esteja fazendo contra você, contra sua paz, seu equilíbrio, suas convicções e anseios mais nobres. Pior ainda se neste cenário você considerar que esteja fazendo algo no seu limite, e o outro pensar que ainda é pouco. O resultado, por norma, tende a ser dor e sofrimento.
A vida de um Homem sem Cristo é um cúmulo de imundícia com aparência encandada. Até que ele se encontre realmente com Cristo e passa a ver o quão depravado ele é.