A Flor e o Espinho

Cerca de 170 frases e pensamentos: A Flor e o Espinho

Não sou sempre flor. Às vezes espinho me define tão melhor. Mas só espeto os dedos de quem acha que me tem nas mãos.

Sem Jesus uma flor tem mil espinhos com Jesus um espinho tem mil flores

A flor e o espinho

Tire o seu sorriso do caminho
Que eu quero passar com a minha dor
Hoje pra você eu sou espinho
Espinho não machuca a flor
Eu só errei quando juntei minh'alma à sua
O sol não pode viver perto da lua
É no espelho que eu vejo a minha mágoa
É minha dor e os meus olhos rasos d'água
Eu na tua vida já fui uma flor
Hoje sou espinho em seu amor
Tire o seu sorriso do caminho
Que eu quero passar com minha dor
Hoje pra você eu sou espinho
Espinho não machuca a flor
Eu só errei quando juntei minh'alma à sua
O sol não pode viver perto da lua

Nelson Cavaquinho
A flor e o espinho, 1973.

Nota: Música composta por Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito e Alcides Caminha.

...Mais

Há pessoas que lançam palavras em forma de flor; outras, em forma de espinho! Prefiro guardar as que perfumam meu coração e dão cores as minhas ideias. Na Vida, temos o poder de escolha. Decisão.

Não posso chamar o espinho de vilão,talvez ele seja apenas o guardião da flor que não pode se colhida por qualquer um.

Pássaro

Aquilo que ontem cantava
já não canta.
Morreu de uma flor na boca:
não do espinho na garganta.

Ele amava a água sem sede,
e, em verdade,
tendo asas, fitava o tempo,
livre de necessidade.

Não foi desejo ou imprudência:
não foi nada.
E o dia toca em silêncio
a desventura causada.

Se acaso isso é desventura:
ir-se a vida
sobre uma rosa tão bela,
por uma tênue ferida.

Cecília Meireles
MEIRELES, C. Antologia Poética. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2001.

Não sou sempre flor. As vezes espinho me define bem melhor!

No caminho entre pedras o espinho proteje a flor.

Se a amizade se acabou é porque era espinho e não flor.

"Ás vêzes, o que parece espinho é flor!"

☆Haredita Angel

Eu poesia,ele prosa
eu ar,ele terra
eu flor,ele espinho...
Ele revolução,eu carinho
E nessa viagem
o amor se perde pelo caminho
na imensidão do vasto mar...
E a vida perde a graça
e antes que o sonho,por completo se desfaça
e que o amor não mais quiser amar
eu vou buscando razões,inventado motivos
pra que as lágrimas parem de chorar.

É preciso ser flor pra desabrochar com delicadeza em meio a tanto espinho.

Para Toda Flor Um Espinho e de Todo Amor Uma Dor

Eu me transformei nisso, nessa pessoa sem coração mas na memória de HD cheio de lembranças ruins que não sai, não tem como ser apagada, eu sou capaz de amar qualquer uma, a pior vagabunda que você imaginar, e por isso eu me afasto dos sentimentos, eu sofro, a minha mente não para um segundo, eu não consigo me concentrar em nada, só eu sei o que passo, eu tento me enganar, eu tento não amar e afasto os sentimentos de mim, pois eu sei que não vai dar certo sei que vou sofrer e é isso que acontece. Eu imaginei você para mim como nunca pude imaginar alguém, como se fosse a primeira vez que tivesse alguém, como se fosse meu primeiro amor, eu declarei isso em um texto no primeiro mês que estávamos juntos, e todos lembram disso, todos se impressionam com o que fiz, menos quem realmente deveria, a mesma pessoa que eu expressei todos os meus sentimentos, tudo que um pessoa poderia expor de mais belo, os sentimentos em palavras, e eu simplesmente fui ignorado, e eu vi tudo que eu tinha imaginado ruir, sem que eu pudesse fazer nada, naquele momento a minha memória ja tinha neutralizado meu coração e esse não reagiu, pois todas suas forças já tinham sido esgotadas no passado por ações alheias a ele, a partir dai fui impulsionado a fazer tudo que ja me fizeram, a minha mente me consumia com todas as lembranças de uma traição e eu não podia reagir eu estava imobiliza como em um pesadelo e é isso que vivo, é isso que minha vida se tornou, eu não consigo se quer dizer que amo alguém é você não sabe o quanto isso doe, nesse momento eu choro, a casa frase que escrevo a dor me consome e eu sou interrompido, você matou um coração fragilizado, que só tentava sobreviver, atormentado por lembranças ruins, despedaçado pelas pancadas da vida e apunhalado por pessoas vazias.

A Flor é Bela Mais Tem Espinho!
O Homem é Falso Mais Tem Carinho!

Sou a contradição em pessoa. Timidez e extravagância, flor e o espinho (delicada e afiada), amor e o ódio, bondade e maldade, companhia e solidão, tranqüilidade e inconstância, alegria e tristeza, sol e chuva, mais sempre o sorriso; o modo varia de acordo com o ambiente, as pessoas; serei quem você quiser, com tanto que eu queira... A bipolaridade é constante, personalidade forte, atitudes impactantes; prefiro o indefinido, as respostas nunca me agradam. Não me limito, deixo as regras pra depois, pro futuro quem sabe. Não me julgo perfeita, e não coloco qualidades que não obtenho, dou razão a quem a tem, e prefiro pensar muito bem antes de tudo, tenho a minha visão e as minhas verdades, elas são inatingíveis até o ponto que estiver errada. Talvez seja normal, sonho, amo, erro, perdoou; vivo com muita intensidade, torno cada dia, cada palavra, o bastante para nunca esquecê-las e assim também torno as pessoas que de alguma forma foram capazes de mexer comigo. Suponho que entender tantas coisas dentro de um ser seja complexo e não é caso de inteligência e sim de observação, sentir, e apenas tentar conhecer, pois decifrar está fora de cogitação.

O amor é como uma rosa ou uma flor qualquer que precisa ser cuidada. Assim como a rosa, o amor deve ser cuidado, com cuidado, deve ser regado com carinho, e todos os dias ter atenção para não deixar morrer uma folha sequer. As pétalas do amor não podem ser deixadas cair sem que seja folha morta, essa folha só pode ser jogada no lixo se caso for folhas ruins de um amor, como nos espinhos que seguem e perpetuam em estarem presentes porque são inevitáveis em rosas, no amor. Mas que devem ficar para trás, devem ir para o cemitério das flores, e nunca deixar o amor morrer, porque há um revés entre o amor e a rosa. No amor as coisas não podem ser deixadas para amanhã o que pode ser resolvido hoje, entre brigas e discussões o amor fica perigoso e pode morrer a cada novo espinho encontrado em uma rosa bem tratada. O amor é exigente da gente, o amor é gostoso, é benigno, é um fato, não um fardo. O amor é lindo, pra quem sabe amar, pra quem ama, pra quem sabe valorizar o amor, seja ele de quem for, como for, amor é amar com amor. Já a rosa um dia murcha e morre, e nunca mais volta a ser a mesma, vem outra rosa no lugar daquela, uma rosa limpa, ou preparada pra ser aceita como é, linda, perfumada e cheia de novos cuidados para não deixar morrer tão cedo.

É triste habitar em vários corações, mas ter o próprio vazio. É angustiante ver aquela placa de "doa-se um coração" enferrujada pelo tempo. Ninguém gosta de morar em áreas inseguras. Um dia o beija-flor se cansa e, por ironia do destino, apesar de ter conhecido tantas flores, morre solitário entre espinhos.

Sou de enraizar sentimentos germinados pela semente do amor, sou de esperar florescer o jardim que cultivo, sou solo arado para plantio. Sou terra seca para árvore que não dá bom fruto, sou espinho de flor no deserto, sou bruta onde não cabe o semear. Sou raiz, eu soul ♡.

O meu rico coração
é como um jardim bem florido
tem de tudo, até espinho,
num cantinho, um beija-flor.

Pra ti, um lugar certinho,
onde guardo, escondidinho
todo o meu sincero amor.

Nele, as mais belas rosas,
de todas, as mais cheirosas,
que nem as moças formosas
conseguem juntar tanta flor.

Fiz pra ti esse versinho,
pra te dizer, com amor,
que você é meu benzinho
e que te espero ansiosa -
nao secarei, como a rosa
nem murcharei, como a flor.

Inserida por acucena

Mas a gente tem que seguir vencendo cada espinho se quiser mesmo chegar até a flor do mandacaru.

Inserida por jozedegoes