A essência da vida
Na vida não precisamos de celebridades como inspiração, em nossas famílias encontramos verdadeiros heróis com nossa essência e DNA...
“ Sem o amor a vida perde o sentido
Lamentavelmente esse sentimento essencial
Vem sendo mal interpretado ultimamente
Talvez seja essa uma das razões dos intensos vazios,
Pois o amor está tão escasso que quando surge
há sempre quem duvide da sua veracidade.”
Viviane Andrade
Não existe obstáculo, nesta vida, que o ser humano não seja capaz de superar. Muitas vezes, as pessoas costumam se esconder atrás de suas limitações e sentimentos, impedindo que os outros possam, realmente, entender o que se passa com elas. Por isso, as aparências nos enganam. Que bom seria se cada um tivesse a coragem de ser o que, realmente, é e de dizer o que, realmente, pensa, colocar para fora o que, realmente, sente. O mundo, com certeza, deixaria de ser, apenas, aparência e mostraria a essência. Para sermos essência, precisamos mostrar quem somos, mas, na maioria das vezes, não agradamos. Então temos que viver da aparência, mesmo contra nossa vontade, infelizmente. Somos o verdadeiro sentido de tudo aquilo que queremos ser. Ao acordarmos, pela manhã, escovamos os dentes, já pensando na roupa que iremos vestir. No banho, não sentimos o toque da água em contato com nosso corpo, porque estamos pensando no trabalho, que nos está esperando. Tomamos nosso café da manhã, sem perceber seu gosto, pensando nas contas, que iremos pagar. Mal sentimos o calor do abraço, que nos é dado pela manhã, porque estamos imaginando todos os telefonemas, que precisamos fazer.
Assim o dia segue, até que chega a noite. Deitamos em nossa cama e sentimos um enorme vazio, uma estranha sensação de não estarmos vivendo a vida e, sim, a vendo passar! É justamente isso que está acontecendo, a vida está passando e estamos nos esquecendo da essência, pensando, apenas, na aparência.
É chegada a hora de tomarmos alguma atitude e revertermos tudo isso. Precisamos começar a prestar atenção em tudo aquilo que fazemos, mecanicamente, todos os dias. Ao entrarmos no banho, pela manhã, temos que sentir o toque da água no nosso corpo. Tomar o café percebendo seu sabor. Do abraço, que recebemos pela manha, temos que sentir o calor que dele nos envolve. Trazer toda a nossa atenção para o momento presente. Quando estivermos no transito e depararmos com um congestionamento, não devemos nos estressar. Quando estivermos caminhando, temos que sentir o sol na nossa pele, observar os nossos passos, o caminho, as outras pessoas. Com o tempo, vamo-nos acostumando e percebendo mais a essência da vida que é o viver.
Vamo-nos sentindo mais presentes e o nosso eu interior terá uma sensação de que estamos vivos de verdade! Assim, aprenderemos a sentir a essência da vida e não nos preocuparemos tanto com a aparência...
Marilina Baccarat de Almeida Leão no livro "Pelos Caminhos do Viver"
Beleza mesmo está na simplicidade da vida, das pessoas, naquela coisa que brilha por dentro, que irradia e escapa pelo sorriso, que transpõe e contamina pelo olhar. Beleza é gente com entusiasmo, que luta, que sabe vencer e sabe cair, que admite os erros e as derrotas, que possui humildade de reconhecer que às vezes é preciso cessar e recomeçar. É o medo e a coragem de seguir em frente, de deixar o passado e encarar de peito aberto o desconhecido. Beleza é essa incessante busca pelo degrau acima, porque nem todos nascem em berços dourados. É a preservação da essência, das raízes e do orgulho dos seus sotaques, o orgulho de ser quem foi, de ser quem é e daquilo que se almeja alcançar.
Abrace a vida com carinho!
Faça laços com a esperança.
Se agarre na fé.
Distribua sorrisos.
Não se detenha diante da vida,
Tenha sempre coragem de seguir
em frente.
Procure e encontre o que te faz
feliz, dance mais, cante , fique de
pés descalços no jardim, seja você
e não aquilo que os outros querem
que seja, nunca perca sua essência
e seja autêntica.
Na vida, nunca mude seu jeito de ser por ninguém. Ouvi uma pessoa dizer que: se nos tratam mal, devemos tratar mal. Se nos desprezam, devemos desprezar. Se nos humilham, devemos humilhar. Então, parei para pensar e tive a convicção de que não podemos mudar quem somos, só pelo que nos oferecem. Pois o que somos, circunstâncias e pessoas não mudam o nosso interior, podem fazer nos fecharmos mais, entretanto, mudar nossa essência, jamais! Aprenda, que cada pessoa oferece o que tem de melhor, e não podemos mudar quem somos por não receber aquilo que plantamos ou fazemos de melhor. É doído, às vezes, algumas coisas que nos fazem, mas independente do que fizerem, seja você. Porque no final, você não estará fazendo o que as pessoas querem que faça, mas estará fazendo o que você nasceu pra fazer. O certo!
O meu maior ofício na vida é descobrir quem eu sou. Fico tentando me equilibrar entre o que eu penso, e o que eu aprendo. Se sigo o meu coração, sou enganada por ele, se sigo o que aprendi, percebo que não é suficiente. Então medito a Palavra de Deus, e Deus vai me desvendando à mim, assim me conecto com a minha essência, não comigo, que não sou mais genuína. E nessa busca pela integridade própria, busco a santidade, e percebo que somente esse caminho me fará encontrar o maravilhoso propósito de Deus para mim.
São momentos
que não se refazem
Intimidade pura ,
berço natural
a embalar nova vida
Com o carinho e diálogo terno
Desfruto desta alegria
zelosa , em que o SENHOR
acalenta meu ser através
da criação
Essência divina de
de toda paz a seguir-me
a cada minuto desta
perfeita sintonia com DEUS.
12/9/15
Dizem que há varias coisas ruins na vida. Uma das piores coisas deve ser aquele que vive sem uma história. Pois sem uma ela nunca saberemos de onde viemos e nem o que esperamos contar um dia. Nem todas as historias são um conto de fadas, nem tão pouco haverão seres mágicos ou de outro mundo para ajudar a achar as pistas no caminho, mas haverão pessoas, muitas vezes comuns, que em algum momento nos ajudam e fazem o caminho ser mais suportável. Uma historia verdadeira é contada apenas por aqueles que a vivem, pois ao contar a historia de outros, desconhecemos a verdadeira essência da pureza naquilo que podemos fazer por nós mesmos.
A vida é muito curta
quando vivemos
uma vida inventada,
uma mentira contada.
Quando você é você
em essência, a verdade
você matou a mentira
vive a imortalidade!
Pra fazer o que se quer,
pra ser quem se é,
só existe um tempo
é o eterno AGORA!
Em dias de solidão,
a tristeza me faz companhia...
Careço de paz
pois, as circunstâncias da vida,
evidenciam minha impotência
e oprimem meu coração.
Rancor não me acompanha
mas, seria tão bom que alguns,
em busca de seus próprios caminhos,
não nos ferissem sem justa razão.
Deixassem que a essência
realmente sobrepujasse prepotência...
Sendo "essencialmente humanos",
assim, fazendo jus à humanidade
que querem ostentar.
Tudo na vida é uma questão de escolha.
Você pode ter pensado: "Nossa que jeito estranho de se começar um texto", mas eu não julgo você por isso. Foi uma questão de escolhas, eu escolhi começar o texto assim e você escolheu se iria me criticar ou não, assim como você optou por ler esse texto até aqui ao invés de continuar o que você estava fazendo anteriormente.
Nesse exato momento você deve estar se perguntando:"Mas aonde ele quer chegar com isso?", Simples, quero somente fazer você refletir sobre as suas decisões.
Eu confesso que não tenho uma bola de cristal, e mesmo se tivesse, não sou ninguém para julgar suas escolhas, e muito menos tentar manipulá-las, afinal elas são suas.
A única certeza que eu tenho é a de que você decidiu ler esse texto, e isso me deixa absolutamente feliz, mas não é sobre essa escolha que eu quero lhe fazer refletir, e sim, sobre todas as outras.
Perguntas como: "Eu tenho feito as escolhas corretas?","Eu tenho analisado a ponderado cada uma delas?", "Elas são realmente minhas ou eu estou sendo influenciado por alguém?", Devem circular sempre em nossas mentes, não podemos nos esquecer de quem somos, e muito menos deixar nossa essência para sermos manipulados por alguém.
Então daqui para frente, deixo uma dica creio eu que válida: "Reflita sobre suas escolhas, porque uma escolha errada, pode anular várias certas".
Quem nunca parou na janela olhando para o céu estrelado e pensando na vida? Em como chegou até lá? Como estaria se algumas coisas não tivessem acontecido? Filosofia natural dos seres pensantes! Por isso estamos no topo da cadeia alimentar. Não pela capacidade de pensar e raciocinar, um computador, se bem programado, também assimila essa função. Superamo-nos pela junção entre mente e espirito. Sim, falo da alma! Nela estão registrados nossos sentimentos, anseios, crenças, medos. A ciência humana tenta compreender a mente humana, mas não existi uma fórmula nem equação para decifrar nossa essência. Essa é a magia de viver.
"A única certeza na vida é a incerteza; é na busca pelo desconhecido que encontramos a verdadeira essência do ser."
As vezes vive-se uma vida buscando um apoio que muitas vezes vem de pessoas erradas. As pessoas costumam apoiar o que são comuns a elas, que se assemelham ao seu modo de vida. Exemplo: os justos se apoiam pois entendem as suas razões e o modo de agir assim como os ímpios apoiam os ímpios por entenderem também as suas razões e modo como agem.
Um justo não terá (facilmente) o apoio de um ímpio pois existe um abismo entre eles, por serem diferentes, é mais fácil atirar pedras.
A paz e o equilíbrio são essenciais para uma vida plena e harmoniosa. Cultive a serenidade no seu coração, buscando momentos de silêncio e reflexão. Encontre equilíbrio ao priorizar o que realmente importa, mantendo a mente e o corpo saudáveis. Pratique a gratidão, pois ela traz uma perspectiva positiva e ilumina o caminho. Lembre-se de que a paz começa dentro de você e, ao espalhá-la, você cria um ambiente de harmonia ao seu redor. Mantenha-se centrado, viva com intenção e permita que a tranquilidade guie suas ações. Assim, você encontrará a verdadeira essência da felicidade e do bem-estar.
A bondade não necessita da exibição.
Ser do bem é um estilo de vida
e não modismo ou motivo de acessão.
Na prática, ser boa é a possível perfeição.
Por isso eu sempre digo que levo comigo gratidão.
O solo que rego é o mesmo que piso,
uma terra fértil de onde possibilidades brotam
em sua melhor condição.
A qualquer sinal de fertilidade eu floresço,
mas se é de maldade, eu libero perdão.