A Culpa é minha me Perdoe

Cerca de 5383 frases e pensamentos: A Culpa é minha me Perdoe

Eu não sou patriota; tenho que adorar o país? Que culpa tenho eu de ter nascido no brasil? Não escolhi isso!

Não sou melhor que ninguém, sei disso; não tenho culpa se você se sente inferior a mim.

Boa Noite

Responsabilidade e Culpa

Vim a acreditar que nós seres humanos, contribuímos diretamente para cada condição de nossas vidas. Seja boa ou ruim, isso se dá em função da maneira de como pensamos e sentimos as coisas. Naturalmente pensamentos criam sentimentos, então passamos a viver lado a lado com esses pensamentos e sentimentos. Porém com isso não quero afirmar que somos responsáveis pelas coisas erradas que saem em nossas vidas. Entendo sim, que há uma diferença muito grande entre ser responsável, e culpar a si mesmo, ou quem sabe culpar aos outros pelas nossas próprias escolhas.

Toda vez que um filho nos decepciona é como se decepcionássemos a nós mesmos. Um sentimento de culpa nos invade de tal forma que equilibra nosso conceito entre a punição e a proteção.

Essa é a maravilhosa tolice do mundo: quando as coisas não nos correm bem — muitas vezes por culpa de nossos próprios excessos — pomos a culpa de nossos desastres no sol, na lua e nas estrelas, como se fôssemos celerados por necessidade, tolos por compulsão celeste, velhacos, ladrões e traidores pelo predomínio das esferas; bêbedos, mentirosos e adúlteros, pela obediência forçosa a influências planetárias, sendo toda nossa ruindade atribuída à influência divina... Ótima escapatória para o homem, esse mestre da devassidão, responsabilizar as estrelas por sua natureza de bode. Meu pai se juntou à minha mãe sob a cauda do Dragão e minha natividade se deu sob a Grande Ursa: de onde se segue que eu tenho de ser violento e lascivo. Pelo pé de Deus! Eu teria sido o que sou, ainda que a mais virginal estrela do firmamento houvesse piscado por ocasião de minha bastardização.

Suspiro enigmático.
Vejo-te no meu pranto.
E não me espanto.
Sou sombra, sem culpa.
Do amor que sinto.
Contorno as letras escritas, lidas.
Dos meus impulsos diários
Poema elástico de uma flor.
Revestida de amor.
Para amar na sua dor.
Inventa palavras...
levadas pelo vento.
Na imensidão do tempo...
eterno ou talvez moderno!

Não culpe os filhos pelos pais que tem, nem os pais pelos filhos que tem, ambos não tem culpa.

A culpa não é das estrelas se você é idiota

"...sim eu também tenho minha parte de culpa nesta situação, mas se tivesse avaliado melhor a situação antes de entrar no barco, talvez estaria mais preparado pra tempestade..."

Título: A Culpa

Madrugada de domingo pra segunda, 03:14 (25/03).

Em transe, não consigo dormir. Pensando na vida, no meu passado, deitado em um colchão na sala de pernas pro ar e vendo meu gato dormir. Silêncio total, único som é de um relógio e seu Tic-Tac. Tento dormir, mas já estou ficando com dor de cabeça de tanto tentar. Viro pro lado e pro outro e nada do sono chegar. Mas, acho melhor eu estar acordado, pois assim posso controlar meus pensamentos. Ultimamente venho tendo pesadelos malucos, com pessoas que hoje nem olham mais pra minha cara... Pessoas que um dia me fizeram feliz. Pessoas com as quais compartilhei momentos únicos em minha vida. Pessoas, pessoas... Sinto falta dessas pessoas, e como sinto. Vivo cada dia com vocês em meu pensamento. Vocês podem até ter sumido diante de meus olhos, mas carrego comigo todos nossos momentos de alegria e tristezas. Esperando um dia de nos encontramos novamente e conversar, dar altas gargalhadas, lembrando-se das nossas resenhas e brincadeiras. Quando me lembro começo a rir só... Mas, quando percebo que estou só pensando morgo na hora. E nesse momento passa um flashback em meus pensamentos e acabo ficando triste. E coloco toda culpa sobre mim, culpa de ter deixado tudo isso assim.

Sabe, eu estou esquecendo você. E o mérito ou a culpa é sua. Sim, é verdade.Vem acontecendo gradativamente, nota? Eu sempre quis aproximação, reciprocidade, algum tipo de relação normal. Mas você ficou aí parado, concordando com algumas das minhas reivindicações de afeto, como aquelas pessoas que sentam em mesa de bar pra discutir política, falam, falam, escutam, escutam e não fazem nada pra mudar o processo. Eu só queria um pouco de atitude. Você sempre esteve por perto? Ah, sim, tem razão. Sempre esteve por perto, mas não ao meu alcance. Mil impossíveis, impostos por você, entre nós dois. Um tipo de amor invisível, que a gente até sabe que existe, mas nunca se completa. Omissões e ausências, algumas vezes justificadas por falta de memória, outras, simplesmente pela frase: “eu sou assim”. É, demorou muito, mas você fez um bom trabalho para que eu já não sentisse tanto a sua falta. Afinal, você é especialista em se manter ausente. E o pior é que você acha normal esse tipo de comportamento. Se eu não sinto mesmo a sua falta? Sinto falta de um passado que esconde lembranças boas. Lembra quando conversávamos durante horas? Lembra quando riamos muito enquanto você me carregava nas costas? Lembro dos "Eu te amo" inesperados e da cozinha. Enfim, não vou ficar aqui citando lembranças felizes porque elas não são suficientes para eu ainda lutar por você. E há de convir que eu lutei muito, não é mesmo? Esperei demais, fui ao seu encontro, bati na porta. Quantas vezes eu subi e desci aquelas escadas esperando que alguma coisa mudasse? Que tomasse alguma decisão ao nosso favor. Tentei de todas as formas entender e aceitar o inaceitável. E você, seu acomodado, o que fez? Eu quero que você perceba que eu me decepcionei muito. E essa parte, sejamos sinceros, não foi culpa sua. Idealizei demais e muitas vezes fui condescendente com essa situação toda. Eu tinha uma imagem sua, meio fantástica, né? De um homem mais decidido, que mandava na sua própria vida, mais forte, talvez. Pensando bem, acho que você até foi assim uma época. Eu só quero que você saiba que o teu mal foi não fazer nada e viver somente pelas circunstâncias. Não pense que eu escrevo todo esse texto dramático com algum sentimento de satisfação. Pelo contrário, não há alegria nenhuma em passar anos tentando fazer o melhor e depois se dar conta que não funcionou e não vai funcionar. Mas afinal, a culpa é toda sua mesmo? Não, a culpa é nossa, mas é o que menos importa agora, pois o que não está feito não está. Te dei todo o tempo do mundo. Agora, eu sinceramente, de coração, preciso e estou indo embora. De dentro pra fora, entende?

Não tenho culpa se meus passos são firmes. Não sou perfeita... eu tropeço e caio de vez em quando. Mas só de vez em quando.

DROGA

Estou em crise de abstinência por sua culpa
me fez ficar dependente de você

aí, quando o meu comportamento muda,
você não sabe o porquê!

É porque eu fico na "fissura",
com vontade de lhe ver

se contigo não está minha cura,
uma overdose terei de você.

A mentira livra de um aborrecimento, mas aprisiona no cárcere da culpa.

Diga não a violencia.

Não temos culpa
Do que nos cerca
A violência
Não é a coisa certa
Não presta

Observe com atenção
O que está em suas mãos
Para não cair no chão

Tente não errar
Para não machucar
Será que um dia a violência irá a cabar

Depende de você
Para fazer
Um mundo melhor para se viver.

Não espere um sentimento de culpa das pessoas, saiba que neste mundo elas podem fazer uma grande ferida no seu coração e seguir sorrindo como se nada tivesse acontecido.

As pessoas deixam de escolher por imaginar não suportar a culpa de errar, mas a omissão a uma decisão já é estar errado.

Se o amor fosse como todos dizem, talvez hoje, ninguem choraria e sofreria por culpa dele.

E isso não é minha culpa, é como eu fui programada

Aceitar a culpa é uma forma de mostrar aos outros a sua humildade e reconhecimento dos nossos erros.