A Culpa é minha me Perdoe
Aprenda a dizer 'não' sem culpa, a escolher as batalhas que vai lutar com sabedoria. Quando estamos comprometidos com um firme propósito no coração, cada dificuldade superada é um passo a mais na escada da vida, nos tornando mais fortes na nossa jornada.
O ato de se alimentar resulta em liberdade e prazer. Quando vira culpa, regra ou castigo, já não é nutrição, é prisão.
Pessoas altamente negativas são aquelas que transferem
a sua culpa nas outras pessoas, menos para elas.
A transferência de culpa para um dos cônjuges abre uma porta para o rompimento de um relacionamento feliz.
Assuma a responsabilidade por suas próprias ações quando transferir a culpa para seu cônjuge, evitando assim a hipocrisia em seu relacionamento.
O homem tem sua bagagem de culpa em seu relacionamento conjugal, pois usa de sua força, austeridade e espírito pusilânime para subjugar a parceira.
Jogue em águas profundas a culpa de seus ressentimentos, quando o ofensor ainda vive preso na sua memória.
A verdade funciona como tijolada na má consciência: se remover a culpa, está livre da vergonha e da dor; caso contrário será mais uma martelada na mesa do Juiz, com sentença à condenação.
Não transfira a culpa de uma mulher para o marido, porque é dada a ela o discernimento do bem e do mal.
O véu da inimizade cobre o rosto da vergonha, mas não consegue esconder a culpa do coração, por ser transparente aos olhos de Deus.
Ponha a culpa no prego, se a madeira rachar: quem sabe ele lhe avisa antes de dar a primeira martelada, para não culpar os outros pregos.
Bater prego na madeira muitos batem; mas, se rachar a madeira a culpa é do prego grosso, que não sabia que ele seria usado na madeira errada, escolhida pelo seu usuário.
A culpa não pode ser do Presidente da República nem das Forças Armadas, e muito menos, das instituicões educativas e religiosas, quando o povo ignora os conselhos saudáveis dos pais, das autoridades superiores e dos seus renomados educadores; mas, é daquele que já os ouviu, negou e assume andar errado, devendo ser recusado e disciplinado pela sociedade, até que aprenda a andar na linha, ouvindo o barulho que o trem faz, refletindo e revestindo-se dos valores morais, cívicos e espirituais daqueles que estão na linha da Ordem e do Progresso, já que fez juramento anterior de honrar a bandeira e defender os interesses da sua pátria.