A Culpa é minha me Perdoe
Quando somos intensos, nos entregamos demais e acabamos nos magoando. Mas a culpa não é do outro, somos nós mesmos que criamos expectativas demais, pq somos puro sentimento, somos alma, somos tudo ou nada.
Promover nas pessoas um sentimento de culpa por si mesmo, é uma das maneiras de escravizá-las e de frear o próprio desenvolvimento delas.
ja fui muito ignorado, pré julgado, caluniado,
ouvi tanta coisa que não precisava ouvir
tanta culpa que não era minha foi jogada em minhas costas
tanta coisa sem sentido jogada em minha cara de uma forma tão absurda
não me condene por não conseguir mais abrir o coração..
meu erro foi em muitas situações, mesmo não tendo qualquer parcela de culpa, ficar a procura de argumentos que "sugerissem" uma culpa minha
os pedidos de perdão por coisas que não fiz, foram as cerejas dos bolos..
💦Deixe a culpa ir embora
Se você não deixa-la...
Ela vai te consumir por dentro
Ela vai matar aos poucos tudo o que você tem de melhor.
Vai te impedir de desfrutar do melhor da vida e mudar a forma como você se olha.
A culpa vai te corroer e te fará acreditar que você não merece viver o melhor ou ter coisas boas em sua vida.
Deixe a culpa ir
E se perdoe
Deixe os erros do passado no passado e recomece uma nova história, deixe passar.
Chega de remoer e ainda que se levante alguém para tentar te desestabilizar, para abalar a segurança que você tem em si mesmo(a), resista a isso corte a conversa, não leve isso para o seu coração.
Não retroceda para o estado de culpa ao qual você lutou tanto para sair e superar.
_ Texto de Ana Chahin
Amor e Desamor
Se o amor for uma prisão, serei réu. Se a liberdade for o desamor, assumo a culpa e amena máxima da prisão perpétua.
No fim, você verá que não desisti de ninguém, mas de mim mesmo. Sem culpa, sem remorso, sem lembrança... Simplesmente sem sentir nada, absolutamente nada. Às vezes decidimos que é melhor pular do barco do que ficar nele e vê-lo naufragar.
Uma mente vazia é inquieta e turva.
Compete com a culpa e chora,
deseja ser como alguém lá fora
mas resvala ao ver a curva.
A vida de alguém perturba.
Pois o espúrio, atrai,
a que nem sabe aonde vai.
"Não seja refém dos sentimentos de culpa. Procure aprender a superá-los e transforme sua vida em prazer e liberdade ".
O Homem no seu pensamento e pressa de fazer, ter e possuir.
Culpa tudo e todos em sua volta.
Por não conseguir fazer, ter e possuir...
Por não pensar...
Na incompetência de se organizar e se programar o homem culpa até uma companhia aérea por não ter um avião no horário que ele deseja voar.
No avião o passageiro esquece algo que deveria ter colocado na mala em pleno voo, o homem culpa o piloto por não poder voltar, e se martiriza transformando sua viagem num transtorno mental...
Por não pensar, por não saber refletir, o homem se estressa.
Sempre vacilamos com as pessoas certas e as erradas também. Não adianta desculpas. No vacilo a culpa sempre será nossa.
O sentimento de culpa e o remorso podem trazer-nos esclarecimento, mas aplicado de forma inadequada, podem causar-nos ainda mais complicações ao que já não está fácil. A culpa pode ser saudável, ou igualmente destrutiva. Repensar os erros pode nos motivar e estimular uma reflexão mais completa daquilo que não aconteceu como desejávamos, é preciso aumentar a vigilância e cautela no futuro sim, mas sem nos tornarmos frustrados, tomar uma posição mais responsável e assim promover a melhoria na aceitação social e de estima. A permanência desse mal sentimento de culpa pode nos torná emocionalmente desequilibrados, transtornados, mínimos de auto-estima, destruir nossa esperança, fazer nos sentir estúpidos, estragando nossa vida e eventualmente a de outras pessoas significativas para nós. O sentimento de culpa pode ainda nos fincar agarrados ao passado, nos impossibilitando a conclusão de quê a vida segue, de que tudo passa e que se faz necessário dar o próximo passo e continuar a levar a vida adiante e a vivermos no presente, um dia de cada vez.
É um alívio quando podemos atribuir a alguém a culpa por tudo aquilo que não deu certo, mas ou não deu certo mesmo, ou então não tivemos a capacidade de fazer com que desse certo.
A boca fala do que está cheio o coração... Sentimento de culpa por ter impedido a felicidade do outro intervindo em seus planos. Intervenção impensada que hoje me causa dor e arrependimento.
“A culpa é a caneta mais usada para escrever o desanimo, tristeza, e o isolamento na trajetória na vida de alguém, mas o arrependimento, é a borracha que apaga para sempre as marcas no quadro dessa vida, deixando-o limpo para que o perdão se encarregue de escrever uma nova história”.