A Condição Humana
A reciprocidade condiz com a condição humana de se doar instantaneamente da mesma medida que o cônjuge que lhe acompanha.
Os erros fazem parte da condição humana. Estamos aqui na condição de aprendizes e erros serão bem vindos, na medida em que nos permitirem olhar para dentro de nós, desnudar nossa essência, ajudar-nos a redescobrir e remodelar o nosso caráter e a conservar os bons valores, mostrando-nos o nosso lugar no tempo e no espaço. Enfim, mostrar-nos a que viemos, para onde queremos, podemos e devemos ir... Que nossas ações ajudem a melhorar o mundo à nossa volta! Que possam contribuir para um mundo mais consciente, um mundo, onde os valores não sejam apenas monetários, que os sentimentos, brotem espontaneamente, sem que se precise comprá-los, que não sejam, ordinariamente transformados em objetos de escambo. A violência dita as regras, porque o amor e a caridade se perderam... O Universo os quer de volta e clama por socorro! Precisamos retroceder um pouco para encontrar o fio que se perdeu e a partir dali, refazermos a caminhada... Há grandes Mestres, aos quais podemos seguir-lhes as pegadas, deixadas como estacas fincadas no chão por onde pisaram - e ainda pisam - como a nos indicar a direção! Suas pegadas são claramente notadas em suas ações de construtores do bem, regidos que foram - são - pelo Construtor Maior de toda a criação!
O esquerdismo é o mal dos tempos atuais. Que visa regredir a condição humana para a condição de bestas semelhantes a porcos e moscas.
Por ser fato inerente a condição humana e envolver e dispertar seus sentimentos, as relações tendem gerar conflitos por conta dos interesses individuais.
Eu me vejo pensando
Que coisa mais desprezível
Ter nascido na condição Humana
Raça sem jeito
Se olhar direito
Dificilmente alguém se salva
Mas estão todos certos
Nos seus tortos argumentos
Praticamente perfeitos
Se lhes damos ouvidos
Em suas teses e pontos de vista
É uma conquista pessoal
Pra nós mesmos
Qualidades que vão ao longe
dá até pra perdê-las de vista
Pessoas tão desprendidas
Abrem mão de tudo
O tempo todo
Pra logo em seguida
Abarcar a tudo que é seu por direito
E um pouco mais
Usando os dois braços
E mais aquela mão, que estava aberta
Certos das suas convicções
Que quase me convencem
Pois a sua razão
É sempre a razão mais certa
Sabem sempre de tudo
Sempre sabem onde vão
Cobertos de razão
Imbuídos de certeza
Pobre gente
Eternamente perdida!
Edson Ricardo Paiva
Se a condição humana fosse tão somente dotada de sentidos, o que constituiria o homem senão um mero conjunto de impulsos elétricos estimulados pelas leis da física?
Caberia à educação no processo ensino-aprendizagem, ensinar a condição humana com base na razão, mas também na afetividade, na emoção.
O emocionar-se é uma condição humana.
O arrebatamento do olhar,
a força irresistível da admiração.
Não há vida sem emoção.
É imperativo emocionar-se,
admirar-se...
O homem eminentemente humano
olha e vê... contempla,
detém-se no objeto que lhe causou impacto
com ele estabelece um forte e profundo pacto.
E o objeto amado jamais será desrespeitado.
É condição mais que humana
emocionar-se
admirar-se,
respeitar e respeitar-se...
assim é o homem eminentemente humano,
ele sequer conhece a palavra engano.
Acredito que poucos fenômenos são tão reveladores sobre a forma como olhamos para a condição humana.
Os problemas inerentes à condição humana encontram respostas na intimidade de cada um; sendo assim, “a resposta está dentro de nós mesmos”. Ao considerar a existência de uma situação difícil, para a enfrentar é necessário mudar de atitude ou mudar as condições que constituem a problemática. Uma forma eficiente de conseguir é a utilização dos recursos do consciente interior, campo onde atua o programa da hipnoterapia.
É muito raro que uma vida e a sua correspondente condição humana tenham o mesmo tamanho; estar no mundo é, em algum momento, transitar pelos sons que se escuta enquanto se respira no silêncio de existir.
Estamos aqui numa condição Humana e porque passamos por certos acontecimentos? Para que possamos experimentar novos sentimentos e despertas novas sensações, boas? Ruins? O fato é que aprendemos de qualquer forma e que a vida não será exatamente como você deseja, tem dias que eu me pergunto porque eu sinto isso que me incomoda tanto? Porque me lembro? Porque machuca? Ai vem uma voz e diz: “Porque você tinha que aprender essa lição Humana”, tinha que experimentar e superar essas sensações”, aprender a se libertar, a desapegar e principalmente a se amar. Evoluir!
Essa é a experiência Humana, viver sentir... ganhar perder... sempre, sempre.
"Segundos intermináveis me corroem a irônica condição humana a que todos estamos fadados a levar consigo,somos maquinas incansáveis de fazer as coisas erradas e lamentar os acertos da vida que nos iram trazer algum beneficio futuro, mesmo que jamais cheguemos a perceber tal aprendizado."
Acredite na bondade dos corações, mesmo que a maldade também faça parte da condição humana, e dê uma chance a si mesmo. Limpe seu coração para que haja espaço para outro amor entrar. Ou espere. Porque o que é realmente feito para você não terá pressa de chegar.
Todos temos defeitos, pois são eles inerentes à condição humana. Entretanto, o que nos faz diferentes é que uns aceitam o desafio de reconhecê-los e de progredir através do autoconhecimento, enquanto outros preferem permanecer no atraso do conformismo.
Não são os graus que nos indicam a nossa condição humana nem as credenciais, mas sim as nossas condutas virtuosas.
"Ou o prazer conduz à contemplação das verdades inerentes à condição humana, ou se transforma em veículo de cegueira e trevas.