A Arte da Guerra

Cerca de 122 frases e pensamentos: A Arte da Guerra

Todos podem ver a tática que emprego para conquistar, mas o que ninguém pode ver é a estratégia da qual decorre a vitória.


("A Arte da Guerra")

Ao longo de seu curso, a água molda-se ao terreno onde corre.

Humanidade e justiça são os princípios para se governar a paz; oportunismo e flexibilidade, por outro lado, são virtudes necessárias para se fazer maior.

A glória suprema consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar.

O método direto pode ser usado para coordenar o sucesso, e o indireto para conquistá-lo.

⁠O bom combatente sempre força o inimigo a permanecer passivo e não o deixa ter influência sobre si.

Se o seu inimigo está seguro em todos os pontos, esteja preparado para ele.

A manobra contribui para a liberdade de ação e reduz as próprias vulnerabilidades

Não é preciso ter olhos abertos para ver o Sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão, para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível. A invencibilidade está na defesa, a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante. Todos podem ver as táticas das minhas conquistas, mas ninguém consegue distinguir a estratégia que gerou as minhas vitórias.

Não marche a não ser que tenha vantagem; não use suas tropas, a menos que haja alguma coisa a ser ganha; não lute, a menos que a posição seja crítica. Um sábio usa o contra-ataque e iscas para conquistar a vitória.

⁠Os guerreiros vitoriosos ganham em primeiro lugar e, em seguida, vai para a guerra, enquanto os guerreiros derrotados vão à guerra em primeiro lugar e, em seguida, buscam a vitória.

Sun Tzu
A Arte da Guerra.

Aquele que antecipa sua chegada ao campo de batalha e lá espera pela chegada do inimigo estará descansado para a luta; no entanto, aquele que chega atrasado ao campo de batalha terá de correr para se preparar e ficará exausto.

Sun Tzu
A arte da guerra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

⁠Conheça seu inimigo e conheça a si mesmo, e em cem batalhas você nunca estará em apuros.

⁠Não exige perfeição dos que não têm talento.

Sun Tzu
A arte da guerra.

Onde é que eu estava com a cabeça, em subestimar o oponente e abaixar a guarda? Sun Tzu parece não ter servido para nada. Volto para a minha “concha de retalhos” avariada, com o coração partido, o orgulho ferido e mais uma história pra contar.

Ares,
Se Não Presta,
No Mundo Real Sun tzu E O Verdadeiro Deus Da Guerra....

⁠Muitas das derrotas, mortes de civis e destruição teriam sido evitadas com o uso de "A Arte da Guerra": "Lutar e ganhar todas as batalhas não é a suprema glória, a glória suprema é quebrar o inimigo sem lutar". Nos últimos dias, vimos uma guerra que se preocupou mais em demonstrar o "poderio" do que em evitar o conflito. A vitória poderia ter sido assegurada de formas muito mais seguras e menos traumáticas para todos os envolvidos.

Wagner Veneziani Costa
A arte da guerra: por uma estratégia perfeita. São Paulo: Madras, 2005.
Inserida por luisgabriel2006

Não há arte nessa guerra.

⁠A habilidade suprema não consiste em ganhar cem batalhas, mas sim em vencer o inimigo sem combater.

⁠Um bando obstinado é sempre presa de um exército maior.