31 anos
Que os 31 dias de maio sejam tão abençoados quando os de abril foram. Que maio nos traga dias leves, temperaturas amenas e noites de paz. Boa Noite! Bom descanso!
Gratidão mês de junho!
Na curva do mês de junho já vejo julho chegando, com 31 dias na bagagem e vestido de recomeço. Que junto com o velho mês fique para trás toda dor, qualquer tristeza guardada, a amargura e o rancor. Que deste ciclo que se encerra, fique somente o aprendizado, as levezas e o carinho na memória do tempo gravada. Mas enquanto julho não chega é hora de agradecer, reformular velhos planos, e renovar as energias, colocar um sorriso nos lábios dar as boas vindas ao novo mês.
A Bíblia tem 3.566.480 letras, 773.693 palavras, 31.102 versículos, 1.189 capítulos e 66 livros; tudo isso faz parte da Palavra de Deus.
A Reforma Protestante começou em 31 de outubro de 1517, e os cinco princípios da Reforma são: 1. Somente as Escrituras; 2. Somente a fé; 3. Somente a graça; 4. Somente Cristo; 5. Glória somente a Deus.
Eclesiastes 3.1: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Tempos de prosperidade geram felicidade; Tempos difíceis geram maturidade; Tempos de transição geram evolução; Tempos de decepções geram sabedoria; E no tempo de Deus se estabelece o destino.
Considerações Sobre a Mulher "Virtuosa" de Provérbios 31.
O adjetivo virtuosa usado em algumas traduções não é ruim, mas ele não consegue expressar toda riqueza do original. As outras versões como: esposa exemplar (NVI), mulher de caráter nobre (NLT), mulher de valor (Semeur), eficiente (Lutero revisada), também não conseguem extrair com profundidade tudo da palavra no original. No original hebraico diz (v.10) 'eshet hayil', literalmente "mulher guerreira".
Portanto, a mulher de Pv 31 (eshet hayil), rompe e vai muito além de todas as dogmatizações e padrões superficiais. A mulher de Provérbios 31 é apresentada como geradora de filhos, administradora do lar, que ama o esposo, executiva, sábia, comerciante, etc... Uma mulher completa, capaz de exercer qualquer atividade na sociedade.
A Bíblia apresenta várias mulheres que são dedicadas como Marta e Maria, corajosas como Ester, líderes e guerreiras como Débora, profetizas como Hulda, inteligentes e estrategistas como as filhas de Zelofeade, sábias como Abigail e mães extraordinárias como Maria.
Portanto, ninguém deve delimitar a mulher; pois cada mulher tem um propósito, um delineamento, um sonho... O mal de muitos é tentar "domesticar", "enquadrar", "limitar" a mulher dentro de uma configuração que acaba diminuindo seu valor. Isso é um erro que a sociedade deve superar.
Dito isto, aprendemos com a Bíblia que, a mulher é capaz e plena, que não deve se tornar refém de nenhum estereótipo imposto por qualquer que seja o grupo.
Que Deus abençoe as mulheres, pois vocês são mais que virtuosas, vocês são plenas!!!
Pense nisso e ótima semana da mulher.
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
A Reforma Protestante
Hoje, estamos lembrando e celebrando a Reforma Protestante iniciada em 31 de outubro de 1517, por Martinho Lutero.
Um século antes de Lutero, João Huss (1369-1415), natural da Boêmia, liderou também um movimento de reforma religiosa na Europa, mas foi condenado à morte por isso. Hoje, na cidade de Praga, na atual República Tcheca, há um importante e famoso monumento que registra a memória da morte de João Huss, queimado vivo, em praça pública, em 1415. O epicentro da ação reformista de Lutero foi à Alemanha, especialmente a cidade de Wittenberg, onde, na data de 31 de outubro de 1517, ele fixou, na porta da Igreja do Castelo, suas 95 teses, convidando o povo e as autoridades da Igreja Católica para um debate acerca de suas proposições.
Muitos pensam que foi Calvino e os calvinistas que realizaram a reforma, mais isso não passa de mais uma fake news calvinista. Quando Lutero e os seus companheiros de Wittenberg iniciaram o movimento da reforma, Calvino tinha 08 anos de idade. Portanto, não foi Lutero e os reformadores que aderiram a Calvino, mas Calvino e os calvinistas que aderiram à reforma. O calvinismo é apenas uma ramificação extremada e desajustada da reforma protestante.
Os personagens mais proeminentes do movimento da reforma são: John Wycliff (1325-1384), John Huss (1372-1415), Jerônimo Savonarola (1452-1498), conhecidos como pré-reformadores, que combateram irregularidades e imoralidades do clero católico romano. Martinho Lutero (1483-1546) foi o mentor da reforma e quem a colocou em curso, juntamente com Filipe Melanchton (1497-1560), Johannes Brenz (1499–1570), Johannes Bugenhagen (1485–1558) e muitos alunos e anônimos de Wittemberg!
Não se deixe enganar, todos nós, evangélicos e protestantes do século XXI, somos de uma forma direta ou indireta, filhos e filhas da Reforma Luterana do Século XVI, que se originaram do movimento inicialmente liderado por Martinho Lutero e os seus companheiros de Wittemberg no Século XVI.
Pense nisso e ótimo fim de semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Mateus 3.1: Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia...
Você já se fez a pergunta do porque João Batista estava pregando no deserto? Lembre-se, que no templo em Jerusalém havia dois sacerdotes corruptos, Anás e Caifás (Lucas 3.1-3), e a presença de Deus não estava lá. A presença de Deus foi para o DESERTO, onde havia um homem alinhado com Deus (Lucas 1.66 e 80).
Aprenda a ficar onde a presença de Deus está; mesmo que o lugar seja o DESERTO.
Para Cada Pessoa Deus Tem um Tempo!
Eclesiastes 3.1: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:
Moisés começou seu ministério aos 80 anos (Ex 7.7) e Davi foi chamado quando era jovem.
Pedro foi chamado primeiro do que Paulo, mas isso não quer dizer que Paulo estava atrasado.
Maria gerou filhos e filhas ainda nova, mas sua prima Isabel em idade avançada (Lc 1.7).
Calebe só tomou posse da promessa aos 85 anos de idade (Josué 14.7-14).
Cada pessoa no mundo se move no tempo de Deus, cada um tem seu próprio chronos ou fuso horário.
Se você analisar com calma, vai perceber que algumas pessoas parecem estar à sua frente, e outras vão parecer estar atrás de você.
Na realidade eles não estão na sua frente e nem atrás de você, cada uma está se movendo no tempo adequado para suas vidas; por isso não inveje os que parecem está a sua frente e não menospreze os que parecem esta atrás de você, pois cada um está no seu próprio chronos e você no seu.
O segredo é aguardar o tempo de Deus na sua vida; normalmente ele vem com a maturidade, independente da idade.
Então fique calmo, não se preocupe com quem parece está a sua frente ou atrás de você. Você não está adiantado e nem atrasado, mas no tempo certo de Deus.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
A insanidade da doutrina calvinista da expiação limitada é que se Deus não amou a todos
(João 3.16; Rm 5.8; 1° João 2.2), logicamente, você também não precisa amar a todos
(Mt 5.43-48; Mt 22.36-40; 1° Ts 3.12).
Mateus 24:29-31 deixa claro que a volta de Cristo e o arrebatamento dos eleitos acontecerão "imediatamente após a tribulação", mostrando que o arrebatamento não ocorrerá antes desse período de sofrimento.
Mateus 25:31-46 ensina que, no fim dos tempos, Jesus separará as pessoas como ovelhas e bodes, recompensando os que praticaram atos de bondade e misericórdia, e condenando os que os ignoraram.
Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis. Provérbios 31:10
Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela. Efésios 5:25
Porque na muita sabedoria há muito desgosto; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em sofrimento. Eclesiastes 1:18
Nunca percamos de vista a criança irrequieta e travessa... o adolescente sonhador e apaixonado que um dia fomos e que, no fundo, inconfessada e secretamente ainda somos, porque enquanto tivermos jovialidade, enquanto soubermos transigir e compreender, amar e perdoar; aquela criança, aquele adolescente continuarão iluminando nossa alma de fé e de esperança; continuarão vivendo, continuarão vibrando dentro de nossos corações
Se livre em meus braços não podes ser,
Como aprisionado posso eu te querer ter?
Te quero com asas abertas para voar,
Não engaiolado nas amarras do meu desejar.
Se eu te quero e ao teu amor almejo,
Que te faça quereres por mim sentir o mesmo desejo.
Não posso e também não quero
Ter teu afago no momento e no modo em que eu espero.
O que me deixa feliz é somente receber de ti
O desejo teu de, por tua vontade, quereres vir a mim.
Não te sintas por ora ou razão obrigado
A me justificar motivos dos mais banalizados.
Quem sou eu para exigir esforço tamanho,
Se no amor não pode haver nenhum vínculo estranho?!
Tua companhia, tua amizade e teu carinho
São para mim a paz que refaz o meu caminho.
Serei sempre eu esta pessoa que está aqui:
Um alguém que respeitará tua vontade de ir e vir.
Estarei sempre a mesma, sem hora para ser outra,
E jamais exigirei a vontade tua de me beijares a boca.
Quando beijar-me que tu faças por tua vontade,
E que não realizes meu desejo para agradar a minha vaidade.
És livre como um pássaro porque és homem somente.
Sou jardim e não gaiola, para não te aprisionar o que sentes.
Voa passarinho! Voa para onde quiseres!
Para o meu jardim ou para outro lugar que esperes.
Eu serei Rosa, Margarida, Tulipa ou Jasmim.
Quero ser para sempre um perfumado jardim.
Se achas que nesse perfume não te sentes amarrado,
Voltarás ao meu jardim por teu bater de asas não aprisionado.
Se tu achas que esse jardim te sufoca mais que gaiola,
Não é para mim que deves voltar, pois te libertarei bem na hora.
Eu te amo de verdade e te quero amando a mim também,
Mas se te sinto compelido, vejo que esse amor não vem te fazendo o bem.
Eu te amo e te quero, mas que estejas livre simplesmente,
Porque até para seres preso tem que ter liberdade de querer sentir o que sentes.
Eu amo o amor em liberdade.
Amo também a prisão que ela causa por vontade.