25 anos

Cerca de 10142 frases e pensamentos: 25 anos

Meu nome é Katniss Everdeen. Tenho dezessete anos. Meu lar é o Distrito 12. Eu participei dos Jogos Vorazes. Eu escapei. A Capital me odeia. Peeta foi levado prisioneiro. Ele está vivo. Ele é um traidor, mas está vivo. Eu preciso mantê-lo vivo...

Durante todos esses anos fui mais herói do que vilão, infelizmente as pessoas esqueceram do herói, e somente lembram do vilão.

Quando me perguntam quantos anos eu tenho, respondo: "Tenho na verdade os anos que me restam, porque os anos vividos não os tenho mais..."

Mesmo com anos de pesquisas históricas quanto mais os humanos tentavam se definir, mais eles se afogavam na própria confusão.

Igual ao vinho, eu melhoro todos os anos.

Lá vou eu pela a rua abaixo a pensar,
e digo qual destes temas será bom para rimar.
Os anos vão passando e eu amando esta cultura,
nesta estrada longa sem apoio e sem ajuda.

"Há um tempo em que é preciso fazer a travessia, pegar o que nos restou dos longos anos de nossa vida e colocar tudo numa bagagem e decidirmos um caminho a seguir.
Parece que dentro de nós vive um desejo incontrolável de apego ao passado, às vezes guardamos na nossa bagagem tantas dores, dúvidas e tristezas.
É triste quando se percebe que teremos que fazer a travessia entre o passado e o tempo presente.
Optamos pelo passado se ele nos trás boas lembranças e rejeitamos o presente quando só há batalhas acompanhadas de tristezas, e dentro de nós se tem a ilusão de querer retornar.
Mas se engana quem pensa que vive do passado e foge do presente, temos o desejo compulsivo de querer carregar dentro de nossa bagagem apenas o que nos foi bom, e abandonar pelo caminho o que nos fez sofrer.
Muitas vezes recordando apenas o passado esquecemos de guardar na nossa bagagem tantas coisas atuais, e que o presente é o que temos no momento.
São tantas momentos vividos, tantas pessoas que passaram em nossas vidas, inúmeras saudades e incontáveis tentativas de querer reviver velhas memórias guardadas no coração.
Queremos atravessar o tempo levando conosco tudo que nos fez feliz, mas é impossível manter apenas bons momentos vividos, seremos em muitas vez surpreendidos por memórias ruins que teimam em ficar.
Estou sempre disponível para as travessias da vida, arrumo e desarrumo minha bagagem quase sempre, e vejo que esqueci algo ou acrescentei demais outras coisas, mas não tenho medo das reviravoltas da vida, só temo que um dia chegar e eu não ter nada pra colocar na minha bagagem."
-Roseane Rodrigues

SONETO DE 27 DE FEVEREIRO

Dia e mês que levo os anos
Nas costas, cada vez maior
Nos sonhos hão-se planos
No afã do fado, gentil suor

Levo com cuidado esta data
Num único e poético itinerário
Afinal não é ouro nem prata
Mas é especial no calendário

Nunca posso dar um até mais
Pois, veloz já é naturalmente
Nas ilusões deixadas no cais

E busco ter posposto pendente
Ser mais velho, são fatos anuais
Ser feliz, é ter a vida de presente...

Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
Cerrado goiano

(27 DE FEVEREIRO)

Dia e mês que levo os anos
Nas costas, cada vez maior
Sem fronteira e sem planos
Nos males e sonhos o suor

Levo com cuidado esta data
Num rígido e reto itinerário
Afinal não é ouro nem prata
Mas é especial no calendário

Nunca posso dar um até mais
Pois veloz já é naturalmente
Triste é ficar sentado neste cais

E sempre deixo um posposto pendente
Pois ficar mais velho, são fatos anuais
E ser lerdo, retarda receber o presente

“Idade não define maturidade.” Lembra? Então. Tem gente de 20 anos com cabeça de 10, e tem gente de 10 anos com cabeça de 20. Amadurecer, vai muito além de apenas completar mais um ano de vida. Amadurecer é passar a ver as coisas com a visão mais ampla. É passar a ver os problemas como degraus a serem subidos. É enfrentar a saudade com tranquilidade. É saber lidar com a ausência sem se desesperar. É saber dar valor ao que merece, e a quem merece. Saber reconhecer o erro. Saber parar quando preciso. Saber voltar atrás se perceber que fez errado. Amadurecer é ter coragem suficiente pra continuar caminhando, depois de tanto ter caído. Por quem é maduro entende que sempre há uma chance para começar de novo.

Feliz Namoro

Aniversário de namoro: 2, 5,10 ou 20 anos... não importa quantos anos de namoro vocês estejam fazendo hoje, amanhã ou depois de amanhã, não importa se você gosta de Icarly ou se ela gosta de Zelda, não importa se você faz fisioterapia e ela engenharia... não importa se você curte o status dela e ela não curtiu o seu. Não importa se ela escuta Leeland e você ouve Kim Walker. Não importa se tudo isso não faz sentido, mas o que realmente importa é o amor de vocês, aquele frio na barriga, aquele olhar especial, aquele jeito de mexer o cabelo que só você reconhece, aquele abraço apertado, aquele jeito de rir que só ele tem no universo inteiro... Aquele desejo de transformar tudo isso num algo a mais, saiba que "o amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser". Como gostaria de participar disso pelo menos uma vez, mas tudo bem, saiba que o amor de vocês não tem fronteiras, agora ficou sem sentido, aliás tudo isso faz, fez ou ainda vai fazer sentido, mas isso não importa, porque tudo isso faz parte da forma abstrata, apaixonante, que carinhosamente chamamos de AMOR, LOVE, AMOUR, AMORE, LIEBE.

Não importa quantos anos você tenha, mas utilize-se da sabedoria que a vida já lhe deu para você se sentar com todas as suas idades e corrigir um pouco o seu passado.

Ninguém fica velho meramente por viver um número de anos. Nós tornamo-nos velhos por abandonarmos os nossos ideais. Os anos podem enrugar a pele, mas a falta de entusiasmo enruga a alma.

MITOLOGIA POLÍTICA - "O caráter do Real"

Conheci um senhor de 86 anos que, mesmo sendo analfabeto, analizava e debatia com muita clareza assuntos de sua importância social. Certa vez em que parei para conversar por simples quinze minutos, minha mente transcedeu por uma viajem nunca feita em toda minha existência humana.
Saindo de uma conversa aparentemente simples, abri os olhos e vi o mundo em que vivo. Mas totalmente oposto de quinze minutos antes. Passei pela principal avenida da cidade e comecei a perceber o que tinha ouvido, mas na prática.
O tema "Real" é o que me faz pensar e repensar como o mesmo pode mudar a humanidade, até mesmo as pessoas. Com o "Real" opiniões são compradas, amores são conquistados, famílias miseráveis são conformadas, a saúde pública fica até com uma aparência de primeiro mundo.
Ultimamente muitas pessoas vem se manifestando com argumentos de conquistas de direitos. Mas em uma sociedade em que os direitos se alinham com os deveres, aí fica difícil. Difícil pelo fato de que, quem tem o direito de "decidir" automaticamente tem o dever de cobrar o que não estiver de acordo com o que está proposto. Mas isso na maioria das vezes não acontece. Só o que se vê, são manifestações de baixo nível de entendimento: acusações imcabíveis, ironias, palavras de baixo calão, xingamentos desnecessários. Uma sociedade dígna não se constrói assim.
Não se pode criticar um trabalho mau feito de uma empresa, onde você é o patrão que põe e paga os salários destes funciorários que você mesmo não está satisfeito. Se não tem produtividade, você como chefe tem que mudar essa equipe, antes que a mesma vá a falência.
Fica muito complicado quando o senhor "Real" entra em cena, e consegue calar a voz ou até mesmo mudar em questões de segundos a opinião de uma pessoa. Um ser humano que se vende por migalhas não tem o direito de cobrar ou argumentar o caráter do outro. Se ele mesmo se vendeu para tal situação que fará uma diferença enorme quando ele mesmo sentir o passo que deu para trás, onde sua própria vida e de sua família estará nas mãos de uma empresa chamada "Atraso de vida" que quando ele sentir na pele e sentir o peso da responsabilidade que teve, aí será tarde demais.
Temos que prestar muita atenção no que ouvimos e muito mais nas ações que desenvolvemos, pois elas refletem uma carga de coisas tanto para o bem quanto para o mau.
- Por mais que as condições (financeiras) estejam desfavoráveis a você, pare bem para analizar que as coisas podem ficar muito pior se você se entregar por migalhas ao senhor "Real".

Ter vinte e poucos anos não quer dizer nada. Trinta. Quarenta. Quinze. Vinte. Noventa. O que importa, no fundo, é quem você é quando está sozinho. Como você é quando está acompanhado. O que sobra quando a luz apaga. O que resta quando o sol acorda.

Tudo o que fiz no passado, ficou pra trás. Não aceito que me julguem por coisas que fiz anos atrás, pela minha falta de experiência, falta de maturidade. Todo mundo erra, eu errei. Acreditei e confiei em quem não devia. Dei valor a quem não merecia. Errei muito. Aprendi em dobro. Mudei bastante de uns anos pra cá e, não aceito que mexam na minha bagunça. Se quiser entrar na minha vida, fique à vontade, mas por favor, não mexa em nada.

37 anos depois

Tire o seu racismo do meu caminho
Porque eu quero passar com a minha cor negra
Passar com a minha cultura
Passar com a minha gente
Passar com o meu desprezado desenvolvimento
Mostrando com um sinal, a tua fraqueza
Mostrar pra você que sempre voltarás
Em busca do pão, que só a pérola de África produz.

Angola

RG...(Folhas C. V. Morta)

Homem ideal é aquele que te adormece em sonhos acordada, após longos anos em pesadelo. É aquele que resgata sua essência perdida em momentos de decepção. É aquele que te lembra o real significado daquela tatuagem que fez para jamais esquecer que o amor é possível.

Eu sou como um jornal. Tenho meus dias, meus meses, meus anos, sejam eles bons ou ruins. Trago sempre comigo notícias, sejam elas de inverno ou jardim. Anuncio um mês e um ciclo, sou também preto e branco e quando me dão liberdade fico parte colorido. Muitos me dão valor, outros ainda darão. Alguns já se foram, outros ainda se vão. Tenho curiosidade, mergulho em qualquer assunto, qualquer música, em qualquer mundo. Viveremos em Marte se é que o mundo acabou. Sei que vivo no mundo da lua quando sozinha estou. Os caminhos percorro ao encontro sempre de algo a fazer. Ser feito e ter feito são dois obstáculos a vencer. Procuro um futuro velho, de alguem que ainda tem que viver. A vida está aqui em mim, por onde ando, caminhos sem fim. Quase sempre na mesma fonte, Verdana, me chame assim, no início meio esquisita no fim só tem olhos pra mim. To sempre bem arrumada, cabelo cortado e unha feita, sapato de salto e vestido de seda. Tudo pra viver como eu sei, nesse mundo guerreiro e aflito. Impresso em mim só não está se parecer não ter soluções. Pra tudo eu tenho quem apóie: mãe, pai, tio e doutor, aquele que eu não conheço, aquele de quando é dor. Vai que sem rumo eu rasgo no meio da rua do Ouvidor. Vou me mudar pra outro estado com aquele que me encontrou. É essa minha vida de riscos, acho que não sei viver, porque se eu soubesse, teria de estar com você. O perdi em alguma outra rua, num beco, em algum museu. Não sei como você esta, se serve pra peças frágeis, segura pra não quebrar. Você é uma página perdida na multidão, mas quem sabe um dia ainda acho, o mundo não é grande não. Uma página de esportes, onde estaria você? Espero que esteja na sorte, aquela que um dia vou ter. Um dia a gente morre, um dia a gente tem que morrer. Extinção dessa nossa espécie, substituida por PC. Aqueles robôs que se mexem, só sei que não sao meus irmãos, porque se meus irmãos fossem, não custariam um tustão. A vida sempre acaba, de um jeito e de outro também. Os ricos não sabem de nada, quem sabe é o povo que tem. Tem o papel preto e pranco, papel de jornal vai e vem. O rico só sabe de esquerda, egoísmo é só o que tem. Jornal, papel fino e sábio, sabe do valor que ele tem, que move o mundo de cima, quer conhecê-lo também. Só quer ser colorido, encontrar o esporte perdido e nesse mundo notar o que tem de sempre ser lido.

Há já algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princípios tão mal assegurados não podia ser senão mui duvidoso e incerto; de modo que me era necessário tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões a que até então dera crédito, e começar tudo novamente desde os fundamentos.