Saudades de um pai que já se foi

Saudades pai

Essas lembranças, essas bem antigas são muito boas, lembro quando me levava no bar do lado de casa pra comer coxinha com guaraná, ou nos fins de semana de manhã quando fazia pão na chapa ou ovo cozido com a gema mole, são as que gosto de lembrar, são as que sinto saudades, ou até da confusão em minha cabeça quando aos 11 anos descobri que eu não era seu filho de sangue, foi a primeira vez que escutei a expressão " Pai é quem nos cria, quem nos dá amor". Dói lembrar que minhas lembranças depois dessas não são nada boas, ainda me dói as vezes em que passo por lugares onde era hábito lhe ver caído, bêbado e sujo, ou quando lembro da vergonha que sentia quando tinha que explicar para os amiguinhos de escola que aquele cara bêbado e mijado caído no portão era na verdade meu pai... Mesmo sabendo que o senhor não era uma pessoa má, isso não era o suficiente pra mim, eu não queria ter que entender as suas frustações e a sua dor, eu só queria um pai, só queria que minha mãe não tivesse que estar sempre tão exausta e nervosa por não ter com quem dividir as responsabilidades e preocupações, isso ia criando tanta revolta e mágoa no meu coração, tanta vergonha e tantos outros sentimentos que cultivei por toda a vida. Já fazem 2 anos que o senhor partiu, hoje a mágoa foi embora, mais eu queria do fundo do coração que ela tivesse ido primeiro do que o senhor.

Inserida por 422robson

Saudade imensa do meu pai.
Partiu numa véspera do Dia de São Francisco.
Sentimento de tempo não aproveitado, amor insuficientemente demonstrado, abraços e beijos guardados para um tempo que não chegou a acontecer.
Que bom seria se fosse proibido aos pais partirem antes da aposentadoria dos filhos...

Quando a chuva cai,
O vento vai,
Saudade do pai,

Chove de novo,
Fim de um dia,
Saudade judia,

Vida vazia,
Longe de tudo,
No seu mundo,
De sabedoria.

Inserida por Mario-Magalhaes

Saudade do meu Pai Jõao Mendes! Pai, onde vc estiver saiba: a morte não existe, por isso não pode matar um AMOR VERDADEIRO como o nosso!!!! EU TE AMO TANTO meu velho lindo!!! A palavra AMOR só existe porque tu criaste na tua infinita existência.... Meu pai; meu amor, minha vida e razão do MEU SER!!! Cada lágrima de saudade que cai dos meus olhos é também uma lágrima de orgulho por saber que sou teu fruto.... Todos os dias serão sempre TEUS, MEU PAI!!!

Inserida por helenadeletras

Pai,

Amo-te tanto, meu pai... já te dizia.
Tivemos tantos momentos juntos... que saudades!
Amo-te como pai e amigo, seu Chaia
Numa sempre diversa realidade.

Como foi bom receber a tua proteção,
Crescer sentindo tua lealdade.
Quando nasci tinha tanto medo!
Era tão bão sentir teu coração...

Choro, me falta teu calor eterno.
Temo, não tenho mais tua proteção,
Cumplicidade. E fidelidade.

O amor entre nós, jamais cortarão.
Somos parte dela: felicidade!
Tudo entre nós será eterno.

Inserida por Rose05

Hoje mais que nos outros dias senti saudades de ti … pai … saudades de te ter por perto, de te abraçar, saudades do teu sorriso suave … saudades da tua face e teus olhos… hoje senti saudade de te olhar… saudades da tua voz aveludada… senti saudades de te ouvir falar, de me aconselhar hoje senti saudades de ti… afinal são longos anos sem a tua presença! Quem tem seu pai vivo, não desperdice o tempo, fale sobre o seu amor por ele HOJE… Pois, AMANHÃ pode ser tarde demais…

Inserida por MomadeRodriguesUsta

⁠Nesse 2 de novembro.
A saudade aumenta
A memória aflora
A tristeza não aguenta

Pelo Pai que já partiu
A saudade vai a mil
No coração que já sentiu;
A perda varonil

A certeza que me anima
É o reencontro no céu
Onde Jesus está acima
Com o arcanjo Miguel

Terminando a poesia
Confesso ser a melancolia,
A culpada de tal ato constrangedor
Querendo rimar sentindo dor.

Inserida por Carlosbelchiorjunior

⁠Pai, na saudade.
Quando me dei conta da ausência
Na idade madura me encontrava
O senhor não era mais suficiência
Herói e vilão, já não mais estava
Outro tempo, outra realidade
O passado, passou, ali te amava
Te amo! Hoje, na dura saudade!

Inserida por LucianoSpagnol

SAUDADES... MUITAS SAUDADES...
Certa vez meu pai falou: “Meu filho, não diga nem faça nada que um dia possam usar contra você. Respeite o próximo, as leis, as regras de convívio social. Cuide da sua vida e de seus familiares e amigos próximos. Tua saúde é o bem mais precioso: Assim poderá sobreviver e ajudar aos mais necessitados. E lembre-se sempre: 1) Quem bate em pequeno é covarde, quem apanha de grande é bobo. 2) “Lute para ter o que é seu de direito, jamais cobice ou tome nada dos outros.” Não assim, literalmente, eu acrescentei outros conselhos dele. Procurei pautar minha vida seguindo os conselhos do meu pai. Depois do décimo tombo sério e ralada geral, deixei de brincar / competir com o Carrinho de rolimãs. Depois de quebrar os óculos de um coleguinha, nunca mais usei o estilingue e a sacolinha com mamonas. Depois de ser atropelado por um caminhão aos 10 anos, nunca mais atravessei as ruas desafiando o trânsito. Fascinado por armas de fogo, após os primeiros tiros decidi manter distância dos gatilhos. E assim fui levando. Sempre preferindo prevenir, para depois não ter que remediar. Mas acidentes acontecem, independente dos seus cuidados. Nem todos os acidentes são provocados por humanos. Os fenômenos naturais provocam cataclismas, tragédias universais. Quem pode evitar os efeitos devastadores das erupções vulcânicas, dos terremotos e tsunamis? Quem poderia prever a mortandade diante da Gripe Espanhola? Agora me recordo dos versos da canção “Quem inventou o amor”, de Dorival Caymmi (Quem inventou o amor / Não fui eu / Não fui eu, não fui eu / Não fui eu, nem ninguém / O amor acontece na vida...). Pois então, quem criou esse terrível Coronavírus / Covidi-19 não fui eu, não sei quem foi, mas essa pandemia está me impedindo de seguir a rotina: Pagar taxas e impostos, comprar alimentos, pagar as contas mensais, abastecer o carro, curtir o samba raiz com amigas e amigos toda semana, paparicar os netos, procurar não dar trabalho para os filhos. Confinado voluntariamente desde o dia 14 deste mês, antecipei as medidas indispensáveis à preservação de todas as pessoas com as quais convivo, muitas das quais nem mesmo sei o nome. Recomendei ao síndico do meu prédio a imediata adoção de medidas, como disponibilização de álcool gel nos acessos (portaria, elevadores), a restrição para entrada de terceiros no prédio, as orientações básicas aos funcionários, a interrupção de quaisquer atividades nas áreas comuns. Repassei minhas preocupações aos familiares e amigos. Continuo seguindo à risca as recomendações das autoridades da área da saúde. Mas a saudade de tudo o que deixei de fazer é o que mais me martiriza, ao lado do pesar pelos adoecidos e pessoas menos afortunadas. Sinto muita saudade dos bailes, dos espetáculos teatrais e musicais que deixei de frequentar, dos cinemas que nunca mais entrei, das peladas domingueiras, das caminhadas diárias nos parques da cidade e até mesmo das missas.
Pois é. Não adianta “chorar o leite derramado”. Agora só nos resta orar e ter esperanças de dias melhores. Nesse meio tempo, é bom ir anotando na agenda tudo aquilo que nós gostaríamos de fazer. Até lá.
(Juares de Marcos Jardim - Santo André / São Paulo - SP)
(© J. M. Jardim - Direitos reservados - Lei Federal 9610/98)

Inserida por Superjujar

Pai

Quanto mais tempo passa mais sinto saudades.
As lembranças te fazem sempre presente.
Lembro do quanto o senhor foi generoso, amável e carinhoso.
Sempre falo para o meu filho que se eu for 50% do que o senhor foi para mim já excederei o excepcional, pois sei que nunca chegaria próximo do seu exemplo de caráter, resignação e dignidade. Te amo hoje e sempre!

Inserida por VanessaTrindade

⁠Na paixão de verdade, que o Pai de opunha, explodia o coração de saudade, tendo a lua como testemunha.

Inserida por D1E2L3S4O5N6

⁠O mundo pode até distorcer ou desprezar o papel que um pai faz.
Só não pode mensurar a saudade que um verdadeiro pai traz

⁠Hoje faz uma semana que meu pai se foi... A tristeza da saudade guardada durante todo o dia me fez verter muitas lágrimas ao cair da noite. Parece óbvio pra quem já sentiu, mas o luto pesa, arde o peito, os olhos, é sufocante. Eu sigo em oração e às vezes me pergunto quando essa dor vai passar. Escrever ajuda, é como um processo terapêutico. A prece é um bálsamo que me cobre quando a dor parece insuportável. E é a Deus que entrego essa dor.
Saudade, paizinho. Te amo tanto. Vai com Deus, fica em paz...

Josy Maria
23/09/21

Inserida por JosyMaria

Alguns dias de ausência física tua Papai. A saudade aperta mais. Eita vida.
Esse pai me protegeu de tudo, sinto falta.
Muita.
Obrigada aí Deus.
Nosso laço de amor é além.
Te amo infinitamente papai Jarcy Andrade!

Inserida por MariaZenith

⁠Acho incrível o ser humano...muitos filhos e filhas só lembram que tem pai ou sente saudade neste dia ...Dia dos pais é todo dia . Cuide mais e ame mais.
Não espere perder para dar valor... Vejo tantos pais idosos ficarem sozinho o ano todo ...Será que alguém se sente feliz sendo lembrado apenas uma vez por ano... Então valorize mais enquanto você pode ...Depois que ele partir é tarde para se lamentar. Seu pai não quer presente e sim sua presença... Pense nisso.

Inserida por claudinei_souza_1

Ela chora saudades do Pai, mas ainda não entendeu que não pode viver sem Ele. Seu Pai é Deus, mas muitas vezes, age como se não o conhecesse.Se engana ela, sente saudades Dele. Por amor, Ele pagou um alto preço por ela.❤

Inserida por ana_claudia_amora

Pai

"Não tenho fotos
com tua face
guardadas em minhas gavetas.
Nenhuma!
Face que me lembro vagamente.
Tua pele escurecida pelo passar
de tantos anos ausente.
Nunca vimos juntos o mar...
E se pudesses ver como
o mar é azul...
Ouço tua voz fraca e distante
esquecida nas minhas saudades.
Não a reconheço mais...
Teu último sorriso foi meu,
ainda me lembro.
A última melodia ouvimos
em tarde de domingo.
Tuas mãos cansadas
e ainda jovens
no aceno de adeus.
E o fechar definitivo
daqueles olhos vivos.
Abracei o vento solitário
sem alcance do corpo que partia.
Prantear essa perda
por toda uma vida...
Lamentando um último abraço
que não tive...
O céu também é azul!
Tão azul como o mar...
Esse céu onde moras.
E felizes são os anjos
que abraçarão
por toda eternidade tua alma..."

Quando meu pai se foi passei a compreender melhor o valor do tempo.
Pena que já não dava mais tempo.

Agora a pouco eu estava pensando, parece um filme com final ruim eu tive a presença do meu pai a vida inteira, tantas coisas fizemos juntos... Houve momentos de briga de raiva, mais sempre prevaleceu o amor o companheiro de todas as horas o super homem que poderia me salvar de qualquer perigo meu pai era invencível... E no final eu fui escolhido pra o vê-lo morre ali na minha frente sufocado roxo um bando de pessoas (médicos e enfermeiras) falando ao seu redor e eu não conseguia ouvi -los e de repente como num sopro ele se foi, eu não sabia pra onde correr me senti criança impotente querendo me esconder da morte , ela havia vencido meu super-homem... Sai daquele corredor e vi a imagem de cristo na cruz e no seu braço um crucifixo que alguém havia ali colocado talvez alguma graça havia sido alcançado era poderoso!!! pedi licença enrolei em minha mão direita e disse senhor que seja feita a sua vontade! meu herói não merecia mais sofrer, esse crucifixo coloquei hoje em sua mão antes de sepultar meu pai, meu super pai.

PAI (soneto)

Trago no coração sinais de abrigo
são sentimentos de protetor laço
num nó em lembranças e abraço
daquele que levo sempre comigo

É quem apoiou o passo no passo
no compasso fora do ter perigo
É o valente amigo até no castigo
que no cansaço expõe o regaço

Eis o lar, pai, que assim eu digo:
o provedor que nunca é escasso
num rude amor, sem ser oligo

O braço em um dilatado espaço
de colunas eretas que bendigo:
- numa saudade que não afaço.

© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
agosto de 2016
Cerrado goiano