Textos Reflexivos sobre Inclusão
Tudo pode ser tomado como análise de estudo e de reflexão. Em minhas aulas de história procuro estabelecer conexões entre o conteúdo de história com a realidade vivenciada pelo aluno, mesmo que essa realidade não seja próxima geograficamente do aluno. Muitas vezes estamos mais próximos daquilo que está distante de nós.
"Reflexões são boas, no que dispõem a fazerem, penso eu! Sem reflexão de uma imagem minha poderia, eu, ser muitos e concomitante ser, apenas, um? As reflexões transformam a mimha imagem em muitas refletidas, é assim que aprendo com o erro não cometido por mim e assim sou aquele que observa podendo no por vir ser o criador de uma criatura que não existe, ainda, concomitante ao criador a criatura que observa suas reflexões torna-se criador e o seu criador mais uma criatura com o poder da reflexão. Sem reflexões poderia ser criador? Uma resposta positiva me mostra algo imenso e uma negativa algo imensurável pelo seu tamanho reduzido, sem respostas torno-me o que de fato sou. Nas minhas reflexões há três respostas para cada imagem. Isso é uma coisa boa..."
A ideia de postar coisas que edifiquem o ser humano, que tragam à reflexão, que talvez sejam contundentes no modo de pensar de cada um não é uma forma de achar que pessoas vão mudar da noite para o dia / luz. Nem de longe essa intenção. Graças a Deus, o cérebro humano é complexo, mas pesquisas sempre dizem que ele sempre guarda - nem que seja uma parte - ao que foi exposto. Se tudo que tentamos para ser melhores pessoas, estiverem escondidas em algum canto na nossa mente e de repente, colocarmos isso em obra, já teremos nos dado por muito satisfeitos. A mudança é sempre lenta e oportuna, senão à primeira barreira haveria o retrocesso. Não é isso que queremos. Sementes germinam ou não, mas algumas dão árvores frondosas e lindas.
Dominamos a nossa vida com nossas atitudes, pois estas são reflexos do nosso caráter , somos os únicos responsáveis por tudo que nos acontece , seja confiando demais , com boas atitudes , ou agindo de má fé ....Dessa vida nada levamos, toda a matéria vira pó... mas os sentimentos são eternos.
Antes de reclamar da vida, da falta de sorte e das dificuldades faça uma boa reflexão sobre seus passos e atitudes no passado, não esquecendo daquelas situações aparentemente sem importância, e considere a possibilidade deles terem sido fundamentais para a ação do Tempo no seu momento presente.
"Em minhas reflexões, faço uso da razão. Sim, é algo complicado. É complicado refletir a respeito de tudo o que se passa hoje-em-dia. Em meio a tantos conflitos, é difícil manter a paz. Manter o amor ao próximo, manter a compaixão, ser respeitoso. Em nosso mundo, um mundo considerado virtual, as pessoas se esqueceram de que outro também possui importância, o conhecimento possui importância e além disso, a plena sabedoria humana. Todos nós possuímos um ideal relativo a algo, e devemos de alguma forma, saber lidar com todos os acontecimentos em nossa vida. Ser nós mesmos, e fazer com que o outro sinta-se bem consigo mesmo..."
Os filhos são o reflexo de um espelho que vem dos pais ou das pessoas responsáveis por sua criação, e este sistema se modifica apenas na fase adulta do descendente, quando ele estará emancipado e terá asas suficientes para poder voar e tomar as decisões que achar mais conveniente para o seu futuro.
Hoje planejei ver o mar, olhar o reflexo da lua em suas águas calmas , sentir a brisa do vento e observar sua grande quietude ... conversar comigo mesmo, entender o que não entendo quando me falta tempo de observar a clareza dos fatos ... olhando meu reflexo nas águas consigo ver além de uma simples imagem, vejo a luta por traz de todas as conquistas, e o arrependimento por conta de cada escolha errada. Percebi que o grande desafio da vida nem sempre é evoluir , nem sempre é dar um passo a frente , em muitos casos um passo atrás pode fazer você chegar mais longe .
Um olhar lançado sobre a vastidão do Cosmos nos traz, entre muitas outras, duas grandes reflexões: A uma, a nossa demasiada pequenez mediante o que é vislumbrado. A duas, a nossa importante conexão com o Cosmos, posto que os nossos principais elementos químicos em ordem percentual constituem com o mesmo peso o próprio Universo.
Certo dia, eu estava estudando, parei para reflexão sobre minha vida, sobre o que estava acontecendo, sobre para que rumos eu estava indo. Minha concentração já estava distante naquela momento, pensei na minha turma, no barulho e bagunça que estava aquela lugar onde eu ia ao topo do stress todos os dias. Poucas pessoas me incentivavam naquele lugar, era realmente uma instituição desestimuladora, porém, tinha sempre pessoas para contar, realmente eram grandes amigos, não que fossem todos homens, mas isso é gramática né. Enfim, quanto mais eu pensava naquela misero espaço de tempo em que eu desperdiçava, existia outras pessoas se dedicando, entretanto, aquele momento foi necessário para eu ver que a vida estava me dando uma surra, antes dos meus 18 anos. Percebi que quanto mais eu caia, mais eu tinha força para me reerguer, pois, meus amigos estavam lá, minha família estava lá, sempre mandando forças positivas para mim, realmente, quando colocamos algo em nossa mente, não existe ninguém que poderá tirar, se não mesmo você, por isso, estude e jamais desista como um covarde, de covarde já bastam aqueles que queriam te derrubar
Leve consigo seu segredo. Mas há como que um reflexo desse segredo toda vez que vejo o meu verde gramado, observo o céu estrelado, a delicadeza laranja do meu carpete e ouço qualquer vibrato de violino. Ah, leve consigo seu segredo. Mas não se esqueça da relação estabelecida com o “acaso” e a “ocasião”, de um bom tempo, que fizera parte da nossa primeira existência efêmera.
Um nascer do sol pra recordar com direito a reflexão de uma vida inteira, de outras vidas, de um tempo que não volta mais e de um futuro que vem sendo escrito com muita calma. Um despertar num amanhecer. Vida se renovando. Reverbera nossa fé, sem aquela necessidade da obrigação de ser feliz. Por que isso são só momentos, e quem os escreve somos nós. Olha lá e veja além do que os olhos podem enxergar. Chegou a hora. Avante.
Sorriso: É quando a felicidade transborda pelo rosto. É quando eu sei que estamos bem. Reflexo do nosso coração quando vemos alguém especial. Objeto utilizado para evitar perguntas desnecessárias sobre nossa vida quando estamos mal. O seu é tímido, o meu é desbocado, mas se a gente sorrir junto vira poesia. É a roupa mais bonita do nosso rosto
Não podemos negar que o reflexo daquilo que se vê diante do espelho é apenas uma amostra que os seus olhos, mesmo com auxílio de óculos, ainda estão enxergando. Por esse motivo, não adianta tapar o sol com a peneira, visto que, estar no lugar certo na hora errada, pode acabar com a sensação de que você está ficando com o rosto inchado. Sendo assim, faça a coisa certa ou então veja como é ser carregado pela camisa.
Vivemos tempos de reflexão, dias em que temos que estar com os pés firmados em Deus, muitos ventos tentam nos levar de um lado para o outro e as vezes não sabemos qual a escolha certa a ser feita. Muitos desistindo, sendo vencidos pelas lutas e decepções diárias, muitos colocando um ponto final em histórias que nem começaram a viver por medo, por falta de fé e de coragem. Mas a cada dia Deus vai nos dando mais uma chance, mais uma e mais uma, Ele não desiste de lutar por nós e transforma nossas dores em um lindo sorriso de amor.
Quando o véu da consciência se rasgar diante de nós transporta-nos para o mundo das reflexões e ah parti de então o autoexame se torna natural o que promove um nova forma de pensar que evolui para atitudes não mais aqueles que eram produzidas por instintos induzíveis mas as que são produtos de uma nova fé que encontra uma razão para nos emoldurarmos como novo homem isso eu chamo de conversão......
Estou a fechar um ciclo. Não vou mimar minha hipocrisia, nem tolerar os seus reflexos. Não consigo calar o desejo de minhas cordas vocais de vibrar em correspondência do que pedem as minhas emoções. Não me reprimo mais olhando pro passado. Nem sou mais tão educada de acordo com o que me ensinaram nele. Estou de acordo comigo mesma, confiando em minha sensibilidade. Creiam-me, sensibilidade. O passado é uma farsa boa. O presente, um presente, desconfortável, pois é exato, nãoexcita a esperança, ou expectativas quando se entra nele de corpo inteiro, sem um pé no futuro e um braço no passado.. É roupa justaa, feito para as suas medidas atuais. Existe ilusão que não se pode tocar, e tudo o que não se pode tocar é o que a gente mais quer. Não estou à procura de degrais para subir. Caminhamos lado a lado, quer seja de mãos dadas ou não. Vocês, o meu ego, bem sabem, e isso só está fazendo doer, já que agora é que realmente me vejo.
Ás vezes me pego perguntando ao meu reflexo “que diabos aconteceu comigo?” Há algum tempo atrás eu era umas daquelas garotas que ficavam no meio de rodinhas, observando como o cabelo de fulana era feio e como o professor andava engraçado. Saia nos finais de semana, curtia com a galera e até paquerava aquele gatinho da escola. Dançava ao som de Rihanna e Lady Gaga e mandava a ver no refrão de Last Friday Nigh, da Katy Perry. E veja agora, perdi toda a vontade de sair da cama. Comer virou uma obrigação, uma obrigação rotineira. Ando com a pele pálida, com olheiras debaixo dos olhos, mesmo tendo dormido o suficiente. Que a verdade seja dita, nem me reconheço mais. Nem ao menos me lembro qual foi a última vez que ri de uma piada, que escovei meus cabelos ou passei um batom. Num momento eu estava ali fofocando com algumas amigas, no outro eu estava no meu quarto debruçada sobre o travesseiro, chorando quietinha pra ninguém ouvir, por um motivo que não fazia nem idéia de qual era. Completamente perdida, e confusa. Assim que eu passei a me descrever. A única certeza que tinha, é que estava ali viva .. respirando, ainda. A tristeza batia de repente e de uma forma grosseira, era como uma depressão, vinha sem motivo e ia sem explicação, era tão confuso, eu cheguei á pensar que estava enlouquecendo. Qual é, eu sempre fui uma guria forte, nunca deixava-me abalar por qualquer coisa que fosse, e agora, logo agora, no auge da minha vida, o momento em que eu deveria estar agindo como uma garota normal, deveria estar no shopping comprando aquelas roupas de grifes, mas ao invés disso eu estou trancada nesse cômodo escuro, com as janelas fechadas e o meu travesseiro encharcado. Mamãe acha que estou ficando depressiva, vamos colocar as cartas na mesa: concordo com ela. Mas assim, sem motivo? Como pode meu Deus, eu procuro alguma luz que possa me tirar desse abismo que caí, mas parece que quanto mais eu tento, mais escuro se torna o túnel. Eu tento levar uma vida comum, tento sorrir quando me cumprimentam ou quando elogiam a minha cor de cabelo, mas é um saco ter que fingir algo que não sou ou melhor já fui. Mas deixei de ser assim, há tempos. Se alguém souber a fórmula para a felicidade, favor avisar-me, antes que seja tarde, o coração ainda bate, mas não sei por quanto tempo nós vamos resistir. É como um fio prestes a se arrebentar, e como não há ninguém segurando a outra ponta, está sugestível a se romper.
E o que fazer agora? Agir ou reagir? Meus reflexos e reflexões estão em conflito! Teoricamente sei o que devo fazer, mas de repente estou fazendo tudo ao contrário, me permitindo a ser só emoção. E me pergunto? E daí? Será que tenho mesmo que ser toda programada pra fazer tudo direitinho, fazer tudo o que o mundo espera que eu faça? Acho que não, acho que as vezes precisamos ser todo sentimento, e deixar esgotar tudo o que nos corrói por dentro. O resultado pode até nos surpreender!!!
É porque no escuro em que me encontro, eu procuro você. Sempre corro atrás de você, meu reflexo. E quero tanto rir sem preocupação. Me deitar em um colo, em um ombro. Seguir de cabeça erguida apreciando o azul do céu. Mas essa é você, não eu. E mesmo que compre uma guitarra, corte a franja, e cante um sambinha. Serei eu no palco, serei eu no espelho. Serei eu seu fã. Até que um dia alguém se espelhe em mim.