Textos Felicidade
Tenho andado em círculos o dia inteiro, talvez a vida inteira. Não sei, me cansei, nada mais faz sentido. As voltas que eu dou nunca são suficientes pra me animar, me tranquilizar, me curar. Estou atordoado, bagunçado, meramente ignorado. Ignorei a mim mesmo, meu jeito, minha companhia. Disse pra solidão dar um tempo, respeitar, se calar, como se ela fosse capaz de me ouvir. Eu ouvia a ela, através dos meus olhos, dos meus sentidos. E o medo! Oras, o medo vai passar pela sua mente como uma nuvem negra refletida no espelho. O medo irá embora algum dia.
A vida é cheia de poréns que eternizam. Quem não deveria ser valorizado recebe nossos sorrisos e quem não faz a menor diferença recebe toda a nossa atenção. E é nesses poréns que acabamos nos machucando, recebendo farpas de tristeza e marcando permanentemente a alma com cicatrizes que nunca se apagam.
Não costumo acreditar que o sorriso de alguém é tão lindo a ponto de fazer apaixonar, mas olha, o seu custou a minha sinceridade. E olha lá que estou tentando ignorar as incoerências da vida, é tenso. Eu sei que vou parecer o mesmo idiota apaixonado de sempre, mas quem consegue ignorar o que se sente?
Você se apaixona e nem sabe se isso é tão bom assim. Os fins não dizem suas datas, a tristeza da perda não diz quando irá embora e a solidão nunca dá espaço pra você respirar. É uma droga, amar é uma droga que vicia. Talvez eu deveria me perder nos seus braços e nos seus lábios. E por que não? Você é tão doce, tão fofa, eu não quero possuir abstinência de uma droga que anda e fala.
De repente, quando percebi, ela já havia se tornado apenas uma página virada como em tantos outros livros por ai. Algumas pessoas não merecem ser o capítulo inteiro da história, muito menos ela em si. Em algum momento, você precisa parar de ler uma biografia horrível e colocar uma vírgula de fim. Não seria nem um ponto meu bem, seria uma vírgula pra eternizar esse zero à esquerda.
Sempre me pergunto sobre perdas, decepções, dor, tristeza, vazio, saudade, silêncio, arrogância, ruindade, melancolia, rancor, ilusão ou qualquer outra coisa que explique a humanidade, talvez a falta dela. E admito, não é fácil de entender. Quando alguém está com raiva por muito tempo, todo esse ódio começa a mudar o mundo. E isso não é um engano, é pessoal.
Novamente o mesmo golpe, é como levar uma marretada no coração. Esconda esses cacos, quer dar a razão para eles? Não deixe eles acabarem com tudo, só porque chegou até aqui. Se soubessem o que acontece no seu quarto, eles não diriam que você é inútil, que você é louca. Não necessariamente seu quarto físico, dentro de você, o que existe nessas quatro paredes despedaçadas? A expressão deles mudaria ao saber que você chora, não chora, eles realmente mudariam se a pele deles fosse rasgada com lâminas ou a alma com uma navalha. Eles não sabem o porquê fazem isso, não há uma única razão estúpida pra eles pensarem assim, são ignorantes. Eu sei que é complicado vestir um sorriso quando se está cheio de dúvidas, seu coração virou pedra de tanto gelo que provou. Seu quarto da alma é sua dor, você sabe quem você é? Eu sei quem você é. Vale a pena valer você mesma, perfeita e única como você é. Por mais que não esteja tudo certo e eles não vejam isso, não deixe de acordar, abrir seus dois olhos é o melhor presente que eu já recebi. Talvez você precise apontar para as estrelas, gritar e deixar de se esconder nesse canto escuro chamado alma. Isso costuma melhorar, isso realmente melhora ao perceber que é uma briga idiota entre eles e as sombras que puxam seus braços. Apenas não esqueça quem você é, aproveite o tempo pra perceber que eles são uma mentira, a ilusão que cerca suas cicatrizes. Não deixe eles acabarem com tudo, só porque chegou até aqui.
Não procure sorrir somente porque alguém diz que é belo. As pessoas sorriem demais e acabam se perguntando onde erraram, se perguntam o porquê dessa melancolia e de tanta falsidade na humanidade. É claro, essa socialização exagerada destruiu aquele sorriso que você nunca deu para si mesmo. O externo parece contente, mas e a felicidade da alma onde fica?
Eu não posso te ajudar, nem mesmo te salvar, nem sua mãe, nem ninguém. Só você mesmo. Ignore o que eles falam de você, eles não são a sua pele. Eu fui fraco, eu sou fraco, ninguém é forte o suficiente aqui. Às vezes, alguns anjos precisam chorar para dizer que, se eu quebrar seu coração em pedaços, vou desintegrar minha alma de dor. É horrível pensar na perda, mas as pessoas se vão. É horrível pensar nos deboches, mas você precisa sorrir quando é a piada. Não há nada como um trilho de sangue para encontrar o caminho de casa.
De vez em quando, eu desejo sinceramente que o mundo se parta. À noite, ele é um bom lugar. Minha cama e meus pensamentos me protegem de qualquer coisa. Pessoas sabe, eu não preciso de muitas, apenas aquelas que fazem meu mundinho especial. Poucas te entendem de verdade, aquelas outras desentendidas você desapega e guarda no bolso, simples assim.
Me disseram que esquecer alguém viria com o tempo, mas você dificilmente esquece. Pensar na eternidade? Bom, parece que isso faz parte do apego e de amar alguém sem saber o que acontece em seguida. O mundo é uma selva de horrores meu amigo, e ele tira pessoas de você. E pode ter certeza, você pensa que é lúcido, mas a correnteza da tristeza vem e carrega toda sua sanidade para longe. Deixe ir, deixe fazer falta, deixe de se apegar, coisas boas acontecem com o tempo. Deixe partir mesmo que você se sinta como um náufrago no meio do oceano, a salvação surge quando você menos esperar.
As pessoas comumente não se importam. Ou você possui riquezas, ou fama, ou inteligência, ou compaixão, ou ódio, ou qualquer outra coisa. E isso é o suficiente. Ninguém se aproxima se você é um miserável. Ou eles o excluem, lhe pisam, lhe adoram ou respeitam. É uma troca justa, você é o responsável por todos aqueles que entram na sua vida.
Não se admire com muito, quantidades não valem a pena. Desconfie de mãos que aplaudem, elas sabem jogar pedras. Questione a vida, ela nunca diz as respostas completas. Não se iluda, mas também não pense demais… sonhos são deixados de lado, pessoas se vão, seu tempo esvanece, o grito se cala, as expectativas diminuem, e claro, apenas as decepções permanecem constantes.
No começo o que era amor, transforma-se em algo individual, não correspondido, abandonado como cartas num oceano. Amar torna-se árduo, incompreensível. Definitivamente, não gosto de perdas, elas sempre fazem eu me sentir idiota novamente, amando alguém que esteve a dois passos de alcançar o pote de ouro e se jogou contra um raio.
Machucamos pessoas que amamos por palavras que não deveriam ser ditas, queimamos pontes que num amanhã próximo deverão ser atravessadas e deixamos de agir pela dúvida de aceitar nossas dádivas. Mas o pior erro reside em recusar seu verdadeiro jeito de ser e aceitar de má vontade o que julgam e o que eles sequer podem sentir, para o inferno com as críticas, você não precisa de todas elas.
Aproximei-me da lápide de mármore e estendi minha mão sobre as trincas do passado. Então, percebi que algo estava errado, pois eu estava vivo. Removi o manto de cinzas e tentei rabiscar minha própria vida com um pouco de ilusão. A ilusão ao menos poderia ser sentida, ela sempre é notável para alguém que acendeu velas a si mesmo. Eu precisava de uma faísca, algo para continuar enxergando minhas próprias tristezas. Aliás, é inverno em nossas almas, é sombrio dentro do peito. Quem disse que é preciso estar morto para não sentir nada?
Apalpei os meus bolsos à procura de vida. Encontrei alguns cacos, algumas palavras de amor e um bocado de decepção. Doei-me muito, recebi pouco, desejei muito e acabei sendo egoísta. E não é apenas uma fase, sempre queremos ouvir uma voz que não voltará a sussurrar para nós, almejamos possuir alguém que se tornou um fantasma e reviver uma história que se tornou ficção. É dia, e nesses becos da alma, sua silhueta mal pode distinguir as sombras da ilusão.
Não é apenas um drama, é um pedido de socorro a mim mesmo. Quando você se foi, meu mundinho se tornou um pouco menos colorido e, por mais cinza que ele já fosse, ele era ótimo com você. Perco muitos dias me encontrando em mim mesmo, isto é, se eu conseguir me encontrar. É uma vontade imensa de se jogar contra uma vidraça e ver quem possuirá mais cacos.
Não se preocupe tanto com as lágrimas, muito menos com o nada, tudo passa, até aquelas pessoas que disseram nunca partir. Depois de algum tempo, você aprende a inutilidade de se apegar por coisas que não possuíam valor algum. A tão sonhada regra: viver e se sentir vivo, aproveitar cada minuto. É, não é tão simples na prática, é preciso deduzir quem são as pessoas certas e desconfiar daquelas que se dizem amar nas primeiras semanas. Dificilmente amam, fazem iludir. E pior, tentam enterrar você num sarcófago a sete palmos da terra enquanto você ainda respira e chora. Pare de se iludir, pois não levamos nada desta vida, você apenas precisa saber que felicidade própria é o maior bem que pode possuir.
Prefiro não comentar sobre conquistas e desconheço elogios que definham a imagem da perfeição. Gosto de ficar calado sobre virtudes e menosprezo aqueles que se intitulam auto merecedores de coisas tão banais. Muita coisa não se mostra, mas se sente dentro do peito. Quem muito fala expõe qualidades que nunca possuiu para impressionar pessoas que não merecem respeito algum.