Pedido a Deus
Não fique com raiva de Deus porque as coisas não estão dando certo. Deus não está trabalhando contra você. É você que está fora do propósito de Deus.
Deus é relacional
Deus não tem forma humana, mas isso não quer dizer que Deus seja amorfo (sem forma). Nas Escrituras percebemos que Deus usa a antropomorfia (O antropomorfismo significa “em forma humana” – do grego antropos, “humano”, e morfe, “forma”) e a antropopatia (O antropopatismo significa “em sentimento humano” – do grego antropos, “humano”, e pathos, “sentimentos”).
O recurso do antropomorfismo e do antropopatismo nas Escrituras são muito importantes para o leitor, pois Deus sendo infinito e os seres humanos finitos, Deus para ser entendido precisa falar numa linguagem humana. Portanto, para que pudéssemos obter algum conhecimento de Deus, Ele falou a nós de uma forma inteligível e tenhamos comunhão (relacionamento) com Ele.
As Escrituras usam partes do corpo humano (antropomorfismo) como a “face” de Deus (Ex 33.20), “olhos” e “pálpebras” (Sl 11.4), “ouvido” (Is 59.1), “narinas” (Is 65.5), “boca” (Dt 8.3), “lábios e língua” (Is 30.7), “dedo” (Ex 8.19) e sentimentos (antropopatismo) como “arrependimento” (Gn 6.6), “aborrecimento” (Pv 6.16), “furor, ira e indignação” (Ez 13.13).
Dito isto, devemos ter cuidado na interpretação da linguagem antropomórfica e antropopática na Bíblia, pois, são aplicações de características físicas e sentimentos humanos a Deus como um recurso didático e uma linguagem analógica para que possamos compreender a revelação divina. Outra coisa importante é compreender que os sentimentos de Deus não são idênticos aos nossos, apenas semelhantes em algum aspecto. Um exemplo disso são os textos bíblicos que falam de Deus como que demonstrando arrependimento (1º Sm 15.10-11,35), mas a Bíblia também diz que Deus não se arrepende (1º Sm 15.29). Então devemos entender que quando os escritores bíblicos falaram de Deus se arrependendo, eles tinham em mente um sentimento essencialmente diferente do sentimento humano de arrependimento, mas que por causa das limitações de nosso conhecimento e linguagem, não havia uma forma mais inteligível de falar.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Por maior que sejam as quedas, elas ainda não são capazes de impedir o propósito de Deus na sua vida.
Deus não elege por pré-conhecer nossas obras; porque ninguém é salvo pelas obras. Deus nos elege por pré-conhece nossa fé.
A fé é a condição estabelecida por Deus, e é por meio dela que somos unidos em Cristo, que é o fundamento da eleição.
Só são eleitos os que estão em Cristo pela fé.
Isso é muito JUSTO, excessivamente JUSTO, que Deus deve tomar a alma de um recém-nascido e lançá-la no TORMENTO ETERNO.
Jonathan Edwards – Miscelâneas
Doutrina Maniqueísta
O arrependimento é uma mudança de opinião sobre Deus, sobre o pecado e sobre o inferno.
Pastor e Avivalista Metodista
A Matemática de Deus é diferente da Matemática dos homens:
Os felizes são os que choram (Mt 5.4); O que perde ganha (Mt 5.39-42);
O pequeno é grande (Mt 11.11); O último é o primeiro (Mt 20.16);
O líder é servo (Mt 20.26-28); O maior serve o menor (Lc 22.24-26);
O louco que é sábio (1ª Co 1.27); O pobre é rico (2º Co 6.10);
O fraco é forte (2º Co 12.10); Quem nasce uma vez morre duas e quem nasce duas morre uma (João 3.1-7; Ap 2.11).
Se Deus expulsou Adão do Éden por causa de um pecado, como é que podes tu esperar entrar no paraíso com os teus?
Teologia Arminiana
Êxodo 3.11: “Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu para libertar Israel?”
Êxodo 3.12: “Certamente Eu Serei contigo;”
Lição: No propósito eterno de Deus não importa quem você é, mas Quem está com você no propósito.
A Graça de Deus não é dada para que sejamos salvos sem a obediência aos mandamentos de Deus. Ela é dada para que sejamos purificados e reconciliados de nossa desobediência, para podermos obedecer aos mandamentos de Deus.
Tem muita gente confundido homens da igreja (instituição) com homens de Deus. Não é porque alguém frequenta uma instituição que ele é um homem de Deus.
Hoje falei com Deus. Sobre meus medos, anseios e indagações, falei sobre a vida e de tudo que quase nunca falo. Bem mais que as estrelas do céu, bem mais que as águas dos mares, muito mais que o ar que eu respiro ou a falta de tudo aquilo que um dia sonhei. em você tenho o abraço apertado que por um amigo foi negado, o auxilio e amparo de um parceiro de caminhada que na estrada por diversas vezes carregou-me em seus ombros. Em meio a tanta dor, deixei de te agradecer por tudo o que tenho, enquanto tentava te fazer ouvir tudo o que eu queria. Em meio as lagrimas esqueci de te sorrir e dizer: Muito obrigado meu Deus, Pai e Amigo.