Mensagens de Sabedoria
Aprenda com os seus erros, e com os erros dos outros, para que vindo os dias da provação você não seja reprovado por ter olhado demais para tudo ao seu redor.
Sábio não é aquele que ganha o debate, e perde a pessoa. Mas aquele que em cada palavra conquista as pessoas, e reverte o mal em bem.
Não pense na vida apenas como um martírio, e uma existência de sofrimento sem solução. Mas pense acima de tudo, em um Deus de graça e amor, que nos ama sobremaneira e que a cada momento quer fazer em nós um tempo santo, e assim possamos compreender que maior é o que está em nós do que o que está no mundo.
A crise de identidade do ser humano, começa quando ele para de olhar para os seus valores e virtudes interiores. E passa a mendigar afeto, prestígio e interesses para satisfazer os anseio iníquos do seu ego.
Assim como os olhos são o espelho da alma, e aqueles que aprenderam a guarda eles em temor e santidade para não pecar contra Deus. Vão compreender que nenhuma situação ou realidade podem separa-los do amor de Deus, se de fato os seus olhos forem continuamente bons.
Os relacionamentos acabam, não porque falta o amor, o cuidado e o carinho. Mas sim porque ao longo dos degastes no relacionamento a essência dessas mesmas realidades se perdem, e se cauterizam com o tempo e assim endurecem os corações.
A verdadeira alegria, é o fruto da compreensão de que somos livres, e de que o amor de Deus nos consola e fortalece em qualquer situação. E assim, a medida que somos edificados por Ele, a sua graça se torna abundante em cada momento de nossas vidas.
Aquele que aprendem com os erros dos outros, e com o conselho dos sábios sempre terá consigo uma dupla sabedoria. Pois, a verdadeira inteligência está ligada a capacidade de ver no outro, oque falta em nós.
Nossas maiores batalhas nunca serão apenas exteriores, mas principalmente interiores e nas regiões da nossa alma, mente e espírito. E aqueles que tiverem uma sabedoria introspectiva, e assim passarem a aprender com ela a lidar contra a sua realidade interior tanto do bem quanto do mal, deixará de ser seu próprio algoz, e passará de espectador da sua vida para autor da sua própria existência.
Conhecemos verdadeiramente o caráter de uma pessoa, quando ela demonstra através de palavras, e atitudes a sua identidade interior. E assim, através das manifestações de suas emoções, pensamento e desejos que revelam o quanto ela está doente, ou saudável consigo ou com as pessoas a sua volta.
Que atirem as primeiras pedras, aqueles que nunca se arrependeram do que já visseram. Das palavras que disseram, ou dos relacionamento construídos por anos, e que foram perdidos em pouco minutos. Por isso, a cada novo amanhecer Deus nos dá a condição e capacitação de reescrevermos a nossa história, e através do seu perdão e graça para que possamos nos reconciliar tudo e com todos.
O amor e o perdão, não são apenas emoções e sentimentos motivados pela compaixão e misericórdia para com aquele que está caído. Mas acima de tudo, é uma decisão continuada e determinada em manifestar gratuitamente a graça de Deus, que nos alcançou quando também estávamos caídos.
A alegria e a paz de espírito andam de mãos dados, com o a fidelidade e a graça de Deus, que flui em nós pelo poder do Espírito Santo. E que se manifestou no amor inefável, e imensurável de Cristo por cada um de nós.
A beleza exterior só irá nos impactar e encantar, quando ela de fato começar a revelar as virtudes, e qualidades da beleza interior que admiramos em cada pessoa. E que é a razão pela qual, somos profundamente cativados e conquistados a cada dia.
Os invejosos são aqueles que não tem em si mesmo, a plena capacidade e capacitação de fazer com excelência e determinação tudo aquilo que as pessoas a sua volta fazem. Por isso, buscam e nada encontram, desejam e nada possuem.
A maior dádiva de Deus, é acordarmos com saúde, em paz e saber que Deus nos ama intimamente e a cada passo que damos, Ele caminha juntamente conosco e nunca nos deixa só. Pois a recompensa dos justo é a sua prosperidade, honra e uma vida abundante em todos os sentidos.
O segredo da felicidade, e do pleno contentamento não está relacionado ao que temos, ou podemos fazer. Mas, ao que somos e aquilo que trazemos na essência da simplicidade da nossa vida baseada em graça, amor e santidade.
Se falharmos, algumas vezes com as pessoas nós infalivelmente vão perder a sua confiança. Mas, a medida que falhamos eu nosso progresso de santificação, arrependimento e libertação diante de Deus, mais Ele demonstra o seu amor e misericórdia.
Aqueles que não tem pecado, que atirem a primeira pedra. Pecados esses, que estão diante de Deus em todo tempo. E que o amor, a misericórdia e a graça Dele tem perdoado infinitamente.
O dom gratuito de Deus, que é a vida eterna, se fundamenta não no que fazemos com a nossa capacidade humana. Mas, pela capacitação que vêm mediante a sua graça em Cristo, e que se move pela unção e direção do seu Espírito Santo em cada um de nós, mediante a nossa fé Nele.