Mensagens de Passado
Empresta-me cobertor. Seja-me frio.
Empresta-me encontro. Seja-me domingo.
Empresta-me sol. Seja-me dia.
Empresta-me caos. Seja-me estrela.
Empresta-me fruto. Seja-me semente.
Empresta-me palavra. Seja-me poesia.
Empresta-me lenha. Seja-me fogo.
Empresta-me dúvida. Seja-me resposta.
Empresta-me palavra. Seja-me livro.
Empresta-me sorriso. Seja-me motivo.
Empresta-me espaço. Seja-me coração.
Empresta-me quarto. Seja-me casa.
Empresta-me enredo. Seja-me vida.
Todos queremos um calmo e belo futuro, mas pouco trabalhamos em nosso presente, e muitas vezes ficamos preso no nosso passado. Devemos guardar coisas boas do passado, jogar o resto fora, valorizar e trabalhar o nosso presente, e depois, colher o doce fruto no futuro.
As vezes no nosso dia a dia encontramos com coisas que nos possibilida viajar de volta a infância.
Hoje, o que me fez regressar ao passado das minhas lembraças, foi um simples aroma, um perfume com cheiro de frescor da manhã; a data exata eu não me recordo, mas era em tempos de festa junina; dançávamos quadrilha e ela não era o meu par.
Enquando eu dançava com outra garota o meu imaginário por alguns instantes me fez acreditar que era com ela que eu bailava entre o brilho das estrelas naquela noite tão singular.
Daquela noite eu jamais me esqueci, do sentimento só restou lembraças e daquela garota ficou uma vondade enorme de encontra lá novamente.
Mais, a vida segue e andamos por caminhos diferentes, e quem sabe os anjos de plantão não convecem há Deus de cruzar os nossos caminhos de novo.
Quem sabe...
Apesar de tudo sigo feliz
dentro do que se apresenta,
isso, por nada poder fazer
a respeito do meu passado,
apenas sigo!
Temos que conhecer a história principalmente para evitarmos a repetição de erros de outrora mas não devemos nos sentir culpados pelos erros passados e muito menos com dívidas pendentes por eles porque isso é tolice pois estaremos tentando produzir justiça com o que não mais é e sendo injustos com o que ainda é.
A decisão mais idiota que alguém pode tomar é apressar-se a crescer. Quem pula etapas, pela necessidade de recuperar um passado impossível, sujeita-se a andar de triciclo quando sua geração estará empurrando carrinha dos netos.
“O pior jeito de viver, é quando perdemos a capacidade nostálgica de pensar, dando lugar as culpas e traumas do passado.”
Saudade é um violino preso no peito, vibrando as cordas numa canção que sufoca, mas a queremos tocar e reviver em cada nota o que se passou no palco de nossa vida.
Pare de PENSAR tanto! É isso mesmo, o que parece algo natural pode se tornar prejudicial... Pensar demais faz com que percamos às oportunidades, pensar demais no futuro nos deixa preocupados e pensar demais no passado não nos deixa seguir em frente pois estamos sempre relembrando o que passou com uma certa saudade, afinal quem nunca disse aquela frase "eu era feliz e não sabia". Sabe porque às vezes a gente sente que a vida está cada vez mais sem graça? Porque esse lance de se preocupar com o futuro e reviver o passado nos deixa estagnados, dia após dia... Viva cada dia como se fosse o último, pois o simples sentido da vida é VIVÊ-LA!
Observado pelo jovem, a vida é um futuro inesgotável. Observado pelo velho, a vida é um breve passado, cheio de saudades.
Alguns castelos, eu construí na areia, bem na beira do mar, sem base nem alicerce, mas por puro prazer de ver a onda levar.
A América viu impérios nascerem e caírem.
Viu homens tomarem o poder de suas nações.
Tantas nações dessa forma viveram.
A América viu guerras, grandes guerras.
Viu homens com arco e flecha, machado e até bomba atômica.
Tantos dessa forma pereceram.
A América viu portugueses, ingleses e espanhóis.
Viu homens desembarcando em suas praias.
Tantos países dessa forma nasceram.
A América viu a mistura de civilizações.
Viu ameríndios, negros, latinos e anglo-saxões.
Tantas pessoas dessa forma cresceram.
A América viu o futuro.
As gavetas
Dizem que todos nós temos uma espécie de “gaveta” das quais não ousamos mexer, aquelas que nós mesmos colocamos “objetos” lá, e não temos a coragem de simplesmente olhar de enfrentar.
Será que isso não rouba o nosso sorriso ?
Será que não devemos abrir essas gavetas e esvazia-las para que possamos pelo menos deixá-las limpas de dor, ressentimento e rancor..
Não é incomum que, anos depois de ter cumprido certa etapa da vida, uma pessoa perceba que os amigos permanecem naquela fase e reclamam pelo fato de ela haver mudado. De repente, pessoas que tinham muito em comum já não têm sobre o que conversar, exceto os “velhos tempos”.
Quando a gente começa a ter saudades do que fomos, é sinal de que estamos sendo o que não deveríamos ser!
Olhando para trás, vejo o quão conturbada foi minha caminhada. Considerando tamanhas dificuldades enfrentadas, agora sei que posso. Tiro proveito do passado e sigo em frente.