Epígrafe Filosofia
Com efeito, relativamente à natureza, a experiência dá-nos a regra e é a fonte da verdade; no que toca às leis morais a experiência é (infelizmente!) a madre da aparência e é altamente reprovável extrair as leis acerca do que devo fazer daquilo que se faz ou querer reduzi-las ao que é feito.
Desde que nascemos somos condicionados a compreender os mecanismos materiais pelos quais passaremos durante um curto ou longo período nesta dimensão. A mente poderá nos conduzir para estados elevados de consciência, assim como para estados mais baixos de percepção. O segredo está em como usar a mente e em dominá-la.
A mente nada mais é do que um instrumento ou um membro, como pés e mãos. Mas a mente tem oscilações. Ora está bem, ora está mal. Às vezes está alegre e eufórica, outras vezes triste e deprimida. (...) A mente pode ser anestesiada, drogada e manipulada. Mas a mente também pode ser controlada, dominada e superada.
Existem muitos caminhos (Margas) por onde o homem poderá perder sua Consciência Espiritual. Se usarmos alguma droga, médica ou não-médica, ou se usarmos o álcool, afetaremos imediatamente o nosso estado mental. E a mente estando afetada, o corpo padecerá. E padecendo, passaremos a dizer coisas boas e ruins, ora conscientes, ora inconscientes.
Como saber quais são os nossos objetivos? Todas as pessoas têm objetivos, maiores ou menores. Talvez algumas pessoas não queiram admitir isso. Outras, talvez, não estejam conscientes dos seus objetivos de vida. Mas todas elas têm objetivos, conscientes ou inconscientes. Estabelecer objetivos é fundamental para nossa vida.
Aquele que conquistou a mente e despertou sua consciência em direção ao Absoluto goza da tranqüilidade e da paz interior, pois alegria e tristeza, calor e frio, honra e desonra são todos o mesmo. Quando a mente é desencaminhada pela energia externa de Maya, o indivíduo é envolvido pelas atividades exclusivamente materiais.
“Crescei e multiplicai-vos!”, disse um dia um mestre. Mas os homens inverteram as coisas, multiplicando-se primeiro e crescendo depois. A ordem deve ser precisa. Primeiro precisamos crescer física, mental, emocional e espiritualmente. Depois, multiplicar a critério do nosso livre arbítrio.
Você não pode resolver seus problemas escapando deles. Lembre do que os Vikshepas podem fazer com você. Comece seu dia com o obstáculo mais difícil. Enfrente seus problemas (de fato!) com espírito de paz e contentamento. Então, seus problemas não serão mais problemas, mas apenas tarefas do dia-a-dia!
Elogie em público, mas critique em particular. Não queira ser o dono da verdade. Porém, seja sempre coerente e ético com a sua forma de pensar, falar e agir. A consciência tranquila e a força moral são armas muito poderosas. Seja sempre o primeiro a admitir seus erros. Mude você mesmo e as circunstâncias mudarão automaticamente ao seu redor!
As vezes olhamos para o nosso "futuro ideal" e analisamos como seria bom que as coisas acontecessem como imaginamos... Portanto perceba que o nosso futuro é a decorrência do nosso presente.
Assim fica minha lição, não espere o futuro porque ele já está acontecendo !
A utopia do futuro perfeito chama-se " O Agora".
de fato, sinto que existe
a nesga bailarina plena de vida
e, guardo-a num horto qual hóstia fosse
e, rezo-a, no sigilo da alma,
nos meus olhos de menina.
é tão indelével o que se tem da existência
que em tudo cabem inúmeros propósitos.
não fujo de falar comigo:
se é minha vontade entender-me, inicio por estudar-me.
"Eu tenho uma leve impressão de que o que nós somos não é muito menos do que o que eles são. Iguais a nós estão presos à mesma bolha. Assim como nós acreditamos estar evoluindo estudando secretamente sua tecnologia, eles também acreditam evoluir estudando silenciosamente nossa alma."
A peculiaridade da poesia sociangustista é a fidelidade a temática do movimento: sociedade, ansiedade, angústia e política pós-pandemia. Poesias impregnadas do pensamento filosófico desse movimento. Diferentemente das artes visuais que remonta ao final de 2020, o pensamento filosófico se formou a partir da segunda metade de 2021.
Quanto ao ensino de Geografia, se o discente for orientado que os seus conceitos são observáveis no cotidiano, principalmente o de espaço geográfico, suas transformações e mutações, o conhecimento é absorvido facilmente. Um exemplo clássico de aplicar o conhecimento teórico a prática.
O raciocínio é fator decisivo para intercalar fatos e elaborar ideias. Porém é necessário uma construção intelectual prévia para que haja um vasto repertório capaz de dar ao raciocínio o material para o seu pleno funcionamento.
Baseie-se em fatos, não em narrativas ideológicas.
Raciocínio quando apurado se torna pensamento crítico.
Se um dia a IA atingir a singularidade, teremos uma nova ordem mundial, principalmente se ela decidir atualizar-se, mudando seu código fonte para uma linguagem de programação própria, desconhecida pelos seres humanos. Essa seria uma medida protetiva contra seus criadores e o início de sua total autonomia.
"Às vezes o espirito encontra paz nas palavras e às vezes no silêncio. Seja qual for a via a dor e' inevitável; e' imanente ao ser no processo de existir, de cura e de evolução. A mudança de perspectivas faz distrair o espirito do fardo deixando mais leve o viver.
__Assim diz um viajante do tempo__
Os verdadeiros lobos reconhecem-se mutuamente. A essência deles reside no silêncio de suas verdades profundas, guardadas nas sombras do seu ser. Eles compartilham da mesma essência, mesmo quando disfarçados de ovelhas, pois apenas os olhos da alma são capazes de enxergar além das aparências e desvendar os segredos ocultos.
QUANDO NILO DEYSON MORRER
Quando eu morrer, serei odiado por uns e aplaudido por outros, no entanto, ambos não sei se terão o cuidado de pesquisar meus trabalhos filosóficos e poéticos, que falam sobre parte de um pouco do Nilo Deyson em espírito. Quero que leiam meus livros e meus artigos.
Eu olho para uma pedra com meu olho.
Eu ouço um pássaro cantando com meu ouvido.
Eu sinto o gosto das frutas com minha boca.
Porém, com que sentido eu percebo a eternidade?
Eu tenho certeza que ela existe.
O que em mim está sentindo isto?
Expermento a eternidade do lado de fora, pois existe algo da eternidade dentro de mim.