Dedicatória para um Amigo

Cerca de 42953 dedicatoria Dedicatória para um Amigo

Para o meu amigo que tem um amigo que perdeu a sua querida…
Hoje escrevo para todos e para alguém especial, hoje escreverei sobre o meu país que carrega esperança através das suas cores, das suas pessoas e seus costumes. O meu país não é velho nem novo, tem a idade do tempo, e o tempo sabe-se lá que idade tem!?
Hoje falarei para todos e para um amigo especial, que tem alma pura, que sente e sofre por todas nós, Mulheres e crianças, por todas mulheres que carregam no ventre o peso do amanhã e de África nos seus retalhos: família, trabalho, comida, prosperidade, tristezas, lutas, vitórias, derrotas, luxuria, vulnerabilidade, amores e desamores. Mulheres que devem parir um macho para que elas sejam dignas de orgulho e sejam reconhecidas no clã como boas mulheres, o que é isso de ser boa? Não entendo, mas continuemos, falo daquelas que são consideradas boas parideiras, a escolha acertada, bem vistas pela sogra, por aceitarem caladas e em dobro aquilo que elas viveram de mais amargo, como se de um troféu falássemos! A essas mulheres exige-se um macho e se não vier que faça pelo menos filhos fortes e saudáveis! Se porventura fêmea pariri, não será renegada mas, será preterida, não será excomungada, mas, será olhada de lado, embora para os anciãos mais vale fêmea que pode parir que mulher estere, porque essa última será devolvida por seu ventre ser oco, ou por seu Homem não dar filhos (blasfémia, Homem que é Homem, sempre dá filhos!?!? Dizem…).
Mas, meu amigo é de longe e não entende muito bem o tempo do meu país, mas ele tem compreensão apurada para o amor e a dor que são universais, por isso escreveu-me que sentia muito o sofrimento das mulheres moçambicanas e eu compadeço dessa dor tamanha, nós mulheres, somos um megapixel no dito “mens world!”, enfrentamos diariamente dramas socias e culturais, de afirmação, de posição e o pior de todos centra-se na saúde! Meu país, que tem o tempo do tempo, também é doente, logo sua saúde física e espiritual também padece de males maiores, de cuidados intensos, de ligaduras, pois sofre constantemente de escoriações e de feridas expostas. Hora vejamos, como se justifica que nos dias de hoje mulheres e crianças morram no parto? O que nos falta para priorizar a vida, se ela é que será o garante de um Moçambique de um novo tempo? De votos renovados e de esperanças e conquistas sábias?
Quando o meu amigo me falou sobre este assunto, tentei perceber donde ele vem, para saber de onde sou. Eu sou do lugar em que a história castigou sua evolução e que o presente castiga a sua afirmação e dignidade. Ele vem de um lugar distante em que a saúde e a vida são prioridades e valores essências do seu país em que o tempo tem mais tempo do que o meu. A vida lá, não é alienável, não porque não se morra, morre-se sim de outros males, morre-se de solidão, de solidariedade ao vizinho, de corrupção, entre outras coisas mas, não falarei disso agora e aqui, porque o que falo sobre o meu país é mais profundo, mas urgente, mais nauseabundo!
Assim, decidi pesquisar sobre tema, para falar com mais propriedade, para não ser leviana e quando começo a pesquisar deparo-me com a seguinte manchete! “Em cada 100 mil nascimentos, 520 mães perdem a vida por complicações durante o parto no país. Estes números são constrangedores, quando comparados à realidade europeia (aqui acrescento não se trata de comparar, não está bem e pronto! Pois vidas não se comparam!), onde morrem apenas 5 a 6 mulheres durante o parto. O problema deve-se à falta de unidades sanitárias.” (…) “todos os anos, cerca de 86 000 crianças recém-nascidas morrem antes de completar o seu primeiro ano de vida, e outras 38 000 morrem antes de atingir os cinco anos – quase 340 todos os dias”.
Queridos amigos moçambicanos, vamos olhar para dentro de nós e acordarmos para esta realidade, vamos lutar por um melhor Moçambique, como mais dignidade, com mais saúde e com mais esperança, vamos exigir uma correcta aplicação dos nossos impostos, vamos ser participativos e donos dos nossos destinos e bater o pé quando o que não for certo alienar o bem mais precioso que temos…a VIDA!
P.s. querido amigo, que te quero tão bem, um abraço meu ao teu amigo, talvez tu longe onde te encontras poderás dedicar um pouco do tempo para ajudar o meu país que é novo no seu tempo mas velho nos seus lutos!
Inn Sheila Miquidade, Maputo, 10 de junho de 15.

Inserida por smiquidade

AMIZADE

As boas Amizades são como multiplos espelhos a espargirem
Faustas e positivas imagens no caminho do nosso viver.

Inserida por VANTUILO

O que distingue a amizade de outros sentimentos, é que a amizade comunga os sentimentos mais elevados espiritualmente da alma de duas pessoas.

Inserida por ednafrigato

Ter sua amizade é mais que um privilégio, é um presente de Deus.

Inserida por ednafrigato

Não quero criar apenas filhos.
Mas, filhos amigos.

Inserida por ElisRibeiro1

Você passa a vida inteira com alguém tentando saber dos seus passos, das suas amizades, das suas conversas, da senha do celular, da senha do computador, das senhas das redes sociais, onde que foi, por que voltou meia hora depois, por que está meio distante, por que a cama não está indo bem, etc. Talvez você preferisse um escravo, que somente fizesse aquilo que está dentro dos seus sonhos como pessoa, mas a pergunta que fica é: quem realmente é escravo de quem?

Inserida por swamipaatrashankara

Quero longe da minha vida,
parente serpente e
amigo ausente.
De nenhuma forma
vou me perder
na necessidade de aceitação.
Aprendi, a duras penas ser minha melhor amiga,
Estou do meu lado, sempre.
O auto abandono é a pior das doenças...
Ou a porta de entrada de todas as outras.
Ou sou amada, ou sou odiada...
O mais ou menos me enoja.
Quem entra na minha vida,
dificilmente vai embora.
ou vai porque não sabe a que veio.
E de vazios, meus espaços se preencheram...

Inserida por Cristypaes

Amigos, vocês foram um presente de Deus para mim,
Não sei o que seria de mim sem vocês,
Sei que não nós conhecemos mais de 2 anos,
Mais sei que está amizade irá durar anos e anos.
''Até que a morte nos separe."

Inserida por TatazinhaPdc

Uma das peculiaridades da amizade é a certeza plena e recíproca de que temos alguém, em quem podemos confiar.

Inserida por ednafrigato

A base da amizade é o respeito. Intimidade em demasia é um ácido altamente corrosivo que destrói a amizade.

Inserida por ednafrigato

Antigamente o homem temia animais, mas agora ele é amigo de animais e teme ha um homem igual a ele.

Inserida por Bernabe2009

Existe o hábito de culparem ou responsabilizar os amigos dos filhos, por acharem serem más companhias, mas na verdade são as afinidades que os juntam!
Pensem no exemplo do rebanho, existem ovelhas, cão e pastor, no entanto cada um come o que gosta, por acaso já viram o cão ou o pastor comerem erva?!
Então, não absolvam os vossos, nem condenem os outros...estão todos a passar pelas mesmas experiências!

Inserida por Masgalos

Vivemos e nos esforçamos em mostrar aos amigos e parentes que estamos bem!
Não temos Dividas!
Nenhum Problema de Relacionamento!
Muito menos de Saúde!
Eu chamo isso de "Falsa Felicidade"
Ela existe, e faz bem para o relacionamento,
Só não faz bem para nós!

Inserida por claudiotorress

Voce diz que nao tem tempo para Deus por causa do trabalho,da faculdade,da familia,dos amigos,da rotina...mas foi Ele quem te deu tudo isso, cuidado! Deus é ciumento e se tudo que ele te deu é motivo para deixá-lo, entao Ele mesmo pode tirar...e depois qual vai ser a desculpa? Que não o procura porque a vida ta dificil e parece que Ele te abandou? Mas quando voce tinha tudo, quem foi mesmo o abandonado?

Inserida por GiovanaFagundes

Nao imploro afetos, porque os meus amigos me bastam pela sua existência. Eles pensam que eu sou importante para eles, enganam se, sao eles que me guiam mesmo sem mapa!

Inserida por smiquidade

Reflexão sobre amizade

Cultivar uma amizade saudável é descobrir as cores da pessoa conquistada;
É perceber que essas cores estão sempre em harmonia assim como as cores das flores, do arco iris, da natureza.
Zelar pela amizade é proporcionar o amadurecimento e prolongar esse sentimento que cada vez mais está morrendo no coração das pessoas tão precocemente, porém, como quantidade nem sempre representa o mesmo que qualidade, talvez não vale a pena ter tantos anos de amizade descobrir que tudo não tenha passado de uma farsa.
Amizade saudável dura e perdura e nem mesmo o tempo a enfraquece, envelhece ou falece... só deixa a lembrança de suas lindas cores.

Inserida por LiaAndrade1

As vezes uma coisa que vc podia ter para a vida toda com uma simples palavra um amigo seu vai e estragar e vc que saiu prejudicado""""""
a gente tem amigo pra nós ajuda
e um para nós atrapalha !!!!

Inserida por caiquecesarsilverio

Foi na transparência do seu sorriso que descobri um grande amigo.

Inserida por ednafrigato

BOM DIA MEUS QUERIDOS AMIGOS!!!
"Onde fores feliz, fica.
Onde dormes em paz, sonha.
Onde o abraço for forte, demoras.
Onde a paz estiver presente, mantenha-a.
Onde quer que esteja, agradeça a Deus..."

mel - ((*_*))

Inserida por MelaniaLudwig

BOM DIA MEUS BONS AMIGOS
Pra hoje só basta
que a tristeza devaneça
e a alegria permaneça
que o riso seja envolvente
e o amor seja constante...

mel - ((*_*))

Inserida por MelaniaLudwig