Cartas e Prosa de Fernando Pessoa
Quando uma pessoa se ofende com facilidade ao receber críticas, geralmente, em um ambiente saudável, a pessoa é aconselhada a refletir, a pensar. Não religião, ofensa se torna intolerância religiosa; a pessoa transfere para o falante a imaturidade dela. Isso mostra que Freud estava certo: religião é infantilidade do adulto. Isso mostra a imaturidade emocional dos religiosos, já mostrado pela ciência moderna.
Uma pessoa aparentemente feliz. Talvez lhe faltasse autoestima algum amor. O sorriso em desalinho. Os maltratados dentes. Soube-a imediatamente ao conhecê-la da sua solidão agravada pela dedicação à casa decadente e adoecida antiga como a sua disposição para buscar uma saída mais honrosa e vivificante. Desilusões ao longo da vida não deveriam servir aos desânimos ou aos desestímulos. As unhas por fazer as raízes brancas nos cabelos. A maquiagem avessa. A tez seca. Queixas esquecidas. Roupas sem uso. Puídas. Abandono de egos e vaidades. As agulhas ímpares e branquíssimas como se entremeadas por fios de caramelo. A cabeça nas nuvens só para destoar dos amanheceres e crepúsculos mais ardentes. As choupanas que visitara numa juventude passada. Machucada de lua. Não aprendera sobre as perdas. Que só os que sabem do desapego conservam a dignidade e resistem.
A forma que eu me vi na infância criou um trauma de bermuda, sempre achei bonito em outra pessoa menos em mim, minhas pernas eram curtas e não ficava bem me olhando no espelho, porém depois de adulto com meu cérebro de 25 anos lembrei do meu tamanho naquela época, não era eu, mas sim a bermuda que era grande demais para mim, e se ela fosse do meu tamanho? Será que eu gostaria mais? Eu não sei, mas depois de refletir sobre isso, passei a valorizar as experiências e o viver da vida, ao invés de apenas me limitar em coisas que aparentemente não fica belas em mim, hoje eu me dou a chance de experimentar.
Tudo nesta vida retorna; essa é a lei do retorno. Hoje, você calunia uma pessoa; amanhã, você é caluniado. O mundo dá voltas, e tudo o que você faz nesta vida tem consequências. Você paga pelas suas ações, independentemente de serem boas ou ruins. E o mal das pessoas é sempre culpar o diabo.
Quantas vezes você já ouviu esta frase? “Eu sou a autoridade, eu mando”? Hoje em dia, muitas pessoas que possuem um cargo no universo jurídico se dizem autoridade e se apoiam na caneta para vingar-se de seus desafetos e até de pessoas inocentes. Muitas vezes, estas autoridades são valorizadas pelas instituições que representam.
"Cada pessoa carrega em si uma luz única, um brilho que só ela pode oferecer ao mundo. Não se compare, não se apresse. Sua jornada é especial porque é sua. Dedique-se a crescer, a aprender e a melhorar, mas nunca perca a essência do que te faz especial. O universo é mais bonito com você sendo exatamente quem é, enquanto se torna a sua melhor versão. Confie no processo, porque o que você é já é incrível, e o que você pode se tornar é ainda mais brilhante.
Quanto mais iluminada uma pessoa é, mais escuridão ela é capaz de atrair, não pra que ela se torne a escuridão também, mais pra que ela saiba que contraindo a responsabilidade da lucidez e da razão como experiência essencial de seu caráter. Sendo assim ela poderar transmitir a sabedoria como uma luz sagrada capaz de tornar brilhante as fundações da escuridão na insegurança e na ignorância de outros seres.
"Às vezes, temos o costume de dizer: "Tal pessoa mudou." Sim, pode ser que ela tenha mudado, mas, na verdade, quem realmente mudou fomos nós. Mudamos nossos pensamentos, crenças e visão de vida, e, com isso, percebemos que o outro não era o problema. O verdadeiro problema eram as crenças equivocadas e os ensinos distorcidos que carregávamos. Essas crenças foram sendo substituídas por pensamentos e conceitos mais equilibrados e mais alinhados à vontade de Deus. Quando escolhemos, com mais intensidade, colocar diante de nós os ensinos de Deus, a vida ganha mais sentido. Passamos a enxergar o outro com bons olhos, com menos desconfiança, menos impulsividade e menos defensiva, deixando de achar que tudo é pessoal — porque, de fato, não é."
"A crença na morte pode ser limitante, pois encoraja a pessoa a pensar que o fim da vida é a cessação da existência. No entanto, a essência de si mesmo não é o corpo físico, mas a alma, que existe além dos limites da vida e da morte. Os despertos entendem que não há morte verdadeira, apenas transformação."
Cada pessoa vê o mundo através de suas próprias experiências, crenças e emoções, o que faz com que tenhamos perspectivas diferentes sobre a mesma situação. Isso é tanto um desafio quanto uma riqueza na interação humana. Entender e, principalmente, respeitar essas diferenças, pode nos levar a diálogos mais profundos e a uma compreensão mútua mais significativa. Muitas vezes, é nessas diferenças que encontramos a oportunidade de aprender e crescer, ampliando nossos horizontes e fortalecendo nossas conexões.
A primeira impressão que produzimos de uma pessoa é fundada em padrões culturais e específicos, mas ao observarmos a pessoa de modo inconsciente, logo elaboramos um pré-julgamento com conclusões primárias, baseadas numa percepção repentina, concebendo desta forma, um conceito leviano que poderá ser porventura autêntico ou injusto.
Vive a vida como se fosse uma obra de arte, é um mistério envolto em beleza e charme, uma pessoa impossível de não se amar, o que existe de água no oceano,ela tem de bondade no olhar.Mais o medo sussurra,calando meu coração,e assim me perco na grande imensidão,por que vivo para te amar,tendo coragem e disposição.
Imagine eu assisto a um assalto de banco, e a pessoa me disse: reza para tudo dar certo no assalto e te pago. No dia da defesa, a pessoa diz “eu estava apenas rezando. João dirigia o carro....minha função era apenas rezar”. A pessoa poderia ter denunciado o assalto, poderia ter se retirado do local e chamado a política, mas decidiu “rezar para tudo dar certo”.
Eu sou uma pessoa pessimista por natureza e odeio expectativa. Se eu tenho um esforço na vida é para não viver na expectativa, é para viver com o que a vida dá como realidade para mim. Isso às vezes se traduz para um certo pessimismo, mas é melhor assim do que viver triste porque não chegou no píncaro da glória.
Mãe, uma pessoa que quando temos não damos o devido valor que ela merece e, quando perdemos, vemos o quanto ela era importante e faz falta. Com o passar do tempo, vamos fazendo amizades e, algumas até sem saber, adotamos como nossa segunda mãe e essa também passa a ter um papel especial em nossa vida.
Jamais solte a mão de quem segurou a tua quando mais precisou, aquela pessoa que vc não precisou falar nada, mas simplesmente comprreendeu teu silêncio e te acolheu, não solte a mão de quem com poucas palavras e muita demonstração falou pra vc: "Ei estou aqui. Vc não esta só nessa. Eu estou contigo!" É difícil hoje em dia vc ter uma peça rara nesse mundo onde o maior pensamento das pessoas é te colocar pra trás e quando não é assim as pessoas são indiferentes com sentimentos alheios só pensando em si, então vc tem mais do que o dever de valorizar uma pessoa 10/10, vc tem a decisão de tornar seu dia e sua vida feliz, não hesite em concretizar isso!
"Na vida nunca podemos dizer, vou me encontrar com aquela pessoa algumas vezes e não vou ama-lá. Amar é um ato involuntário (não temos controle), quando percebemos já estamos amando, com consequências não previstas. Prepara-se para a DOR DO AMOR, pode cortar mais do que o fio da navalha"
O sofrimento de cada pessoa e essencial para a transformação do seu ego ou do seu jeito de ser. Traz maturidade, sabedoria, experiência e vivências. Cada qual deve ter ser jeito único de sofrer. Mas muitos superam e usam tal sofrimento para evoluir. Outros ja se entregam e se colocam como vítimas pra terem benefício alheios. Na vida todos sofreremos por algum motivo ou razão. Mas nem todo terão a capacidade da evolução e se tornarão o elo da negatividade humana entre a razão do sofrimento e a razão da evolução.
"A melhor versão de uma pessoa ,é aquela onde ,deu a volta por cima superando todas as frustrações ,estudou ,e cresceu na vida ,sendo exemplo de inspiração para outras pessoas , novas versões baseadas em cervejas e baladas ,nada mais é que viver de aparência ,escondendo através de coisas fúteis da vida , a pessoa derrotada que você continua sendo !"
A pessoa quando quer criticar e caluniar ou se justificar, usa, se aproveita, distorce e cria elementos inexistentes em um discurso e até através de leituras bíblicas para dar vazão e vida aos seus argumentos. Comportamentos manifestos mais em política e religião. pode acontecer também em situações do cotidiano.