Amizade Verdadeira e a Falsa

Cerca de 26412 frases e pensamentos: Amizade Verdadeira e a Falsa

"A verdadeira religião está no sentir as sensações sem precisar usar os sentidos"

Inserida por gemariasampaio

LIVRO DE JÓ

VERDADEIRA RELIGIÃO

Introdução

O tema central do livro de Jó não é o problema do mal, nem o sofrimento do justo e inocente, e muito menos o da "paciência de Jó". O autor desse drama apaixonante discute a questão mais profunda da religião: a natureza da relação entre o homem e Deus. O povo de Israel concebia a relação com Deus através do dogma da retribuição: Deus retribui o bem com o bem e o mal com o mal. Ao justo, Deus concede saúde, prosperidade e felicidade; ao injusto, ele castiga com desgraças e sofrimentos. Tal concepção arrisca produzir uma religião de comércio, onde o homem pensa poder assegurar a própria vida e até ditar normas para o próprio Deus. Contra isso, o autor mostra que a religião verdadeira é mistério de fé e graça: o homem se entrega livre e gratuitamente a Deus; e Deus, mistério insondável, volta-se para o homem gratuitamente, a fim de estabelecer com ele uma comunhão que o leva para a vida.

O livro provavelmente foi redigido, em sua maior parte, durante o exílio, no século VI a.C. Como Jó, o povo de Judá tinha perdido tudo: família, propriedades, instituições e a própria liberdade. Ora, tudo isso era garantido por uma concepção teológica vigente até esse tempo. E aqui entra a pergunta crucial feita por Satã: É possível ter uma relação gratuita com Deus, despojada de qualquer interesse? (cf. 1,9). Podemos dizer que todo o livro é uma busca para responder a essa questão. A resposta implica superar toda a teologia da retribuição, incapaz de responder à nova situação do povo, sem cair em absurdos. O povo estava vivendo uma nova experiência, e isso exigia uma nova forma de conceber Deus, o homem e as relações entre ambos.

Para conseguir sua intenção, o autor usa uma antiga lenda sobre a retribuição (1,1-2,13; 42,7-17), omitindo o final (42,7-17) e substituindo-o por uma série de debates que mostram o absurdo da teologia em voga, incapaz de atender à nova situação (3,1-42,6). Além de pretender condenar o homem para salvaguardar a justiça de Deus, essa teologia pode ser usada para condenar a Deus, a fim de salvaguardar a justiça do homem. Como sair desse impasse? A esta altura, percebemos que o livro de Jó é uma crítica de toda teologia que se pretenda definitiva e universal. Essa teologia pode se tornar um verdadeiro obstáculo para a própria experiência de Deus. E aqui o autor dá o seu recado: É preciso pensar a religião a partir da experiência de Deus e não de uma teoria a respeito dele.

Aspecto importante do livro é que Jó faz a sua experiência de Deus na pobreza e marginalização. Experiência que ultrapassa todas as explicações, tornando-se ponto de partida para uma nova história das relações entre os homens e deles com Deus. A confissão final de Jó - "Eu te conhecia só de ouvir. Agora, porém, meus olhos te vêem" (42,5) - é o ponto de chegada de todo o livro, transformando a vida do pobre em lugar da manifestação e experiência de Deus. A partir disso, podemos dizer que o livro de Jó é a proclamação de que somente o pobre é apto para fazer tal experiência e, por isso, é capaz de anunciar a presença e ação de Deus dentro da história.

O livro é um convite para nos libertar da prisão das idéias feitas e continuamente repetidas, a fim de entrar na trama da vida e da história, onde Deus se manifesta ao pobre e se dispõe a caminhar com ele para construir um mundo novo. Tal solidariedade de Deus se transforma em desafio: Estamos dispostos a abandonar nossas tradições teológicas para nos solidarizar com o pobre e fazer com ele a experiência de Deus?

Inserida por EmOutrasPalavras

Você nunca terá paz verdadeira, enquanto sua mente não for satisfeita. Se você tem apenas alguma experiência emocional ou psicológica, isso poderá mantê-lo tranqüilo e dar-lhe repouso por algum tempo, porém, mais cedo ou mais tarde, surgirá algum problema, alguma situação o confrontará, alguma questão chegará à sua mente, talvez pela leitura de um livro ou numa conversação, e você não será capaz de responder, e assim irá perder a sua paz. Não haverá verdadeira paz com Deus enquanto a mente não tiver assimilado esta doutrina bendita e dela tiver tomado posse, tranqüilizando-se então.

Inserida por Poliana16

Traíras: Pessoas que pensam ser superiores a um ou mais indivíduos,mas demonstram sua verdadeira essência de covardia difamando pelas costas ou dedurando maléficamente.

Inserida por LaercioMonteiro

A verdadeira beleza agente não encherga. Agente sente , não importa qual for o tipo de sentimento, basta sinta que você vai ter o prazer de estar com a pessoa perfeita ao seu lado.

Inserida por Viniiciinho

Uma da verdadeira verdade é essa "O mundo dá volta"

Inserida por jadson1silva

A verdade é um coração que instiga a paixão verdadeira em Jesus Cristo por meio do Espírito Santo.

Inserida por AndersonCDO

Na maioria das vezes eu fico quieto e sereno, enquanto acontece uma verdadeira guerra dentro de mim

Inserida por Luzmarcia

Nas pequenas coisas da vida é que encontramos a satisfação de viver a verdadeira felicidade.

Inserida por HelgirGirodo

A minha verdadeira identidade de homem cristão só está protegida quando faço de minhas atitudes o verdadeiro caráter de Deus, comprometido com a Sua vontade.

Inserida por HelgirGirodo

A idéia não é ter muitas, e sim, apenas uma "verdadeira". Aquela que come e bebe o que tiver, que se diverte com o que tem, que sabe a hora de calar e falar, a que tem ciúme e ao mesmo tempo te da espaço, não sufoca, a companheira, amiga, confidente, conselheira, a que te da bronca e apoio, que não crítica seus amigos, apenas o orienta, sabe chegar, sabe sair, quer saber como foi o seu dia, vibra com você nas vitórias e te da forças na derrota, respeita você e seus gostos, se preocupa, faz loucuras por você, te entende mais que ninguém, faz planos, soma e te completa, faz você rir quando ninguém mais consegue, é o seu abrigo em dias de tempestade, aquela que não tá nem aí pra o que falam de você, ela só quer ser feliz. Não importa se é gorda ou magra, alta ou baixa, inteligente ou tapada, bonita ou feia, loira ou morena, o que importa é que foi ela que te conquistou, cuide, ame, valorize, respeite, pois é a sua mulher, a "verdadeira" .

Inserida por jfreesurf

A vida é uma verdadeira dádiva. Para se viver de forma sã não basta recebermos, também temos que aprender a dar. Com pequenos gestos podemos embelezar e adocicar os dias daqueles que nos são mais queridos.

Inserida por FilipaViana

"A verdadeira riqueza existe quando temos a benção do Senhor. Quem têm a benção têm tudo, quem têm tudo sem benção não têm nada!"

Inserida por gipontes

A Mulher verdadeira é diferente da massa, porque é pura;
Porque antes de amar alguém, terá aprendido a amar a si mesma.
A Mulher verdadeira não ama surpreender as gentes, ma ao homem que ama.
A Mulher Verdadeira ama o pudor somente em público. É discreta e tenaz.
A Mulher Verdadeira não espera pelo destino, mas o atrai a si;
A Mulher Verdadeira não se concede, ela se dona sem se perder.

Inserida por liviacassemiro

Por diversas vezes me atenho a meditar, qual verdadeira razão de determinadas ocorrências no evoluir do ser humano?
Nada existe sem uma verdadeira finalidade, os caminhos são traçados, as metas estabelecidas, porém, os percalços são verdadeiros e presentes, os obstáculos ocorrências possíveis, mas tudo se acerta ao final...
Finalidade, razão, qual o porquê da questão?
Somos gerados na proteção do útero, logo em seguida expelidos aos cuidados do mundo, do interipor do organismo para a acalento dos braços da mãe, essa inconstância em nossa vida nos torna seres mais fortes, adaptáveis ao meio, sem a qual seríamos frágeis e imaturos.
A inocência se vai bem cedo, o mundo é o limite, os horizontes se abrem e nos convidam a explorar, a viver, a difundir idéias próprias, pesquisar, amadurecer...
Nos encontramos em nossas escolhas...
Com o tempo conhecemos a malícia, produto do meio em que vivemos, a descoberta da sexualidade, o auto conhecimento...
Liberdade conquistada, novamente a segurança se vai, dessa vez por opção, criamos asas, podemos alçar voô, quanta dúvida!
Transgredir é sempre mais fácil, excitante, a vicissitude carrega consigo o valor da opção, o certo? O errado?
O caráter moldado pela criação, lapidado pela educação, a personalidade, as quetões morais, tudo isso analisado a tempo, a hora, no calor dos acontecimentos...
Evoluir, sempre, independente da razão, da direção, na constante busca do domínio, o ser se inova por intermédio da criação, deixa de ser uno e se multiplica, a vida persevera, o continuismo se faz real...
Novamente a insegurança ronda, o medo de não ser capaz, as incertezas...
A vida é cíclica e como tal as sucessões também o são, o certo se torna incerto, o correto incorreto e o sentido deixa de ser pra dar lugar ao envelhecer, enfim ocorre o morrer...
E a vida continua!!!

Inserida por SergioVelloso

Na realidade todos estão afim de uma verdadeira paixão... Porem ao longo da vida as decepções são inevitáveis, pessoas erram, pessoas são somente pessoas.

Inserida por LorraineRodrigues

Já chega de idas e vindas, entradas e saídas, de abraços e sorrisos falsos. Quero pessoas verdadeiras e que entrem na minha vida pra ficar. Quero pessoas que fiquem comigo pra somar e não pra diminuir

Inserida por Pereira66

Usando a lógica para não cair em qual quer frustração e nem achar que a invenção se faz verdadeira;
Não ao querer que me digam que me ama, nem muito menos demonstrar loucuras indesejáveis;
Apenas cuide de mim com atitudes e um belo sorriso em um rosto pleno e sereno para que eu saiba que é verdadeiro;

Inserida por JULIOAUKAY

Afim de conhecer a verdadeira índole humana basta dar-lhe um carro, arma ou dinheiro.

Inserida por carneiro1981

Talvez você nunca encontre a verdadeira felicidade, procurando a simplicidade pelo caminho da ambição.

Inserida por Godoy77