Biografia de Maria Montessori

Maria Montessori

Maria Montessori (1870-1952) foi educadora e médica italiana, a idealizadora do "Método Montessori", um sistema educacional baseado na formação integral do jovem. “Educar para a Vida” foi o seu lema.

Maria Montessori nasceu em Chiaravalle, na Itália, no dia 31 de agosto de 1870. Foi uma das primeiras mulheres a estudar medicina na Itália. Formada em 1896, foi trabalhar na área da Psiquiatria. Dedicou-se ao estudo e à realização de experiências com as crianças portadoras de distúrbios de comportamento e de aprendizagem. Desenvolveu métodos que respeitavam a individualidade e as necessidades de cada criança, partindo do princípio da liberdade com responsabilidade.

Posteriormente, foi convidada para trabalhar na Casa dei Bambini (Lar das Crianças), para desenvolver um projeto com crianças que não apresentassem nenhuma característica especial. Seu método revolucionou a forma como educar com compreensão e respeito. Em 1909, escreveu (O Método da Pedagogia Científica Aplicada à Educação Infantil no Lar das Crianças), onde pela primeira vez expõe seu método completo, o "Método Montessori".

A partir de então, Maria Montessori passou a viajar pelo mundo, ministrando cursos e palestra sobre seu método, abrindo escolas e treinando professores. Em 1942 recebeu a primeira de três indicações ao Prêmio Nobel da Paz. A educadora faleceu na Holanda, no dia 06 de maio de 1952, em companhia de seu filho Mário Montessori, a quem deixou o legado de seu trabalho.

Acervo: 6 frases e pensamentos de Maria Montessori.

Frases e Pensamentos de Maria Montessori

A inteligência da criança observa amando e não com indiferença - isso é o que faz ver o invisível.

Maria Montessori
Maria Montessori, Pensamentos sobre Pedagogia

Nunca ajude uma criança numa tarefa em que ela se sente capaz de fazer.

Maria Montessori
Maria Montessori, Words of Wisdom, 1990

A verdadeira educação é aquela que vai ao encontro da criança para realizar a sua libertação.

A primeira ideia que uma criança precisa ter é a da diferença entre o bem e o mal. E a principal função do educador é cuidar para que ela não confunda o bem com a passividade e o mal com a atividade.

Maria Montessori
Maria Montessori, The Montessori Method, New York: Frederick A. Stokes Company, 1912

A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir.