Biografia de Alan Turing

Alan Turing

Alan Turing nasceu em Paddington, Inglaterra, no dia 23 de junho de 1912. Foi aluno da tradicional Escola Sherbourne e desde jovem mostrava interesse pelas ciências e pela lógica. Com 15 anos já resolvia problemas matemáticos complexos. Com 16 anos sentiu-se atraído por Christopher Morcom, descobrindo-se homossexual. Em 1930 graduou-se em Matemática pela Universidade de Cambridge.

Depois de formado, criou “A Máquina de Turing”, o fundamento da computação moderna. Decifrou o “Enigma”, código utilizado pelos nazistas, dando assim aos aliados uma vantagem que permitiu a eles derrotar mais depressa a Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

Em 1952, Turing foi condenado por prática homossexual e destituído de seu posto no Bletchley Park, o centro inglês de decodificação, uma vez que até 1967, a homossexualidade era ilegal no Reino Unido. Com seu prestígio relegado, morreu em 1954, com 41 anos, por intoxicação de cianeto, substância encontrada em remédios que ele tomava compulsivamente.

Em 2009, o então primeiro ministro inglês, Gordon Brown se desculpou em nome do governo pela forma preconceituosa com que o matemático havia sido tratado. No dia 24 de dezembro de 2013, Turing foi perdoado postumamente pela rainha Elizabeth II, da condenação por prática homossexual. Faleceu em Wilmslow, no dia 7 de junho de 1954.

Acervo: 2 frases e pensamentos de Alan Turing.

Frases e Pensamentos de Alan Turing

Eu acredito que às vezes são as pessoas que ninguém espera nada que fazem as coisas que ninguém consegue imaginar.

Ciência é uma equação diferencial. Religião é a condição de contorno.