Goethe poema

Cerca de 248 poema Goethe

Pensar é mais interessante do que conhecer, mas não é tão interessante quanto olhar.

... ele gosta mais da minha inteligência e dos meus talentos que do meu coração, o qual, todavia, é a única coisa de que me envaideço: fonte da minha força, da minha felicidade e de todo o meu sofrimento. Ah! O que sei, todos podem saber, meu coração, porém, só amim pertence.

A maioria sofre durante quase todo o seu tempo, apenas para poder viver, e os poucos lazeres que lhe restam são de tal modo cheios de preocupações, que ele procura todos os meios de aliviá-las.

Eu me embriaguei por mais de uma vez na vida, minhas paixões nunca estiveram longe da loucura, e não me arrependo: porque foi assim que vim a compreender que, desde tempos imemoriais, foram considerados ébrios ou loucos os homens extraordinários, que realizaram grandes coisas, coisas que pareciam impossíveis.

O homem com percepção suficiente para admitir suas limitações é o que mais se aproxima da perfeição.

A felicidade consiste na ação, na satisfação do esforço ininterrupto, não na posse.

O maior problema de toda arte é produzir, por meio de aparências, a ilusão de uma realidade mais grandiosa.

É um impulso natural da humanidade o querer tocar o que nos fere os sentidos. Não é o que fazem as crianças? E eu?

Ninguém é tão irremediavelmente escravizado quanto aquele que acredita equivocamente que é livre.

Nosso espírito é um ser de uma natureza realmente indestrutível, e sua atividade continua de eternidade a eternidade. É como o Sol, que parece se pôr apenas aos nossos olhos terrenos, mas que, na realidade, nunca se põe, antes brilhando sem cessar.

A natureza humana é limitada, ela suporta a alegria, a triteza, a dor... até certo ponto, se o ultrapassa ela irá sucumbir.

Oh! não poder eu voar até você, meu bom amigo, e exprimir-lhe, com a minha emoção e torrentes de lágrimas, os sentimentos que agitam o meu coração! Sinto-me ofegante e procuro me acalmar.

Em relação a todos os atos de iniciativa e criação, existe uma verdade elementar, cuja ignorância mata inúmeros planos e idéias esplêndidas: que no momento em que definitivamente nos compromissamos a providência divina também se põe em movimento.

O homem só reconhece e aprecia aquilo que é ele mesmo em estado de realização.

...A nossa vida física... vida social, os nossos hábitos, costumes, filosofia, religião e até os nossos conhecimentos casuais, estão constantemente proclamando: "... É preciso renunciar!..."

"Só é merecedor da liberdade e da vida quem tem de conquistá-las de novo todos os dias."

Quero fruir o presente e considerar o passado como o passado. Você tem razão: os homens sofreriam menos se não se aplicassem tanto (e Deus sabe por que eles são assim!)a invocar os males indos e vividos, em vez de esforçar-se por tornar suportável um presente medíocre.
(Os sofrimentos do Jovem Werther)

Nada é tão necessário ao homem como o amor, de todas as suas maneiras e formas de existir. É terrível saber que existem pessoas sem alma e sem sentimento para as pequenas coisas que ainda têm valor nesta terra.

Se um esforço considerável é uma prova de força, por que um esforço alucinado, febril, seria o contrário?

O homem sempre estará cometendo erros, enquanto estiver em busca de alguma coisa.